x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 16

Hybrid View

Retirar mola da Band para ficar mais macia!?

Alguem já retirou uma ou mais molas da trazeira da Band para ela ficar mais macia???

Comprei minha Band com pneus Mud 33" que não esta cabendo corretamente, estão amassando os para-lamas, está tambem jumelos maiores e amortecedores originais, estou achando ela macia quando roda na cidade mas quando vai pra buraqueira é dura pra caramba, sera que consigo reverter essa situação sem prejudicar o desempenho!?

Gostaria da opinião de vocês.
    Albert Mamedes
    Band 98 - "Julesca"

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 12
    Albert,

Qual o calço que tá na band ? Os originais são de 1/2 pol. Usando os topkits de 1 e 1/2 deve melhorar o conforto e resolver o problema das rodas. Só que vai ter que fazer algumas adaptações. Veja os tópicos :
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=topkits+band
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=topkits+band
    O Rafael tirou molas do feixe e gostou do resultado, mas ele optou por pneus + finos. Quando ele curar da bebedira , ele passa os detalhes.

Abs
    SW4 95 caveirão

Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Agradecimento: 1
    Amamedes,
    Sou contra retirar molas da Band, existem outras soluções sem ter que fazer isto, se voce tira uma mola as outras ficam sobrecarregadas, existe um tópico sobre como aumentar o conforto das Bands, da uma pesquisada, como alternativa ao que voce quer fazer , sugiro colocar uma chapa fina entre as molas como calço elas vao trabalhar com uma folga entre elas ja vai melhorar muito e se voce colocar peso na Band elas vao encostar nas pontas e aguentar o peso, fora isso coloque calços Topkits (tem um tópico aberto por mim) eu coloquei tambem amortecedores Turbo gás cofap da Ranger Argentina, tudo isso melhorou muito o conforto do carro sem comprometer a segurança, lembre-se Band nunca vai ser totalmente confortavel o que podemos fazer é melhorar.
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

É galera estou vendo em outro forum que o negocio é colocar o TopKit de 1" em vez de tirar as molas, vou comprar, instalar e depois ver como ficou a viatura.
    Albert Mamedes
    Band 98 - "Julesca"

Usuário Avatar de Albieri,R.J.
    Entrada
    28/03/2010
    Local
    Paracambi/RJ
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Amamedes,
    Sou contra retirar molas da Band, existem outras soluções sem ter que fazer isto, se voce tira uma mola as outras ficam sobrecarregadas, existe um tópico sobre como aumentar o conforto das Bands, da uma pesquisada, como alternativa ao que voce quer fazer , sugiro colocar uma chapa fina entre as molas como calço elas vao trabalhar com uma folga entre elas ja vai melhorar muito e se voce colocar peso na Band elas vao encostar nas pontas e aguentar o peso, fora isso coloque calços Topkits (tem um tópico aberto por mim) eu coloquei tambem amortecedores Turbo gás cofap da Ranger Argentina, tudo isso melhorou muito o conforto do carro sem comprometer a segurança, lembre-se Band nunca vai ser totalmente confortavel o que podemos fazer é melhorar.
    Abraços.

Mamedi,

eu sou baixa renda entao vou dizer o que fiz na minha!!!
    Arranquei os 33" e com a venda dos pneus e aros compreu aros 16 e pneus velhos pequenos. Dai fui ao moleiro e arranquei 4 molas de cada feixo, visto que para ter os 33 a band tem que estar no minimos com 7 molas/feixo na traseira e 5 na dianteira; deixei 4 atras e 4 na frente e arqueei as traseiras. porra, outro carro, ate parece jipe, maravilhoso.
    Meus amortecedores sao originais (240 reais os 4).

Entao, top kit, armotecedores rancho e outros, sao maravilha pra quem tem dinehiro pra brincar,,, pros pobres a opçao é deixar o carro mais original possivel... hehehe, tira os 33!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas Feitosa, é por essa e outras que estou atras de troller ou sw4
    Adoro band, desde pequeno meu pai teve e depois de velho resolvir ter, mas to com um sonho fixo, uma porra, que se chama trolha

()s
    Rafael J. Albieri
    Ex band 96; EX T4 02; Ex Xterra 03;
    Ex Hilux SR5 98Atual Hilux SRV2.7 flex 2012 (ProShops)

Usuário Avatar de THBrutus
    Entrada
    12/11/2010
    Local
    palmeira/PR
    Primeiro vá em um bom moleiro, veja em que estado esta as buchas de jumelos etc..., peça para colocar pinos de jumelos com engrachadeira( lubrificados ), verifique seus amortecedores, se as molas estiverem boas pode usar sem medo 4 na dianteira e 5 na traseira contando com a do contra feixe, em relação aos calços da cabine pode usar sem medo os topkits, vc também tem a opção de usar os suportes da caixa dos SCANIA (111,112...) só que ficam mais altos e necessitam de pequenas adaptaçoes ( fácil ) vc vai usar 11, na faixa de preço de R$16,00 cada!
    Pode ficar tranquilo que fica muito bom!

Usuário Avatar de THBrutus
    Entrada
    12/11/2010
    Local
    palmeira/PR
    Rsrsrsrs.... é engraxadeira....

Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Albieri,R.J. Ver Post

Dai fui ao moleiro e arranquei 4 molas de cada feixo, visto que para ter os 33 a band tem que estar no minimos com 7 molas/feixo na traseira e 5 na dianteira;

Entao, top kit, armotecedores rancho e outros, sao maravilha pra quem tem dinehiro pra brincar,,, pros pobres a opçao é deixar o carro mais original possivel... hehehe, tira os 33!!!!!!!!!!!!!!!!

()s
    Rafa,

mola no feixe não serve/não tem o propósito de fazer lift na suspensão, eu usei pneus 33" por 10 anos e com 4 molas no feixe traseiro e mais da metade desse tempo com os calços/coxim de carroceria e amortedores originais...e a Band sempre foi "confortável" em comparação a outras que já andei ("confortável" para uma Band claro )...vale lembrar que toda a susp estava com a manutenção em dia: buchas, jumelos, pinos, grampos de mola etc

...mais ou menos molas no feixe irão aumentar ou reduzir a capacidade de carga no veiculo e consequentemente o conforto/maciez

Ex.: Uma Band jipe que não costuma carregar muito peso ou passageiros tende a ficar muito dura e "pular" muito se tiver muitas molas no feixe...já uma Band Pick up usada para trabalho se tiver poucas molas ao ser carregada vai arriar...mais ou menos assim.

Já sobre os pneus 33" em aro 15, usando-se a calibragem correta estes tendem a ser muito mais macios e confortaveis do que os pneus mais finos e baixos, pois como tem a banda mais larga e alta amortecem melhor os impactos do solo...não estou dizendo que são melhores do que os pneus originais Band onroad pois ai depende do uso da viatura(trilha/estrada/dia-a-dia/trabalho etc)...mas quanto a conforto os 33" são mais macios.

É possivel ter uma Band confortável sem gastar muito e sem precisar de amortecedores gringos, o ideal é investir nas coisas certas e com calma...pois muitas vezes o barato sai caro. E conforme o amigo THBrutus citou, tem que estar com o restante da suspa em dia: buchas de mola, buchas de jumelo, pinos, jumelos, lubrificação etc

Abrs

Abrs
    4X4 Brasil
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Galera,
    Quando manifestei minha opnião acima, foi o que fiz para minha Band que é longa, naturalmente mais confortavel que a curta, fiz aos poucos sem gastar tanto assim, os amortecedores turbo gás paguei 280,00 nos quatro um pouco mais que o original, nao estou sentado nas latinhas, se tivesse certamente colocaria rancho com controle interno e certamente bancos Rallye Design, cada um conhece seu bolso e a utilização do carro, no meu caso não faço trilhas e não tenho experiencia com pneus maiores, mas certamente os 33" melhoram o conforto do carro.
    Abraços
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Ressucitando o tópico.

Quantas molas a Band JIPE curto tem originalmente na traseira e na dianteira??? Essa quantidade muda de ano para ano??? Gostaria de saber pois não sei se a minha tem a quantidade original ou não.

Outra coisa, qual é a durabilidade dos calços topkits em média??? Quantos anos aproximadamente??? Pois a minha veio com calços e não sei qual é a hora correta de trocá-los. Eles apresentam algum sinal de desgaste ou vão se deteriorando???
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
    EX-TR4 2010

Citação Postado originalmente por rbata Ver Post
    Ressucitando o tópico.

Quantas molas a Band JIPE curto tem originalmente na traseira e na dianteira??? Essa quantidade muda de ano para ano??? Gostaria de saber pois não sei se a minha tem a quantidade original ou não.

Outra coisa, qual é a durabilidade dos calços topkits em média??? Quantos anos aproximadamente??? Pois a minha veio com calços e não sei qual é a hora correta de trocá-los. Eles apresentam algum sinal de desgaste ou vão se deteriorando???
    para band 14b os valores estao abaixo, nas mais antigas me perece que o feixe traseiro e mais curto...

dianteiras: comprimento 1.120mm , largura 70mm, espessura (1e2 = 6mm 3,4e5 = 7mm) 5 laminas
    traseiras: comprimento 1.327mm , largura 70mm, espessura (1,2,3,4e5 = 7mm 6=6mm ) 6 laminas

esse material dos topkits (neoprene) costuma ter uma vida util extremamente alta, o problema no kit é que os calços traseiros sofrem uma deformação um pouco maior...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Nas BANDS com motor OM316 e OM364 de 84 a 94 1º semestre tem 3 molas no feixe dianteiro e 4 molas no feixe traseiro , tive uma 89/90 com OM314 que tive que colocar mais uma mola no feixe traseiro esquerdo e 2 molas a mais no feixe traseiro direito , pq o lado direito teimava em ficar mais arriado , sendo que a 6ª mola foi de espessura mais fina , nunca mais tive a traseira arriada e desnilvelada .

Conseguí fazer ela ficar mais confortável colocando jumelos do caminhão 1313 na frete e atras , eles tem pino de articulação de bronze com lubrificação e não da folga no feixe de molas , fica sem barulho de bater molas como acontece nos jumelos originais assim que as buchas de borracha dão folga .

Se retirar molas do feixe original , ficará mais macia sim , MAS VAI PREJUDICAR MUITO A ESTABILIDADE E SEGURANÇA SEM FALAR QUE VAI FICAR COM UM VISUAL HORROROSO TODA ARRIDADA , NÃO FAÇA ÍSTO .

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem