Postado originalmente por
Guiga Tostes
Aproveitando o momento custos e aliando a dica dos amortecedores do Carlos no post acima, fiz uma conta aqui para vermos quanto custa cada Topkit e compararmos com as demais opções do mercado e tb tentarmos chegar numa receita final economica para melhorar o conforto nas Band:
No kit de 1" para Band curta os calços completos: com parafusos, porcas, arruelas, contra-calço etc sai por R$285,00. A Band tem 10 apoios na carroceria + 2 dos estribos e 1 da grade dianteira onde se usam calços, com isso estamos falando de 13 calços completos(com parafusos,porcas, arruelas etc)... o que nos leva a um custo unitário de:
R$21,90 por calço completo.
O coxim/calço de carroceria original da Band custa em média
R$8~R$10 cada um, sem parafusos, arruelas etc...o que elevaria o valor unitário perto de
R$12~R$15 isso usando-se parafusos e arruelas de qualidade.
Se for partir para uma solulção com calços ou coxins de caminhão(Mercedes, Volks, Scania) ou de outros veiculos(motor do Opala, etc) o custo unitário ficaria em aproximadamente R$15~R$20, isso sem parafusos, porcas e arruelas.
Uma outra solução seria mandar fazer calços de PU, Tecnil, Nylon...neste caso os valores ficam ainda mais próximos do Topkits e tem ainda a questão da maleabilidade do material...que não foi desenvolvido especificamente para este fim. Sei que muita gente usa em Band e Jipes em geral, meu Tio usa na Band dele...mas eu não trocaria pelos meus Topkits jamais.
Dada a diferença de custo unitário "pequena", quando se compara os Topkit com os originais, se é que isso é possivel, pois a qualidade dos materiais é incomparável tanto em tecnologia como em durabilidade e sistema de funcionamento, temos a diferença de aprox de R$6~R$8 por calço. Porém com os originais temos a metade da altura do Kit de 1" e se comparar o kit de 1/2" que tem a mesma medida do original os valores quase empatam.
Na segunda comparação, Topkit Vs Coxins de Caminhão/Carros a diferença fica menor ainda e terás mais trabalho na montagem pois alguns pontos da carroceria da Band que usam as "porcas de embutir" da Topkits são muito, mas muito dificeis de serem montados com porcas comuns pelo seu dificil acesso.
Concluindo, se temos um produto inovador, com tecnologia e desenvolvido pensando em nossas Band a um preço tão competitivo e com resultados muito satisfatório postados pelos usuários, pq partir para soluções paralelas e aparentemente mais economicas?

...aí é que o "barato" sai caro
Só para esclarecer..., não tenho nenhum relacionamento pessoal ou profissional com a Topkits. Na verdade divulgo desta forma o produto por ser um usuário muito satisfeito e também para incentivar o desenvolvimento de uma empresa que escolheu atuar para o nosso segmento offroad rustico/antigo.
Quando soube desse produto anos atrás e conheci seu funcionamento/fundamento fiquei impressionado e muito feliz em saber que ainda existem empresas que investem em pesquisa para atender aos nossos velhos guerreiros Band, Rural, Cj...é por isso que valorizo este produto e ainda mais sendo nacional!
Então temos no final uma boa receita para conforto, apesar de já discutida em outros tópicos, que envolve: amortecedores a gas da Ranger Argentina, calços TopKit e o restante da suspa em dia(molas, feixes, buchas, etc). Pois de nada adianta instalar amortecedores gringos de mais de R$400 a unidade se o restante da suspensão estiver um caco
Ps1.:Já usei calços originais na minha Band, não duraram nem 1 ano com o carro rodando pouco.
Abrs