ok. essas 3 molas na dianteira sao as 2 compridas ( primeira e segunda virada) e a terceira mola é uma curta ou uma comprida.
obrigado pela ajuda
Versão Imprimível
A instalação de cunhas é bem simples mesmo e dá pra fazer em casa sim, mas antes de fazer o trampo tem que ver se os grampos de mola tem rosca suficiente sobrando, e na maioria dos casos também exige a troca do pino de centro das molas (por pinos maiores).
Na minha Band eu coloquei as cunhas. Tive que trocar os pinos de centro e os grampos de mola estão no limite. Não resolveu totalmente o problema de passarinhar, mas já melhorou bastante. Pelo menos já sei que o segredo é mexer no cáster.
Quero resolver totalmente o problema. Ou coloco uma cunha maior ou giro a cúpula do munhão e soldo novamente. Ainda não sei o que fazer...
Boa noite Kim, tudo beleza, estava dando umas olhadas nas fotos da reforma de sua engesa, parabens pelo serviço, o problema que isto serve para me provocar rsrsrsrs..., é que sou apaixonado por engesa, tanto é que quando comprei minha toyota o pensamento meu era de comprar um daqueles kit da ENVESA, ai usar a mecanica da minha band que é muito boa, mas acabei me acomodando e estou com a toyota até hoje, estava procurando um chassis de engesa com documentos e nao encontrei, voce nao saberia nem um chassis ou ate mesmo um engesa para reformar ( mais ou menos no estado que estava o seu, pois quero fazer inteiro).
Uma pergunta sobre a foto:
Quando colocar novamente a roda e baixar o carro, o ângulo ficará menor. Estou correto?
Se for verdade, o correto não seria medir o ângulo com o carro num plano e totalmente apoiado no chão?
É que vou investir ($) na retirada desta maldita folga.
O meu amigo Gaúcho disse-me um dia que há como substituir a caixa onde fica o pino central da direção por um sistema com rolamento. Alguém sabe de alguma dica, do tipo onde encontro este Kit ou mesmo como fazê-lo?
Abç!
Quando mudei os jumelos originais e coloquei mais altos minha Toy virou uma carniça,melhorou com cunhas,mas nas curvas ela nao entrava firme ,sempre gangorrando.Resovi colocando uma barra encima do diferencial dianteiro e outro lado no chassis.Acabou as trincas onde sao fixados os jumelos pois esqueci de dizer,minha Toy tem guincho Bisseli e o danado é pesado.Quanto ao passarinhar ,depois de muitas tentativas,mesmo com bucha e pino novo do braço auxiliar nao resolveu.
Comprei braço auxiliar com rolamentos e tambem troquei amortecedor de direçao.PRONTO,resolvido problema,ela pode descer na beira do asfalto ou onde caminhoes andam sempre tem ondulaçao,isto acabou.
Joao,comprei na Internacional peças aqui em bhte,nao é barato mas vale a pena,tu sente a viatura sempre na mao.
Internacional Peças:(31)2125-1000 Braço auxiliar da direçao da Toy.
Abs
Caro Marciorank!
Desculpa pela demora na resposta, não recebi a notificação de sua resposta, andei tendo uns problemas com o hotmail...
Bem, o meu, comprei o kit da Cínfel, tudo novo, e montei, o engesa Brancão, eu vendi devido a um problema de saúde.
Sobre o documento, não é tão difícil, só não é barato.
Tem um forista, que sabe de um ferro velho, que pode comprar o chassis documentado, só que a lata não presta, ai montaria do zero!
Ainda poderia vender a lata e chassis de sua band!
Caro Marciorank!
Desculpa pela demora na resposta, não recebi a notificação de sua resposta, andei tendo uns problemas com o hotmail...
Bem, o meu, comprei o kit da Cínfel, tudo novo, e montei, o engesa Brancão, eu vendi devido a um problema de saúde.
Sobre o documento, não é tão difícil, só não é barato.
Tem um forista, que sabe de um ferro velho, que pode comprar o chassis documentado, só que a lata não presta, ai montaria do zero!
Ainda poderia vender a lata e chassis de sua band!
Resposta à foto!
vc está certo na sua observação!
É o que foi feito!
É que não ficou visivel na foto, mais a explicação para fazer o serviço é a seguinte:
Antes de desmontar, marcar um ponto no eixo, e medi-lo ate ao chão;
Desmontar o munhão;
deixar o eixo na altura, como se estivesse com o pneu, e com o peso normal de uso no veículo, se anda com tralhas, deixar.
tem que estar no plano mesmo!
Sobre o kit, te devo essa resposta, mais tenta aqui:
TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : ALAVANCA DO CAMBIO 4 MARCHAS TOYOTA
Abraços a todos.
Kim.
Valeu Gaúcho, amanhã vou ligar para lá e ver o preço.
É o que também imaginava. No entanto vejo que é um serviço "grande". Vou tentar primeiro substituindo a caixa da direção pela de rolamento. Se não der certo, parto para a solução indicada por você.
Abç e grato a todos.
Mais na Toy, o serviço e diferente, bem mais fácil, conforme o Lucas descreve nos post anteriores.
É com cunha!
Abraços.
Kim.
Blz ai Kim?
voce se lenbra das dicas que voce me deu?
aproveitei o feriado desta semana e resolvi colocar a mão na massa,
fabriquei um suporte e pino novo com rolamentos para substituir
a bucha e o pino conico, resultado; ja melhorou um monte e apesar
da minha band ser direçao hidraulica ainda ficou mais leve, mas
ainda dava uma desviada nos defeitos do asfalto, então conferi
o grau de inclinação do eixo, estava mais ou menos uns 5 graus
contrario, as sapatas ja foram resoldadas e o meca que soldou
elas provavelmente era um meca meia colher.
O que fiz;
como as sapatas estavam tudo fudidas fiz elas novas e soldei
mais ou menos 6 graus conforme voce esplicou, meu deus, que
alegria, ficou chou, viajei hoje umas 6 horas com ela, nem parece
que é a mesma band.
OBRIGADO pela dica
se um dia puder te ajudar fala ai
ABRAÇO
Tenho o mesmo problema..
Ela chega quase a salta pro lado quando pega erosão da pista referente caminhões..
Se eu levar no pessoal que faz a geometria e balanceamento, eles conseguem ajustar certinho o caster?
Não tenho muito espaço, tempo e ferramentas pra fuçar agora nela..
Ou os amigos acham que um mecânico resolveria melhor?
Abraços!
Tem que levar em quem faz esse serviço em caminhões e similares. Esses auto centros para carros de plástico não fazem esse tipo de trabalho.
Abs