x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 20

Hybrid View

Preparação om364 aspirado

Olá Pessoal,

Acompanho o fórum ha alguns anos, sempre consultando a sabedoria coletiva, mas este é meu primeiro post.

Existem muitos tópicos no fórum sobre preparação de motores turbinados e intercoolados, mas minha dúvida é: o que é possível fazer em um motor aspirado?

Gosto do comportamento do meu motor, não tenho necessidade de "pular" 50, 60 cavalos além dos 90cv originais, mas uns 20cv a mais cairiam bem em subidas de serra e retomadas para ultrapassagens.

O que é possível fazer? Filtro de ar? É possível instalar o LA, vai ter o mesmo efeito em um motor aspirado? Alguma modificação no cabeçote? Bicos injetores?

Aguardo suas opiniões!

Abraços e desde já agradeço!
    BAND "Tonha" 93, curta, aço.

Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1

Preparação aspirada

Minha experiência é com motores aspirados ciclo otto, mas muitos conceitos se aplicam ao ciclo diesel.
    Vou tentar responder de forma simples, mas qualquer dúvida é só perguntar. Para uma preparação aspirada, a idéia é fazer com que o motor admita uma maior quantidade de ar em cada ciclo permitindo assim queimar uma maior quantidade de combustível. Para isso deve-se diminuir ao máximo todas as restrições da admissão como filtros menos restritivos, tomada de ar mais eficiente, coletores de ar equalizados e com maior vazão, trabalho em dutos e sede de válvulas, coletor de escape e escape com menos restrição, aumento da tx de compressão. Para maximizar tudo isso descrito acima, ainda é preciso um comando de valvulas mais agressivo, com tempo de abertura e lift maior.
    Como pode ver a lista é grande e o preço para executar tudo isso é bem maior do que turbinar. Alterar apenas um componente como por exemplo polir dutos de cabeçote, para mim resulta em um efeito muito mais psicológico do que real.
    Mas vamos esquecer os custos de tudo isso e vou falar um pouco de um veiculo que tive a uns anos atras aspro. Primeiro consumo, ficou beberão pacas, ao ponto de as vezes deixar de usar o carro porque o consumo ficou indecente. Quanto ao desempenho do motor, andava bem, porém perdeu torque pra caramba em regimes de giro mais baixo, ficando horroroso de dirigir no trânsito. Tive que aliviar peso do carro para ter um desempenho satisfatório em arrancadas, pois abaixo de 4000 rpm era uma m#rda, depois andava pra caramba. Quanto ao ganho de potência o motor ficou de original com 120cv para aprox. 150 a altos 7200rpm.
    Escrevi tudo isso para dizer que mesmo que o lado financeiro não seja levado em consideração, uma toyota bandeirante aspro vai ficar horrivel de andar, sem torque em giros baixos e necessitando de giros acima do planejado para o om364. Só para lembrar um conceito de física Potência= torque X rpm. Para ter mais potência ou se aumenta o torque, o que a turbina faz, ou se aumenta as rpm, o que uma preparação aspro faz.
    Desculpem o texto longo e qualquer dúvida, é só perguntar.

Obrigado Bandoleiro!

Entendi... o lado financeiro é levado totalmente em consideração, e baixar o consumo é uma das minhas metas, mas pelo visto este não é o caminho.

Me parece que turbinar é sem dúvida a saída mais simples e menos custosa.

Agora, e a instalação do LA na bomba, pode ser feito antes de turbinar, vai ajudar a diminuir o consumo? Aumenta em alguma coisa o rendimento?

Abraços
    BAND "Tonha" 93, curta, aço.

Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    A instalação da LDA na bomba até pode ser feito antes de turbinar, porém não vai servir para nada enquanto não tiver pressão positiva na admissão, pois esta valvula aumenta o débito de diesel quando tem pressão positiva no coletor de admissão. Turbina a band e vai ter outra viatura em mãos, vai andar bem melhor, ter mais torque e até dizem que fica um pouco mais econômica. Na minha band com OM364 eu turbinei e não vi diferença de consumo. Andei só com a turbina por aproximadamente 1 ano e depois intercoolei, aí sim eu notei uma pequena melhora. Não utilizo LDA ainda, mas acredito que melhore o consumo e com certeza reduz a fumaça preta enquanto a turbina não entra. Para quem usa pressão de turbo até 1kg e turbina com configuração adequada, a LDA pode ser dispensada, pois não é barato instalar uma.

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Astickel,

abra o parafuso de débito da BI. É simples, rápido e de graça!
    Pode começar abrindo 1/2 volta, aí faz o teste de desempenho X consumo e conforme for vai abrindo mais.

Na minha Band (OM364 aspirado) eu abri inicialmente 1/2 volta.. melhorou um pouco o desempenho, pois mantinha rotação por mais tempo nas subidas. O consumo andando normal não se alterou, mas pisando ela fez 7.5km/l na cidade com o primeiro tanque (eu tava empolgado ).

Semana retrasada abri mais 1 volta (agora tá 1 1/2). O desempenho melhorou significamente, e andando normal o consumo continua normal. Atualmente tá fazendo média entre 10.5 a 11km/l, mas é aquele negócio .. se pisar já era! Percebe-se agora que quando crava o pé, solta muita fumaça!

IMHO, essa de abrir a bomba é a maneira com o melhor custo X benefício para obter mais desempenho em um motor diesel aspirado.

[]`s já pensando em abrir mais 1 volta.
    4X4 Brasil
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Astickel,

Motor diesel tem preparação diferente do que Gas/Alcool(Otto)... Os principais itens a serem atacados em um motor diesel turbinado de fábrica, é turbina, bicos, BI e escape ... A idéia de rebaixar cabeçote, mudar válvulas, etc etc ... Em motor diesel não rola ... msm pq vc acaba comprometendo a vida útil do motor ...

Em um motor diesel aspirado, a idéia para ganhar potência, é realmente turbinar e intercoolar ... e se possuir $$$ disponível, refazer todo o motor, preparando-o para turbo, colocando comando do 364LA ou do 366LA(MB1621), bicos de maior vazão, fazer o jet-cooler para lubrificação dos pistões, etc etc, enfim fazer um motor turbo por dentro ... a diferença entre fazer um motor standard(padrão) e um preparado para turbo, ficar mais caro em torno de uns 1,5k a 2,5k, dependendo das peças utilizadas e onde foi feito ....Após isso, é dimencionar bem a turbina, intercooler, bicos, BI, escape, filtro de ar ... e ser feliz !!!

LDA somente se for turbinado, fica show ! Caso contrário, vai gastar dinheiro a toa e vai ficar pior, pois não terá pressão positiva para abrir o diafragma e liberar mais diesel ....

Se quiser melhorar a performance sem turbinar, o único jeito mesmo e mais vantajoso, é seguir a dica do Lucas ... mas te adianto... se dirigir uma band turbinada, nunca mais vai querer uma aspirada ... e por mais q vc fale de quer somente mais uns 20cv... a hora q vc sentir a turbina enchendo e fazendo a band andar... vc vai ficar com mais t.e.s.ã.o. de pilotar e ver o qto a potência extra pode ajudar em ultrapassagens, principalmente em serra e subidas íngrimes.

Em casa temos 2 bands ... uma com 364 preparado e a outra 314S andando muito, porém aspirada ... meu pai tem 55 anos e qdo ele dirige a minha, q é a com 364 ... ele fala assim toda hora: "... vc precisa preparar a minha ... não dá nem graça de dirigir perto desta.. rsrsrs, dá t.e.s.ã.o. de pegar estrada e empurrar esses carros de passeio" rsrsrs ... enfim, dirija uma turbinada e me fale depois ...

Bandoleiro,

Desculpe se te contrariei em algumas partes ... Toda explicação q vc deu, foi fantástica, porém aplicada com maior eficiência e resultados para motores Gas/Alcool(Otto)... para diesel, se mexermos em comando, etc etc e não turbinar, é só "jogar" dinheiro fora, pois a potência q se ganhará é minima e a grana é muita ...

Abs...
    4X4 Brasil
    Felippe (Bob Filho)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem