Pessoal,
Quero dividir com vocês meu projeto. Não sei ainda se vai dar certo ou qual o resultado final, só sei que vou tentar.
É o seguinte:
Vou pegar a minha Band e fazer uma verificação de trincas no seu chassis, sem desmontar nada. É que estou fazendo uma obra e tenho disponível uma equipe de inspetores que realizam ensaios de líquido penetrante em estruturas metálicas. Para quem não conhece este ensaio: No passado, os EUA desenvolveu um ensaio não destrutivo para verificar os eixos dos trens. Esta necessidade veio em função do elevado número de quebras dos eixos e por conseqüência, acidentes com vítimas fatais. Daí surgiram os ensaios não destrutivos, que ora pretendo fazer na minha viatura recentemente adquirida.
Já troquei idéia com os inspetores e eles acham também que vai valer a pena.
Passo a passo do ensaio:
1º) Levar o carro num lavajato e lavar o chassis;
2º) Após secagem, aplicar líquido penetrante, removível com água em todo o chassis. Depois de 20 minutos, lavar o chassis novamente, com mangueira, retirando o excesso do produto;
3º) Novamente após 20 minutos, aplicar o revelador, também removível com água. hahahahahaha, o chassis vai ficar todo roxo. Depois do ensaio é só lavar que sai tudo.
4º) Fazer a inspeção visual;
Com certeza irão aparecer muitas trincas e poros. A experiência dos inspetores será primordial para a interpretação dos resultados.
Bem, primeiramente tenho que levar minha Band para tirar um vazamento de óleo. Acredito que na semana resolvo isto. A minha previsão para este ensaio será no início de março.

Já li aqui neste fórum alguma coisa sobre este ensaio, mas acredito que da maneira que estou fazendo será algo inédito.

Se alguém já fez este tipo de ensaio ou mesmo quiser trocar experiência, estou à disposição;

Até mais!

Ah! Quando fizer o ensaio vou fazer um vídeo e colocá-lo aqui.