Vou tentar responder de forma simples, mas qualquer dúvida é só perguntar. Para uma preparação aspirada, a idéia é fazer com que o motor admita uma maior quantidade de ar em cada ciclo permitindo assim queimar uma maior quantidade de combustível. Para isso deve-se diminuir ao máximo todas as restrições da admissão como filtros menos restritivos, tomada de ar mais eficiente, coletores de ar equalizados e com maior vazão, trabalho em dutos e sede de válvulas, coletor de escape e escape com menos restrição, aumento da tx de compressão. Para maximizar tudo isso descrito acima, ainda é preciso um comando de valvulas mais agressivo, com tempo de abertura e lift maior.
Como pode ver a lista é grande e o preço para executar tudo isso é bem maior do que turbinar. Alterar apenas um componente como por exemplo polir dutos de cabeçote, para mim resulta em um efeito muito mais psicológico do que real.
Mas vamos esquecer os custos de tudo isso e vou falar um pouco de um veiculo que tive a uns anos atras aspro. Primeiro consumo, ficou beberão pacas, ao ponto de as vezes deixar de usar o carro porque o consumo ficou indecente. Quanto ao desempenho do motor, andava bem, porém perdeu torque pra caramba em regimes de giro mais baixo, ficando horroroso de dirigir no trânsito. Tive que aliviar peso do carro para ter um desempenho satisfatório em arrancadas, pois abaixo de 4000 rpm era uma m#rda, depois andava pra caramba. Quanto ao ganho de potência o motor ficou de original com 120cv para aprox. 150 a altos 7200rpm.
Escrevi tudo isso para dizer que mesmo que o lado financeiro não seja levado em consideração, uma toyota bandeirante aspro vai ficar horrivel de andar, sem torque em giros baixos e necessitando de giros acima do planejado para o om364. Só para lembrar um conceito de física Potência= torque X rpm. Para ter mais potência ou se aumenta o torque, o que a turbina faz, ou se aumenta as rpm, o que uma preparação aspro faz.
Desculpem o texto longo e qualquer dúvida, é só perguntar.