Postado originalmente por
patto
gente de band,
primeiro, deixa a minha cara de pau se meter na conversa de vocês...hehehehe...agora, vamos ao que interessa, o que é o tal do bloqueio da TR4??
Praticamente nada...quer dizer, no asfalto ou piso um pouco escorregadio, como o próprio asfalto com chuva, da pra ligar o 4x4 H (ou high) e andar tranquilamente, sem forçar nada...o difrencial central (sim, TR4 tem 3 diferenciais - dianteiro, central e traseiro), compensa as velocidades das 4 rodas em uma curva, fazendo com que o carro rode com segurança e sem forçar nada no asfalto ou piso abrasivo em 4x4 high (aqui, a força é distribuída mais ou menos 60% na traseira e 40% na dianteira).
O bloqueio citado aqui neste tópico nada mais é do que "anular" a função do bloqueio central e, portanto, fazer com a força seja distribuída igualmente entre os diferenciais, ou seja, 50% na dianteira e 50% na traseira, é a posição 4x4 HLc. Nestas duas posições, 4x4H e 4x4HLC dá pra engatar a tração a até 100km/h, segundo o fabricante...hehehehe...e, a outra posição é a reduzida, no caso do TR4 é 4x4LLc.
Sim, como qualquer carro sem bloqueio (de fato), em uma situação de X, o carro não sai nem a pau, experiência própria, zuei meu parachoque nesta situação...o carro só ia pra traz, era uma subida, porém, no barranco havia uma pedra, que "não viu" meu parachoque chegando, eu precisava de embalo pra passar na pedra e não ficar no X, resultado, passei, com o parachoque riscado, mas passei...hehehehe
Logo, não se iludam com o tal bloqueio de diferencial do TR4 e ele não vem também com diferencial com deslizamento limitado (LSD), então, coloquei um bloqueio kaiser no diferencial traseiro, aquele que é 100% automático e acho que é o único no mercado para TR4.
Espero ter ajudado
abs