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Tópico: Pivô quebrado

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de valeriano
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    Pivô quebrado




    Pra quem não está na lista de toyoteiros, segue o email de um camarada, enviado hoje. Sinistro!

    Citação Postado originalmente por Sidney
    Prezados amigos,

    é com tristeza e alegria que escrevo este email.
    Em casa nós tínhamos uma linda toyota branca CD, era o xodó da família, meus filhos sempre preferiam andar na toyota, minha esposa era apaixonada por ela e também era quem mais a utilizada para fazer compras, para levar e trazer as crianças do colégio, etc. Eu já gostava de viajar na toyota, íamos à praia, à fazenda e nas minhas pescarias.
    Enfim, no último final de semana eu estava levando a toyota e o meu barco de Belém-PA para Goiânia-GO e sofri um grave acidente.
    Estava em baixa velocidade, +- 80 Km/h, em linha reta, quando o pivô da direção da roda direita quebrou, perdi o controle da direção, a toyota cruzou a pista e desceu por um barranco de uns 30 m, bateu e capotou.

    Dentro da toyota eu estava levando algumas caixas contendo livros, brinquedos e outras coisas. Fiquei preso dentro da toyota por uns 20 min, aos poucos fui conseguindo liberar espaço colocando o que podia para fora até que consegui sair sozinho por uma fresta que ficou entre a porta e a cabine da toyota.
    Saí deste acidente com apenas um corte nos lábios e uma vértebra lombar que sofreu uma leve fratura, pelo que terei de usar um colete por 3 meses apenas e nada mais, considero-me ileso.

    Estou enviando as fotos e abro espaço para discutirmos sobre o sistema de direção da toyota, o que teria levado esta peça a quebrar? Será que a diração é tão robusta e confiável como o restante do carro?
    Todos os 5 pivôs da direção foram trocados a cerca de 2 anos por peças originais adquiridas numa concessionária Toyota aqui em Belém, todo o conjunto foi revisado antes da minha viagem.
    Eu me lembro que a um ano atrás a minha esposa estava com a toyota estacionada e ao girar o volante ela quebrou aquele tripé da direção, ou pé-de-galinha onde fica o pino central.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -gedc1749.jpg   -gedc1751.jpg  
    Band longa 92 (Maria)

  • #2
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
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    Muuuito sinistro!!!!

    Ainda bem que o amigo Toyoteiro saiu "ileso", pois a coisa foi feia mesmo...pode-se dizer que teve muita sorte de sair vivo dessa!!!

    E as fotos ilustram bem que uma boa gaiola interna cai muito bem para a aumentar a segurança nas Band

    Abrs
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Caramba!!!
    Nossa!!!
    Tá loco!!!
    Que que é isso???

    Teve muita sorte...
    Sorte até de estar sozinho na Band.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #4
    Usuário Avatar de Julio Militão
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    Realmente, tinha uma gaiola interna na minha e na reforma atual, retirei.

    Agora deu medo, vou pensar em coloca-la novamente.

    Por isso acho boa a idéia de usar o pivô do caminhão 608.

    Mas a peça não deu nennhum sinal de folga? Ou quebro no braço?

    Não teriam uma foto do pivô quebrado?

    Abraços preocupados.

  • #5
    Colegas a receita é simples, Braços de Munhão reforçado, escolham a marca que quiserem, e a barra de direção nova, no padrão dos caminhoes 608, e os terminais dos mesmo caminhões, resolve o problema, como usamos pneus maiores que os originais, tem de ser assim, um colega aqui da cidade teve o mesmo problema, por sorte estava bem de vagar e conseguiu corrigir, então a primeira solução seria essa, a não ser que algum colega informe um braço de munhão compativel com os terminais de direção do 608 que sirvam no lugar dos originais toyota!

    Abrçs Vlw

  • #6
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    André,
    Voce utliza essa receita na sua Band?
    Conta mais detalhes da instalação....

    Abraço
    Junior

  • #7
    Usuário Avatar de Acurvelo
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Caramba!!!
    Nossa!!!
    Tá loco!!!
    Que que é isso???

    Teve muita sorte...
    Sorte até de estar sozinho na Band.
    Hercilio,

    Tenho uma capota de lona como a sua!! Fico pensando numa situação dessas com carro sem capota, vão achar a cabeça num canto e o corpo no outro. Estou preparando uma gaiola com tubo de 2" com parede SCH-40. Cara não tem como verificar ponteira antes de acidentes, elas podem estar justas mas mesmo assim podem se quebrar. Vou montar minha gaiola agora nas ferias em Janeiro e evitar andar até lá, este acidente foi sinistro, mas com a gente seria fatal!!!
    Andre Curvelo
    Band-Jeep 59 / OM-364-LA / 33" / 5-Speed

  • #8
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    Pivô

    Amigos,

    Tenho uma Hilux 99/2000 e costumo ter muitos problemas com os pivôs, ja tive 3 deles quebrados, por sorte nunca sofri nenhum acidente mais grave, a primeira estava rodando na cidade onde moro, Campos dos goytacazes-RJ, tropecei num bueiro sem tampa, resultado: um pivô inferior se soltou. Isso mesmo, por incível que pareça foi isso mesmo que aconteceu, ele não se quebrou, e sim se desalojou da parte que segura a bola do pivô.
    Na segunda vez estava andando na areia num trilha a beira da praia com batnantes subidas e descidas, sempre ando bem rápido nessa trilha mas nesse dia na terceira quicada que a moleca deu, enterrou a cara no chão, a moçada que tava de carona tomou um susto danado, mas ninguem se machucou, quando desci vi a roda de lado deitada, e analisando logo vi o que tinha acontecido. Tive que chamar um mecânico amigo pra trocar a peça no outro dia depois de o carro dormir por alí memesmo e ter que voltar com a galera de ônibus pra casa. Quando retirei a peça percebí que ja estava trincada a algum tempo, metade dela estava enferrujada e a outra metade bem nova (pedaço que partiu nesta trilha).
    E pra completar ainda perdí mais uma estava estava na próximo da oficina, o pivô já estava com bastante folga e eu estava muito preocupado após bater num buraco na rua, fui pro mecânico e tive a roda solta em sua porta.
    Após essas esperiências faço a troca praticamente de seis em seis meses, ja busquei várias marcas, agora estou tentando utilizar uma calibragem menor mesmo na cidade, 28 LBS, quero ver se vale a pena no desgaste do pneus, sempre usei 32 a 35, O manual manda 25 mas sinceramente não gosto, o carro fica bambo demais e acaba com meus umildes 215/80 R16 muito rápido.
    Gostaria de saber se alguém conhece uma marca de preparação destas peças além desta possibilidade do 608 e se esta serve para hilux.

    Abraços.

  • #9
    Usuário Avatar de Inner
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    Desculpe a pergunta mais os pivôs que você tem usado são originais? pois se não forem talvez seja essa a resposta caso contrário de uma olhada no alinhamento do chassi as vezes um pequeno empeno até imperceptível, compromete toda a suspensão. um abraço Inner
    Citação Postado originalmente por Bruno alemão Ver Post
    Amigos,

    Tenho uma Hilux 99/2000 e costumo ter muitos problemas com os pivôs, ja tive 3 deles quebrados, por sorte nunca sofri nenhum acidente mais grave, a primeira estava rodando na cidade onde moro, Campos dos goytacazes-RJ, tropecei num bueiro sem tampa, resultado: um pivô inferior se soltou. Isso mesmo, por incível que pareça foi isso mesmo que aconteceu, ele não se quebrou, e sim se desalojou da parte que segura a bola do pivô.
    Na segunda vez estava andando na areia num trilha a beira da praia com batnantes subidas e descidas, sempre ando bem rápido nessa trilha mas nesse dia na terceira quicada que a moleca deu, enterrou a cara no chão, a moçada que tava de carona tomou um susto danado, mas ninguem se machucou, quando desci vi a roda de lado deitada, e analisando logo vi o que tinha acontecido. Tive que chamar um mecânico amigo pra trocar a peça no outro dia depois de o carro dormir por alí memesmo e ter que voltar com a galera de ônibus pra casa. Quando retirei a peça percebí que ja estava trincada a algum tempo, metade dela estava enferrujada e a outra metade bem nova (pedaço que partiu nesta trilha).
    E pra completar ainda perdí mais uma estava estava na próximo da oficina, o pivô já estava com bastante folga e eu estava muito preocupado após bater num buraco na rua, fui pro mecânico e tive a roda solta em sua porta.
    Após essas esperiências faço a troca praticamente de seis em seis meses, ja busquei várias marcas, agora estou tentando utilizar uma calibragem menor mesmo na cidade, 28 LBS, quero ver se vale a pena no desgaste do pneus, sempre usei 32 a 35, O manual manda 25 mas sinceramente não gosto, o carro fica bambo demais e acaba com meus umildes 215/80 R16 muito rápido.
    Gostaria de saber se alguém conhece uma marca de preparação destas peças além desta possibilidade do 608 e se esta serve para hilux.

    Abraços.

  • #10
    Usuário Avatar de moswaldo
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    Meu amigo Bruno, se fosse voce só usaria Pivôs originais! Estas peças são muito exigidas e não preciso nem dizer o perigo que é utilizar peças paralelas destes componentes (Suspensão).

    Caso voce ainda não conheça a America Peças dê uma ligada para lá e compare os preços dos componentes originais com os preços das concessionárias.

    America Auto Peças - 67 - 3431-3641 (Entregam em todo o Brasil)

    Abraços

    Marco Oswaldo
    SR5 4x4 TD "Jabiraca" - BF AT33-Bilstein socks-Susp Lift 2,5" (Fat BobsGarage)-SmityBilt 9.0 XRC- Hella 1.000 Rallye - Snorkel OGZ bumpers 4wdbrasil

  • #11
    Citação Postado originalmente por Guiga Tostes Ver Post
    Muuuito sinistro!!!!

    Ainda bem que o amigo Toyoteiro saiu "ileso", pois a coisa foi feia mesmo...pode-se dizer que teve muita sorte de sair vivo dessa!!!

    E as fotos ilustram bem que uma boa gaiola interna cai muito bem para a aumentar a segurança nas Band

    Abrs
    Se fosse bebado, era protegido por São Benedito...mas o jipeiro é protegido por todos os Santos. Escapou de boa graças a Deus.

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