Exatamente. E por conta do peso ficar todo na frente, a tendência é das rodas traseiras travarem com Varga ventilado na hora do vamos ver.
Versão Imprimível
Pois bem amigos, vou escrever sobre a experiencia que tenho aqui.
Meu pai tem uma F75 com motor/cambio/eixos e freios da band.
Nunca tivemos problemas de frenagem nela, o cilindro mestre e servo são varga, também originais das Bands modernas, kit de freio a disco varga nas 4 rodas e a única valvula existente é a que vem original na saída trazeira do cilindro mestre.
A viatura freia bastante, pedal sempre alto e firme, a frente baixa normalmente e a trazeira não arrasta, se pisar com vontade trava as 4 pois brecam muito bem e o carro não desalinha, já fiz o teste inclusive em estradas não pavimentadas e não passei nenhum susto. Já usamos nela pneus 900x16, 35x12,5r15 e atualmente está com 33x12,5r15 freiando melhor ainda devido o menor diametro dos pneus.
Não sei porque algumas viaturas tem apresentado problemas, a montagem do meu sistema é a mais simples possível lembrando que o servo da band 95 em diante tem diametro maior.
[]'s
Existe diferenças sim nos cilindros das bands com freio a tambor nas 04 rodas para as que sairam com freio a disco original na diant.
Na minha band coloquei disco nas 04 rodas, para tal tive que retirar as bilhas das valvulas de retenção que vem aparafusadas ao cilindro mestre, alem de colocar uma valvula de alivio do VW parati no tubo do sistema de freio trazeiro. Até o presente momento não tive nenhum problema de arrastar as rodas trazeiras. Inclusive minha band esta desmontada de tudo, sem bancos, forração,teto, laterais e vidros. Ou seja só ta em cima do chassi o caixote mesmo. :pensativo:
Estevao,
Voce sabe se sua valvula é de 15 libras ou 30??
A minha utiliza 15libras...
veja o catalogo da ate que fabricas essas valvulas realmente é a mesma do gol 2.0 16V é igual a toyota no catalogo da autopeças consta também aplicação gol/toyota.
Tem para toyota até 93 usa 15 libras e toyota depois de 94 30 libras mas como a minha tem freio a disco acho que deveria ser para os modelos acima de 94....
Alguem sabe dizer se posso utilizar essa de 30 libras??
Olha o site.
http://www.ate-freios.com/catalogo_o..._nacionais.asp
Abraço
Junior
A TODOS
Como o ELMER citou , tem um tópico nos ENGESAS falando sobre a VÁVULA EQUALIZADORA .
Eu particularmente , deixando a modestia de lado , hoje sou catedrático em VÁLVULAS EQUALIZADORAS .
ENTÃO VAMOS POR PARTES :
1- EM CARROS ORIGINAIS :
Como uma BAND com freio a disco na dianteira e lona na traseira , no cilindro mestre tem uma VÁVULA EQUALIZADORA na saída do caninho que vai para o eixo traseiro . Esta VÁLVULA EQUALIDADORA é nescessária , tem que ter ela , não pode deixar de ter ela , pois engenheiros calcularam e testaram mais de 1.000.000 de x para que houvesse a nescesssidade dela alí , SEM ELA , qdo vc frear , as rodas traseiras irão arrastarem e tirar a trajetória do carro .
Neste caso da BAND tem que ter a VÁLVULA EQUALIZADORA PARA A BAND , esta VÁLVULA EQUALIZADORA tem uma aparencia externa igual as da PARATÍ e outras mais , mas ela tem um valor que varia de zero bar a 45 bar , QTO MAIOR O VALOR menos ela tem capacidade de bloquear a passagem de óleo para o eixo traseiro , logo : uma válvula de zero bar impede uma passagem de óleo maior do que uma de 45 bar .
Logo : em se tratando de carros originais , VC TEM QUE COLOCAR A VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL PARA AQUELE CARRO .
2- EM CASO DE ADAPTAÇÕES DE FREIOS :
Em primeiro lugar , TODO FREIO DE QUALQUER CARRO , TEM QUE TER O FREIO TRASEIRO COM MENOR EFICIENCIA DO QUE O FREIO DIANTEIRO , por ísto que em carros originais que tem freio a disco nas 4 rodas , OS DISCOS E AS PINÇAS TRASEIRAS SÃO MENORES DO QUE AS DIANTEIRAS , e mesmo assim tem alguns que tem a VÁLVULA EQUALIZADORA para fazer com que as rodas traseiras não arrastem antes das dianteiras qdo usarmos o freio .
Neste caso , como é o caso do meu ENGESA que coloquei freio a disco da BAND nas 4 rodas , os freios traseiros ficaram superdimencionados , COM ÍSTO TIVE PROBLEMA DE QDO FREAVA AS RODAS TRASEIRAS ARRASTAVAM COM EXTREMA FACILIDADE .
O QUE FIZ PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA ?
COLOCAR VÁLVULA EQUALIZADORA , fácil não ? ERRADO .
COMO FOI UMA ADAPTAÇÃO E SEM CÁLCULO DE ENGENHARIA , TIVE QUE FAZER NO ACERTO/ERRO até chegar a um consenso , ou seja um BOM RESULTADO .
E COMO ACHEI ESTE BOM RESULTADO ?
Em primeiro lugar o ENGESA assim como as BANDS já vem de fábrica com uma VÁLVULA EQUALIZADORA na saída do cilindro mestre para o eixo traseiro , como o ENGESA comprei de leilão , sendo um carro velho , achei que a VÁLVULA EQUALIZADORA original estava com defeito , COMPREI UMA NOVA e instalei , NÃO RESOLVEU NADA .
Então ví aqui no FÓRUM uma VÁLVULA EQUALIZADORA Americana a SUMMIT , com regulagem de passagem de óleo , ÔPA encomendei a um amigo e comprei R$200,00 coloquei e PIMBA , nhac nhac pqp , NÃO RESOLVEU , continuava a ARRASTAR as rodas traseiras primeiro .
DAÍ RESOLVÍ ELOCUBRAR POIS RACIONALMENTE NÃO TINHA MAIS NO QUE PENSAR , a não ser fazer o que o amigo acima fez em recortar as pastilhas diminuindo seu tamanho , MAS NÃO FIZ ÍSTO PQ JÁ TINHA A EXPERIENCIA COM AS PINÇAS DO KADETT QUE TINHA PASTILHAS PEQUENAS , FREAVA BEM NÃO ARRASTAVAM AS RODAS TRASEIRAS , MAS AS PASTILHAS ACABAVAM A CADA 3000 KM RODADOS .
LOGO :
Voltei com a VÁVULA EQUALIZADORA original para o lugar e COLOQUEI a VÁLVULA EQUALIZADORA SUMMIT em SÉRIE logo após a original , PUTS FINALMENTE CHEGUEI QUASE A PERFEIÇÃO , melhorou 90% , mas ainda qdo freava ao extremo a rodas traseiras ainda arrastavam primeiro .
DAÍ FINALMENTE CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE : COLOCANDO VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE , ELAS VÃO AUMENTANDO A EFICIENCIA , DAÍ ENTÃO COMPREI MAIS UMA " VÁLVULA PROPORCIONADORA " daquelas que ficam lá embaixo do carro , comprei uma da F-100 e coloquei lá em baixo antes da bifurcação do caninho do freio se dividir para cada roda , AÍ SIM FINALMENTE HOJE TENHO UM FREIO QUE FREIA 100% EFICAZ SEM ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO .
CONCLUÍNDO :
Qdo vc faz uma adaptação em freio ou outra coisa qualquer , vc tem que usar da imaginação para rsolver a parada . e no caso do freio , SUGIRO A TODOS QUE COLOQUEM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS e se tiverem problema de ARRASTR AS RODAS TRASEIRAS vão colocando VÁLVULAS EQUALIZADORAS QTAS FORM NESCESSÁRIAS EM SÉRIE PARA QUE AS 4 RODAS TRAVEM AO MESMO TEMPO .
Hoje não teria comprado esta Americana SUMMIT , teria colocado VÁRIAS válvulas equalizadoras ORIGINAIS DO ENGESA OU BAND EM SÉRIE que custa em torno de R$40,00 cada até chegar a uma frenagem segura como tenho hoje no meu ENGESA .
Sugiro tb não recortar as pastilhas pelo motivo já exposto acima , de diminuir a vida útil delas .
Desculpe a delonga , qualquer dúvida é só perguntar .
ABRAÇÃO A TODOS E FELIZ NATAL
Grande Guilherme,
Belo esclarecimento.....
Perguntei pois no site da ATe que fabrica as valvulas a aplicação é igual da parati s10 e outros...confirmei no 0800 da empresa...cod 5735 30 libras.
Como tinha que troca-la mesmo e não achei a de 15 a duvida era comprar a de 15 ou a de 30 libras pois como minha band é anterior a 93 usava-se a de 15 mas como a tenho freio a disco na frente achei que o modelo ideal seria o de 30 pois se não me engano as bands 95 em diante tem disco original de fabrica...sei também que 93/94 teve as panelas dianteiras maiores que as anteriores a 93...
Vou instalar a de 30 e ver como fica...
Abração
Junior
CARO AMIGO JUNIOR TOYOTA
Como falei anteriormente a VÁLVULA EQUALIZADORA de 15bar ORIGINAL DA BAND bloqueia a passagem do óleo de freio para o freio/eixo traseiro com mais eficiencia do que a VÁLVULA EQUALIZADORA de 30bar da PARATÍ , S-10 e outros , LOGO : tenho certeza que vc terá problema de arrastar as rodas traseiras da sua BAND primeiro qdo frear com mais vigor com a VÁLVULA DE 30bar .
SUGIRO A VC ENCOMENDAR NA LOJA A VÁLVULA EQUALIZADORA DE 15BAR QUE É A ORIGINAL DA BAND OU PROCURAR EM OUTRA LOJA , NÃO IMPORTA O ANO DA SUA BAND , SE TEM FREIO A DISCO NA FRENTE E A TAMBOR NA TRASEIRA , " VAI DE VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL USADA NAS BANDS QUE É A DE 15bar " , ASSIM É GARANTIDO QUE VC NÃO TERÁ PROBLEMA NAS FRENAGENS E VAI GASTAR SÓ UMA VEZ .
ABRAÇÃO
Caro Guilherme,
Não querendo pedir muito, será que você poderia postar fotos destas adaptações das válvulas equalizadoras?
Agradecemos o empenho.
Abraços,
Caros amigos,
Gostaria de trazer algumas informações que acho que são importantes a esse tópico.
A denominação correta para o componente tratado aqui é "VÁLVULA PROPORCIONADORA" freio. Como sugere o nome, a função dela é manter uma proporção adequada entre a pressão nos circuitos dos freios dianteiro e traseiro.
É fácil de entender a função da válvula. Toda vez que os freios são aplicados, a frente do veículo tende a abaixar e a traseira a levantar. Isso acontece devido à transferência de peso. Quanto maior a intensidade da freada, maior é a transferência de peso.
Como a carga sobre o eixo traseiro diminui (fica mais leve), mais fácil será a ocorrência de travamento das rodas traseiras com consequente perda de controle. Se faz necessária a utilização de um componente que diminua a pressão nos freios. É ai que entra a "VÁLVULA PROPORCIONADORA".
Atenção: a válvula proporcionadora só deve ser aplicada ao circuito traseiro, nunca em circuito de apenas um lado, como foi mencionado em um dos post.
Há basicamente dois tipos de válvula: a de corte fixo e a de corte variável (sensível a carga).
A de corte fixo geralmente vai roscada direto no cilindro mestre, na saída para o circuito traseiro. Como o nome diz, ela premite que a pressão no circuito traseiro vá aumentando até um determinado valor (ponto de corte, geralmente expresso em bar), depois reduz a taxa de elevação da pressão numa proporção fixa para evitar travamento das rodas.
A função da válvula é mais perceptível em freadas fortes, quando se atinge a pressão de corte. Sem ela, ou com uma válvula com ponto de corte mais baixo, será possível ocorrer o travamento prematuro das rodas traseiras.
As válvulas de corte variável, geralmente do tipo sensível à carga, são usadas na maioria das vezes em veículos utilitários (pickups e vans), onde a variação de carga sobre o eixo traseiro é grande.
Esse tipo de válvula vai montada na carroceria próximo ao eixo traseiro e fica vinculada a este por meio de alavanca ou mola. Isso é necessário, pois ela vai ter que "sentir" a posição do eixo traseiro, em função da carga e ai se ajustar para cada condição.
Em hipótese nenhuma deve-se remover a válvula proporcionadora ou usar outras com valores de corte muito diferentes das originais, pois estaria correndo o risco de travamento ou perda de capacidade de frenagem nas rodas traseiras.
Para veículos de competição há um tipo de válvula de controle manual, onde o pitoto pode ajustar a participação do freio traseiro dependendo das condições de aderência da pista.
Bem, é isso ai,
Sds a todos,
Octávio
Guilherme,
A toyota possui dois modelos originais de valvulas 15 e 30Libras...uma ate mes 03/93 e outra de 30 para mes 04/93 em diante por isso resolvi colocar a de 30 pois a minha configuração do meu freio hoje é acima do mes 04/93....a duvida era essa quem tem band moderna se realmente utilizam a de 30.....
Conforme site abaixo...
http://www.ate-freios.com/catalogo_o...d_montadora=18
Segundo o fabricante se o ano da minha Band for superior a 04/93 a valvula original é de 30....
Estou instalando original da Band de 30 vamos ver...
Abração
Junior