Chico
segundo http://www.4xforum.com/ se houver um superaquecimento devido desregulagem da mistura ou obstrução do filtro, haverá danos na turbina.
Vou abrir um topico para que os experts se manifestem.
Versão Imprimível
Chico
segundo http://www.4xforum.com/ se houver um superaquecimento devido desregulagem da mistura ou obstrução do filtro, haverá danos na turbina.
Vou abrir um topico para que os experts se manifestem.
Valeu Chico
Colegas experts,
gostaria de saber + sobre o EGT (exaust gas thermometer):
:arrow: a) o EGT (termopar) deve ser colocado ANTES ou DEPOIS da turbina quente?
:arrow: b) o EGT (termopar) deve ser colocado DEPOIS da turbina fria?
:arrow: c) quais as faixas normais de temperatura por faixa de RPM?
:arrow: d) vale a pena mesmo instalar o EGT ou é somente + 1 reloginho no painel?
Helton
As suas primeiras perguntas eu posso responder com certeza, o sensor Termopar para o EGT é instalado DEPOIS da turbina quente na descarga, por isso se chama Termômetro de Gases de Exaustão.
A faixa de temperatura no motor 364-LA fica por volta de 300º a 400º, não sei como é com o 14-B.
Se vale a pena ou não depende muito de você. Eu achei que os R$300 que investi me deram tranquilidade em saber o tempo todo que o motor não estava aquecendo subitamente, por algum problema com a turbina.
Ops...
Revivendo o tópico, numa possível falta de agua no sistema de arrefecimento e /ou falta de oleo, o pirometro também acusaria?
Abrasss
Pessoal,
Um abração pro companheiro Helton!
Só um depoimento...
Não andei na band do Helton, mas confesso que fiquei impressionado com a qualidade e blz do acabamento do conjunto do turbo. Simplesmente o conjunto mais lindo que já vi montado..
Fiquei morrendo de vtade de colocar um na minha, mas tenho motor 314 e o pessoal aqui em Salvador não recomenda esse tipo de instalação (até abri um tópico aqui no fórum, se possível ajudem).
Abs
Pilz
LM
O EGT/Pirômetro funciona apenas para um caso de pane na turbina, que provoca o súbito aumento da temperatura dos gases de exaustão que são acusados pelo EGT instantaneamente, dando a chance de se salvar o motor. Quanto a falta de água, ou óleo, outros instrumentos são mais próprios para acusar esses males, como o instrumento de pressão do óleo, ou da temperatura da água. O EGT é só pra pane geral na turbina.
Chico
Pilz
A instalação do TDI no 14B é tranquila. O motor ja foi fabricado prevendo a superalimentação.
Instalei em Salvador ha +- 2 anos, sem problemas.
Em nossas reunios do TDS - Toyers de Salvador estarei a disposição para passar detalhes.
Abraço
Helton