Olá amigos!
Apesar dos meus 60 anos, sou o mais "novo" a ingressar no mundo dos Band. Ouso iniciar este tópico, sem querer ser repetitivo mas, uma reforma sempre traz uma ponta de rejuvenescimento. No meu caso, rejuvenescimeto mútou, o meu e o do Bandeirante!
Como citei no tópico do amigo Ordele, este jeep é um modelo curto, teto em aço, ano 1985/86, que pertenceu a uma congregação religiosa, lá no Sertão Bahiano. Foi adquirido em novembro, último, pelo preço de R$ 25 mil. Estava um pouco feio de aparência (foto 1), pelos maus-tratos dos seus antigos proprietários, muito mais preocupados com a "salvação da alma" do que com a "salvação da mecânica", creio eu. Um fato interessante, é que apesar da forma inadequada do tratamento dado, houve um fator importante na conservação do jeep. O clima seco da região, atuou de forma positiva, quase que "mumificando" o Band.
Mas, deixando um pouco a história, a reforma foi iniciada em novembro passado. Desmontei todo o jeep, partindo do marco zero. Hoje, posso afirmar que o jeep está quase pronto para o teste de campo e acredito que na próxima sexta, 27/03/09, já estará rodando e pelo volume de gastos que tive, é bem provável que não sobre dinheiro para comprar diesel para o teste! Só para terem um idéia dos gastos, obervem os itens:
-Conjunto de rodas e pneus...R$ 3.600,00
-Kit feixe de molas...R$ 1.000,00;
-Kit Direção Hidráulica ZF (semi-novo)...R$ 2.000,00;
-Kit de freios varga (dianteiros)...R$ 900,00;
-Kit embreagem (platô, disco, colar, rolamento e bombas)...R$ 1.150,00;
-Tanque CLA...R$ 380,00;
-Um par bancos Ford Eco Sport (usados)...R$ 300,00;
-Para-brisa dianteiro...R$ 150,00;
-Pintura geral carroceria + chassi (material + m. obra)...R$ 1.500,00;
-Bateria Heliar...R$ 420,00;
-Escapamento...R$ 180,00;
-Serv. Capotaria (material + m. obra)...R$ 500,00;
-Serv. revisão mecânica (câmbio, diferenciais, montagem embreagem, etc)...R$ 400,00;
-Serv. revisão parte elétrica...R$ 300,00
Gastos ainda não computados: (Borrachas, calços, trincos, calhas, maçanetas, limpadores de para-brisa, óleos lubrificantes, parafuso, porcas e arruelas em inox, etc.).
Bem amigos, este é o ponta-pé inicial. Aguardem mais fotos.
Espero poder contar com a colaboração de todos neste meu processo de rejuvenescimento!
Um abraço
Márcio Valença.