x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8

Lightbulb Aproveitando espaço interno da Band

Caros amigos.....
    Tive a ideia de transformar minha Band em um pouco de tudo, boa para trabalho em campo, boa para carga e boa para dormir em viagens....
    Gostaria de comentarios quanto ao meu projeto, acho que sairá muito barato e util se tudo der certo. Quero colocar dois jogos de bancos laterais na traseira, os assentos serão rebatives, nao o encosto, pretendo montar uma plataforma, apoiada em 4 pernas, as mesmas com dois estagios, de encaixe para dar a altura correta na hora que for utilizada como cama( descontando a altura de um colchao, possivelmente inflavel pelo tamanho ocupado quando vazio). com os dois estagios das pernas, a mesma plataforma vira uma mesa, para trabalho em campo ou refeições em viagens. na versao carga, é só tirar todos os pés e colocar a prancha no chao, rebater os bancos e tem porta malas pra enjoar..... nao sei se vcs entenderam...
    Aguardo manifestações...
    abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -nova-imagem.jpg  

Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Agradecimentos: 0
    Legal!!!

Sua band é longa né?

Quando eu tinha os bancos laterais, eu tinha algo parecido com o terceiro esquema e o primeiro esquema sem a mesa! Eu to pensando ainda se coloco o sistema original dos bancos ou os laterais! Se vc for fazer tal idéia informe com fotos.

No caso da mesa, do primeiro esquema já pensou em algo tipo mesa de bar, aquelas mesinhas de ferro?, pra cama vc poderia fazer até algo igual, só que ela ficaria no meio ficaria um X e para mesa ficaria um X tipo mesa de bar mesmo, só q sua mesa ficaria estofada, se plano de cima vc não quisesse retirar! Ou a parte estofada vc faz tipo um suporte debaixo da "cama/mesa" pra guardar caso fique fora de uso!

Pra limitar a flexibilidade do X, ou vc põe tipo preguinho, ou pensa quem sabe um macaco hidraulico do tipo garrafinha! Ou se seu carro tiver um sistema de ar(bolsa de ar e/ou air lift)! Se usar lift pra cama subir do chão e depois virar uma mesa, vc não precisa do X, pode usar o X apenas pra fins estéticos e de alinhamento! Mesa e cama com aperto de um botão!!!!!

Quanto a bolsa de ar pra cama que pode virar mesa, vc pode comprar um compressor pequeno, este de R$50 e comprar uma bolsa de ar de carreta!

Creio que ficará mais prático! Agora to até pensando em fazer na minha!

Boa sorte!
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

Bom Dia Max
    Tua ideia é fantastica.... seria muito chique esse tal de botão pra armar e desarmar a COISA...hehehe Requer um projeto mais cuidadoso mas, fica show!
    onde arrumar um hidraulico que suba essa estrutura tanto?
    na minha ideia eu pensei em fazer uma coisa bem baratinha mesmo...inclusive para a mesa nao ANDAR.... durante o percurso, pensei em fazer a berços (caixinha) na qual os pés entram e se fixam, minha pergunta é, com pés em X como travar? e mais...será que eles nao atrapalham o acesso dos bancos???
    mais uma coisa, pensei em fazer a mesa, com chapa de aluminio por cima (lisa) só quando colocar ela na forma cama, inflar o colchao e jogar por cima.
    se a cama ficar na mesma altura dos bancos laterais e os mesmos tiverem assentos lisos, sem encaixe BUNDAL apertando cabem até 4 pessoas dormindo ali... ta certo, tem que ser da familia senao vira sacanagem....

Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Citação Postado originalmente por Band Dna. Filó Ver Post
    Bom Dia Max
    Tua ideia é fantastica.... seria muito chique esse tal de botão pra armar e desarmar a COISA...hehehe Requer um projeto mais cuidadoso mas, fica show!
    onde arrumar um hidraulico que suba essa estrutura tanto?
    se for tipo jacarezinho sobe bastante! Mas por botão o ideal seria a bolsa de ar, com válvula solenóide e compressor baratinho! Dependendo da instalação vc ainda pode colocar uma buzina a ar, tipo de navio ou trem!
    na minha ideia eu pensei em fazer uma coisa bem baratinha mesmo...inclusive para a mesa nao ANDAR.... durante o percurso, pensei em fazer a berços (caixinha) na qual os pés entram e se fixam, minha pergunta é, com pés em X como travar? e mais...será que eles nao atrapalham o acesso dos bancos???
    O X não precisa ficar na extremidade da mesa apenas no centro pra equilibrar, não irá atrapalhar o acesso! O problema de fazer algo simples que acaba e que fique solto é mais um barulhão na toyota, toyota já tem tanto barulho mais um as vezes irrita! Pro X travar, se for usar balão de ar ou macaco hidraulico ela só terá fins de equilibrio, não precisa sem em X o X é melhor pq pode ficar algo mais bonito. Ou se for algo mais simples, pode colocar travas na mesa, tipo algumas mesas de bar, se vc quer mais alta ou baixa ela tem várias travas que definem isso! Vê a mesa de bar por baixo, desmonta e remonta que vc vai entender que eu digo!
    mais uma coisa, pensei em fazer a mesa, com chapa de aluminio por cima (lisa) só quando colocar ela na forma cama, inflar o colchao e jogar por cima.
    se a cama ficar na mesma altura dos bancos laterais e os mesmos tiverem assentos lisos, sem encaixe BUNDAL apertando cabem até 4 pessoas dormindo ali... ta certo, tem que ser da familia senao vira sacanagem....

Vc já viu as bolsas de ar ou balão, aqui as duas palavras se referem ao mesmo objeto, já vi em alguns jipes usarem essa bolsa como macaco hidraulico com os devidos suportes, colocar abaixo do eixo aperta o botão e o carro esta fora do chão, já vi adaptarem bolsa de ar embaixo do banco do jipe pra ficar amortecido o banco igual banco de motorista de onibus. A bolsa de ar deve ficar melhor enquadrado ao que vc necessita, a bolsa sem ar fica com altura média de 10 cm e inflado chega a 60 cm dependendo do modelo e uso! Como 2 bolsas mantem um veículo de 30 toneladas equilibrado, imagina o q uma bolsa fará por vc!

Quanto ao sistema de ar, a instalação é semelhante ao air lift, só q vc vai usar somente uma bolsa e compressor pode ser aqueles 12V que liga no cinzeiro.

Posso te falar sinceramente a bolsa quero instalar na band é pra substituir ou auxiliar o feixe duro de molas! Tenho muitas peças compradas, se quiser com as peças que já tenho dá pra colocar freio a ar tb! Se a sua mesa/cama ficar boa vou ter q comprar mais uma bolsa!

Boa sorte!
    4X4 Brasil Razão: correção ortografica
    Baja - Ainda sem nome

Posso te falar sinceramente a bolsa quero instalar na band é pra substituir ou auxiliar o feixe duro de molas! Tenho muitas peças compradas, se quiser com as peças que já tenho dá pra colocar freio a ar tb! Se a sua mesa/cama ficar boa vou ter q comprar mais uma bolsa!

Boa sorte![/QUOTE]

Vc esta me provocando com essa ideia...hehehe
    mas me conta o preço de um kit de ar destes...
    nao tenho nem ideia.... o que precisa e onde encontrar...

Pois é...duas cabeças tem mais cabelos do que uma.....

abraço

Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Vc esta me provocando com essa ideia...hehehe
    mas me conta o preço de um kit de ar destes...
    nao tenho nem ideia.... o que precisa e onde encontrar...

Pois é...duas cabeças tem mais cabelos do que uma.....

abraço
    Com base nessa foto deste post:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...5&postcount=15

Eu usaria a bolsa de ar, e consequentemente diminuiria o numero de feixes! Pq se tirar o feixe tem que colocar 2 barras pra segurar o eixo e mais uma barra panhard(acho que é assim q se escreve).

Pra fazer o esquema de suspensão a ar, aí o negócio fica mais caro! Há 3 caminhos:

- 1º há meu ver é o mais viável, mas não é o mais barato, vai ficar pra mim, já que consigo peças baratinho(ferro-velho)! Troca o sistema de freio de hidrovácuo pra ar, modificando o compressor original pra invês gerar vacuo gerar ar(qualquer mecânico de caminhão faz isso, na realidade o ideal é procurar tais tipos de mecânicos que adaptam freio a ar em caminhões). Para o freio a ar precisaria, além disto:
    * Cuica, uma frontal e uma pra traseira, ou uma que use apenas na traseira, usasse a do MB608
    * Válvula pedal, pode ser dos caminhões volks mais novos.
    * Botija de ar
    * Válvula de escape(é o principal)
    * mangueiras e conectores.
    * Bolsa de ar(4) no seu caso por causa da mesa 5, no meu caso vai ser 5 tb, vou fazer um macaco a ar!
    * Válvula solenóides e botões
    * Manômetro

- 2º O sistema de freio se mantem o original hidrovacuo. Porém teria de compra um compressor 12V de alta capacidade(o valor deste é de R$500 a R$1200), ou usar um compressor de ar condicionado, pra gerar o ar. Aí precisaria:
    * Bolsa de ar(4) no seu caso por causa da mesa 5, no meu caso vai ser 5 tb, vou fazer um macaco a ar!
    * Manômetro

- 3º vc compra um kit pronto no mercado livre, ou outro lugar, varia de R$1500 a R$5000 coloca na pesquisa "air lift"

---

Se vc adotar o sistema todo de air lift, tirando os feixes de mola(meu sonho) vc pode ter um veículo que muda de altura.

Eu instalei o freio SBD na frente, e uso lona atrás, adquiri a pouco tempo uma par de pinças originais do colega forista Glauco Mendes, vou colocar o freio original na frente e sbd atrás(talvez eu use os freios a disco traseiros do kadett), se o freio não ficar do meu agrado, aí vou começar a praticar a primeira opção. Mas tem outros trecos que tá na frente ainda, eu jurei que este ano eu tiro a folga irritante da band(nem que eu tire a caixa original de fábrica e adapte outra), pneus lameiros to montando outro jogo(um lameiro e um de asfalto), tenho que colocar o guincho mecânico, quero trocar os bancos dianteiros, vou colocar o ar condicionado pra funcionar, se puder um turbo, se colocar um turbo um pneu 33". Tanto treco, tanta coisa pra fazer!! Ai, ai!

Taí minha sugestão, se quiser usar boa sorte! Eu aos poucos vou fazendo!
    Abraços
    Baja - Ainda sem nome

[- 1º há meu ver é o mais viável, mas não é o mais barato, vai ficar pra mim, já que consigo peças baratinho(ferro-velho)! Troca o sistema de freio de hidrovácuo pra ar, modificando o compressor original pra invês gerar vacuo gerar ar(qualquer mecânico de caminhão faz isso, na realidade o ideal é procurar tais tipos de mecânicos que adaptam freio a ar em caminhões). Para o freio a ar precisaria, além disto:
    * Cuica, uma frontal e uma pra traseira, ou uma que use apenas na traseira, usasse a do MB608
    * Válvula pedal, pode ser dos caminhões volks mais novos.
    * Botija de ar
    * Válvula de escape(é o principal)
    * Manômetro

Se vc adotar o sistema todo de air lift, tirando os feixes de mola(meu sonho) vc pode ter um veículo que muda de altura.

Grande Max

Achei muuuuuuuito criativa sua ideia do freio a ar, como nos 608, a minha Band ainda tem freio a tambor...to desesperado....hehehe
    peguei ela apenas 15 dias.... e coloquei um sistema adicional de freio pendurado no retrovisor, Trata-se de um TERÇO, quando preciso frear, fico em pé no pedal e ja pego o terço para rezar..... atualmente tenho ABS na band...(Ai Bem, SEGURAAAAAAAAA)
    a primeira coisa a fazer realemnte é o freio da minha, nao sei se falei, mas vou colocar o AR cond. no teto, o gela saco vai virar gela chifre
    fica bem centralizado e gela pra tras, farei um painel de teto, quando for montando vou postando as fotos.... a unica coisa que terei que fazer é um acabamento externo para descer as mangueiras pela lateral da coluna, nao tem espaço pra elas por dentro. como terá um console de teto, ja vai o CD e os falante nele tb. e os fios correrão pelo teto ate o fundo, mais um pequeno console de teto la com dois falante e um circulador de ar apenas.(ventoinha simples) a bicha é quente....
    a minha tem o bagageiro de teto, grandão, vi no forum que um proprietario cobriu ele com aquela chapa de aluminio tipo piso de onibus. pra colocar a barraca em cima, a superficie ja fica lisa, mas pensei em colocar mais para diminuir o calor no teto, ja que ele ficaria "na sombra" o que vc acha???
    pesquisei o air lift no ML, media de 1000 contos, mas será que teria como colocar na suspensão da BAND??? é pesada heim? ficaria fantastico, e mais um detalhe, asa bolsas de ar durariam???
    UFA...falei demais
    Abraços

Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Grande Max

Achei muuuuuuuito criativa sua ideia do freio a ar, como nos 608, a minha Band ainda tem freio a tambor...to desesperado....hehehe
    peguei ela apenas 15 dias.... e coloquei um sistema adicional de freio pendurado no retrovisor, Trata-se de um TERÇO, quando preciso frear, fico em pé no pedal e ja pego o terço para rezar..... atualmente tenho ABS na band...(Ai Bem, SEGURAAAAAAAAA)
    Mesmo q vc mude o sistema de vácuo pra ar, ela só vai aliviar o peso da frenagem, o freio vai ficar mais leve, não vai melhorar o sistema! O que melhora o sistema é o freio a disco! A minha quando era tambor, tem menos de 6 meses que coloquei a disco, o freio a tambor ele freava mais um lado do que o outro, o burrinho do freio sempre vivia dando problema, e quando fazia uma trilha praticamente tinha que trocar as lonas! Os problemas gerados do pedal até o tambor o sistema a ar resolve, mas os problemas com tambor só tirando e colocando a disco! Se vc quiser colocar um freio pra melhorar, mas tá curto de dinheiro:

http://www.gama4x4.com.br/produto_mo...o&prod_id=3021

Este usa o disco da toyota original mais a pinça de kombi!

ou

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ighlight=berga

esse eu não se de quem é a pinça!

Ou se vc quiser gastar mais o kit de freio a disco original vargas, deve sair a pelo menos R$1200 a vista! Vai na toyomax, www.toyomax.com.br, deve ser até menos.

Na minha tá o SBD que comprei na trator gama, mas adquirir as pinças e vou colocar o sistema original vargas, e colocar o sbd pra trás! Freio a disco nas 4.
    a primeira coisa a fazer realemnte é o freio da minha, nao sei se falei, mas vou colocar o AR cond. no teto, o gela saco vai virar gela chifre
    fica bem centralizado e gela pra tras, farei um painel de teto, quando for montando vou postando as fotos....
    Coloca um ar condicionado de van, já viu a da boxer! Vc acha esse ar condicionado em cemitério de vans, sua band é longa o q num falta é espaço! Vc pode colocar tanto no centro como acima da porta traseira.
    a unica coisa que terei que fazer é um acabamento externo para descer as mangueiras pela lateral da coluna, nao tem espaço pra elas por dentro. como terá um console de teto, ja vai o CD e os falante nele tb. e os fios correrão pelo teto ate o fundo, mais um pequeno console de teto la com dois falante e um circulador de ar apenas.(ventoinha simples) a bicha é quente....
    Vc pensa em passar as mangueiras do ar-condicionado por fora?
    a minha tem o bagageiro de teto, grandão, vi no forum que um proprietario cobriu ele com aquela chapa de aluminio tipo piso de onibus. pra colocar a barraca em cima, a superficie ja fica lisa, mas pensei em colocar mais para diminuir o calor no teto, ja que ele ficaria "na sombra" o que vc acha???
    Acho que vi esse bagageiro numa defender! Já pensei nisto tb, mas se vc for fazer a cama dentro do carro, pra q vc precisa de barraca?
    Quanto a sombra, acho q não vai ser muito não, maior parte do calor interno de uma toyota é gerado pelo motor!(Sistema de aquecimento interno, não melhora nem no verão!)
    pesquisei o air lift no ML, media de 1000 contos, mas será que teria como colocar na suspensão da BAND??? é pesada heim? ficaria fantastico, e mais um detalhe, asa bolsas de ar durariam???
    UFA...falei demais
    Abraços
    Bem depende da bolsa de ar, as bolsas de ar que eu iria usar é a mesma que usa em caminhão e/ou onibus, aquilo é tão forte quanto um pneu. Para air lift no meu caso só falta a bolsa, o suporte da mola e os conectores. Se alguem fala que aquilo estoura fácil, ou é pq tá usando material de péssima qualidade ou já tá gasta demais, aquilo é um pneu, funciona como camera de ar porém é tão forte quanto um pneu. Aquilo é bruto! Na minha região, tem algumas carretas basculhantes, que fretam areia e pedra, e usam a bolsa de ar como mola adicional, principalmente quanto o basculhante tá levantado! Só que as bolsas ficam no eixo que não levanta, pois tais carretas são truckadas!

Boa sorte, a gente vai se falando!
    Baja - Ainda sem nome

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem