Sua band é longa né?
Quando eu tinha os bancos laterais, eu tinha algo parecido com o terceiro esquema e o primeiro esquema sem a mesa! Eu to pensando ainda se coloco o sistema original dos bancos ou os laterais! Se vc for fazer tal idéia informe com fotos.
No caso da mesa, do primeiro esquema já pensou em algo tipo mesa de bar, aquelas mesinhas de ferro?, pra cama vc poderia fazer até algo igual, só que ela ficaria no meio ficaria um X e para mesa ficaria um X tipo mesa de bar mesmo, só q sua mesa ficaria estofada, se plano de cima vc não quisesse retirar! Ou a parte estofada vc faz tipo um suporte debaixo da "cama/mesa" pra guardar caso fique fora de uso!
Pra limitar a flexibilidade do X, ou vc põe tipo preguinho, ou pensa quem sabe um macaco hidraulico do tipo garrafinha! Ou se seu carro tiver um sistema de ar(bolsa de ar e/ou air lift)! Se usar lift pra cama subir do chão e depois virar uma mesa, vc não precisa do X, pode usar o X apenas pra fins estéticos e de alinhamento! Mesa e cama com aperto de um botão!!!!!
Quanto a bolsa de ar pra cama que pode virar mesa, vc pode comprar um compressor pequeno, este de R$50 e comprar uma bolsa de ar de carreta!
Creio que ficará mais prático! Agora to até pensando em fazer na minha!
Boa sorte!