Postado originalmente por
mecamaniaco
Olá pessoal, vou compartilhar um pouco do que sei sobre motores e turbinas...
A borboleta no coletor dos motores 14B visam principalmente a diminuição do RUÍDO do motor em baixa aceleração. A remoção ou desativação dessa peça fará com que o motor fique mais barulhento, sem falar que perderá frio motor e a chance de evitar/controlar um runaway (disparo de motores diesel).
A válvula blow-off, ou de prioridade, é usada para aliviar a pressão excessiva que ocorre durante o fechamento abrupto da tal borboleta do coletor. Essa contrapressão espontânea, além de causar desgaste prematuro na turbina devido ao impacto, também causa a desaceleração do rotor da turbina, aumentando o LAG para a próxima aceleração. Ainda sobre essa válvula, todas "espirram", mas existem 3 principais modelos, são eles:
Original silenciosa - Possui duas vedações por mola, a primeira impede a entrada de ar externo e a segunda é acionada pelo vácuo/pressão do coletor. A descarga é canalizada para a caixa de filtro de ar ou outro ponto não pressurizado. Usada em veículos turbo de fábrica.
Original com descarga (espirro) - Possui duas vedações por mola, a primeira impede a entrada de ar externo e a segunda é acionada pelo vácuo/pressão do coletor. A descarga é realizada na atmosfera, podendo ter diferentes tons de "espirro" conforme o formato da saída. Comumente usada em veículos turbo de fábrica para fazer o som característico de turbinados.
Customizada com descarga (espirro) - Possui apenas uma vedação que acionada pelo vácuo/pressão do coletor e possui regulagem de sensibilidade (maior ou menor descarga). Não pode ser usada em veículos turbo de fábrica e também não deve ser usada em veículos off-road pois permite a entrada de ar não filtrado ou não mapeado no caso dos injetados.
Sobre a potência, a pressão gerada pela turbina NÃO traduz potência final do motor!!! A pressão é o produto da conversão energética da queima do combustível em energia mecânica, ou seja, uma turbina melhor terá uma taxa de conversão melhor, mas ter mais pressão, e consequentemente mais oxigênio, NÃO significa que você terá mais potência pelo simples fato de que a relação estequiométrica do DIESEL já poderia estar sendo atingida na configuração original. Para aumentar a potência de um motor diesel é OBRIGATÓRIO o aumento do débito de combustível (famosas voltas na bomba). No caso de motores mecânicos como o da band, ao acelerar tudo de uma vez o motor DEVERÁ soltar fumaça preta até a estabilização da rotação, caso contrário a regulagem da bomba injetora está aquém do ideal (salvo motores com LDA onde essa defasagem é compensada automaticamente).