vácuo para servo freio(hidrovácuo)
Citação:
Postado originalmente por
guilhermeabreu
AÊ GALERA
Acho que estão confundindo as bolas , O ALTERNADOR da BAND e da S-10 , não tem nada a ver com o VÁCUO da DIR. HIDR. , OU HIDROVÁCUO DO FREIO .
O que tem na S-10 que faz VÁCUO para a DIR. HIDR. e o HIDROVÁCUO DO FREIO , é uma peça única blindada que não tem reparo para ser consertada qdo der defeito , já tive este problema com meu ENGESA que adaptei o motor MWM 2.8 da S-10 , que qdo deu defeito no HIDROVÁCUO , fiquei tb sem a DIREÇÃO HIDRÁULICA , e TIVE de comprar NOVA esta peçinha BONITINHA que custou a MICHARIA de R$1.850,00 , se quizesse ter DIREÇÃO HIDRÁULICA E FREIO HIDROVÁCUO , duas coisinhas "sem nescessidade " num jipe não? É UMA PORRADA NOS CORNOS MESMO .
E acho que esta peça não dá para adaptar no motor OM 314 MERCEDES da TOY BAND , pq esta peça , é encaixada no motor MWM através de engrenagem , e dentro do motor OM 314 , não tem esta engrenagem correspondente a esta peça , entendeu? Qquer dúvida é só perguntar .
O ALTERNADOR É SÓ PARA GERAR CORRENTE ELÉTRICA .
Pera lá,
Como diria Jack o estripador, VAMOS POR PARTES:
Existem duas formas de se produzir o vácuo necessário para o funcionamento do servo freio, que é diferente nos motores a gasolina/álcool e nos motores diesel:
Nos motores a gasolina o vácuo é obtido pela depressão existente no tubo de admissão logo após a borboleta do carburador e desse tubo sai a mangueira diretamente para o hidrovácuo.
Nos motores diesel, esse vácuo não pode ser obtido no coletor de admissão como no exemplo anterior e sabe pq?Pq não tem a borboleta no tubo de admissão, a passagem é livre e consequentemente o vácuo alí é muito baixo para o bom funcionamento do servo freio. Por isso, furar a admissão e ligar ao hidrovácuo não funciona nesses motores.
Daí, entra em cena uma nova peça chamada EXAUSTOR que é acoplada diretamente nas engrenagens da distribuição do motor na maioria dos casos.Esse EXAUSTOR não é nada mais que uma bomba de vácuo exclusiva para o servo freio e não para a DH ,que não usa vácuo.
A relação entre esse EXAUSTOR e a DH é que em alguns motores a bomba da DH é acoplada ao eixo do EXAUSTOR,então, por "tabela" se o EXAUSTOR pifar, pára tb a bomba da DH.
Recentemente em alguns motores apareceu outra configuração, o EXAUSTOR acoplado ao eixo do alternador como em algumas VansEntão, se o alternador der algum problema o servo freio ficará comprometido.
Nos motores OM 314 Mercedez que equipam as Band´s, não existe a possibilidade de instalar tais exaustores pois a construção do motor não permite.Originalmente para esse fim esses motores tem um compressor instalado ao lado do bloco,próximo a bomba injetora.Caso não possuam,pode-se instalar um ou então usar o alternador com exaustor acoplado..
[]´s