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  • #1

    Caixa de cambio com ferrugem ?




    Pessoal
    Boa tarde.

    Há umas duas semanas não consegui engatar mais a redução.
    Levei no mecanicoi e quando ele abriu o cambio (cambio mesmo, não na redução), notamos que as paredes internas da caixa de cambio e em algumas engrenagens, apresentavam ferrugem.

    Essa caixa de cambio já havia sido aberta em nov/2006 e não estava assim.
    Dela pra cá, não atravessei rio nem nenhuma situação que tornasse a possibiliade de entrar agua. Nunca faltou óleo na caixa ( eu verifico regularmente e havia troquei o oleo em jan/2008).

    Achei intrigante e resolvi consultar aos amigos.
    Alguem vê alguma explicação para essa ferrugem?

    No agurdo e agracedecendo desde já.

  • #2
    Usuário Avatar de Torezan
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    Olá, não sei responder a dúvida, mas estou com problemas para engatar a reduzida também. No meu caso, a alavanca vai até a posição correta mas o carro não sai do lugar parecendo estar no modo "Neutro". Se forçar pressionada, às vezes consegue-se, porém se largar ela arranha e escapa.
    Se alguém puder me ajudar, por favor, me indique alguma solução.
    Abraço a todos.

  • #3
    tevi muito band e hilux primeir serie com este problema.tem da desmontar a tampa do transfer,limpar e lixar o comando e o eixo que sustenta eli.colocar graxa ao Litio e.............
    principalmente engatar minimo uma vez pra semana a traçao e reduzida.
    comprei uma hilux 95,a alvanca da traçao estav completamente travada.disbloquei ela com o masarico.
    nao tem jeito,a condensa que se forma no interno da caixa faz que o comando da traçao e do cambio vai ferujando e muito rapido.se consegue um melhoramento colocando em cima da caixa e da reduzida um respiro

  • #4
    Citação Postado originalmente por Torezan Ver Post
    Olá, não sei responder a dúvida, mas estou com problemas para engatar a reduzida também. No meu caso, a alavanca vai até a posição correta mas o carro não sai do lugar parecendo estar no modo "Neutro". Se forçar pressionada, às vezes consegue-se, porém se largar ela arranha e escapa.
    Se alguém puder me ajudar, por favor, me indique alguma solução.
    Abraço a todos.
    Torezan,
    O mesmo estava acontecendo com minha Band. Quanndo o mecanico abriu a caixa de redução, alguns dentes das engrenagens estavam quebradas e um eixo (pequeno, que tem retentor de borracha nas extremidades) estava todo lanhado. Possivelmente, esse eixo de má qualidade foi a causa que deu começo às folgas. Detalhes: esse eixo já, havia sido trocado há +- 1 ano
    Vou tentar achar peças de melhor qualidade desta vez.
    abraço

  • #5
    Usuário Avatar de Torezan
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    Citação Postado originalmente por Aurelio Palma Ver Post
    Torezan,
    O mesmo estava acontecendo com minha Band. Quanndo o mecanico abriu a caixa de redução, alguns dentes das engrenagens estavam quebradas e um eixo (pequeno, que tem retentor de borracha nas extremidades) estava todo lanhado. Possivelmente, esse eixo de má qualidade foi a causa que deu começo às folgas. Detalhes: esse eixo já, havia sido trocado há +- 1 ano
    Vou tentar achar peças de melhor qualidade desta vez.
    abraço
    Aurélio,
    Mesmo com esses problemas, a tração 4x4 longa funcionava normalmente ou tinha algum problema?
    Segundo o mecânico especializado em Bandeirante que me vendeu a picape, todos os veículos são revisados, porém, sabe-se que mecânico que abre caixa de transferência e reduzida de um veículo de órgão público para vender, é tão raro como mosca branca. Acredito ter sido vítima de engano, a começar pelos ítens da elétrica que o especialista não me garantiu alegando que "Nem os 0km têm garantia de elétrica" e veio com pequenos defeitos que estou corrigindo.
    Vou tentar verificar o problema e se achar algo condizente, postarei aqui.
    Abraço a todos.

  • #6
    Citação Postado originalmente por Torezan Ver Post
    Olá, não sei responder a dúvida, mas estou com problemas para engatar a reduzida também. No meu caso, a alavanca vai até a posição correta mas o carro não sai do lugar parecendo estar no modo "Neutro". Se forçar pressionada, às vezes consegue-se, porém se largar ela arranha e escapa.
    Se alguém puder me ajudar, por favor, me indique alguma solução.
    Abraço a todos.
    Cara já tive esse mesmo problema, eram os rolamentos da redução que estavam ruins e tive que troca-los, nunca mais tive problemas.

    Abraços

  • #7
    Usuário Avatar de estyvybeykr
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    Talking dificuldade para reduzida

    Citação Postado originalmente por Torezan Ver Post
    Olá, não sei responder a dúvida, mas estou com problemas para engatar a reduzida também. No meu caso, a alavanca vai até a posição correta mas o carro não sai do lugar parecendo estar no modo "Neutro". Se forçar pressionada, às vezes consegue-se, porém se largar ela arranha e escapa.
    Se alguém puder me ajudar, por favor, me indique alguma solução.
    Abraço a todos.

    Torez , verifica na alavanca da reduzida, a haste e a articulação que nela e rosqueada, talvez a regulagem ou o desgaste estejam impedindo o engate da mesma. Espero que mais essa dica lhe ajude.
    Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco e o homem tem pouco conhecimento.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37857

  • #8
    Usuário Avatar de Torezan
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    Valeu pela dica, vou tentar as soluções propostas e se não der certo, o jeito é abrir a caixa, mas acredito ser algum tipo de folga como citado anteriormente.
    Abraço a todos.

  • #9
    Usuário Avatar de Torezan
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    Ainda não consegui parar a Bandeirante pra fazer os reparos indicados aqui, mas recentemente tive por duas vezes o mesmo problema:
    Ao ficar num atoleiro, desci para ligar a roda-livre e meu pai que estava dentro do veículo puxou a alavanca e tentou arrancar, mas quando despejou a força do OM-364 ouviu-se um grande estalo (na primeira vez achei que tinha quebrado algo) e a tração dianteira não funcionou, então ele reposicionou a alavanca interna e a velha Toyota saiu brincando do buraco.
    O que pode ter havido? Teria ligação com o fato de não conseguir segurar a reduzida no lugar?

  • #10

    Tracao Band 95

    Citação Postado originalmente por Torezan Ver Post
    Ainda não consegui parar a Bandeirante pra fazer os reparos indicados aqui, mas recentemente tive por duas vezes o mesmo problema:
    Ao ficar num atoleiro, desci para ligar a roda-livre e meu pai que estava dentro do veículo puxou a alavanca e tentou arrancar, mas quando despejou a força do OM-364 ouviu-se um grande estalo (na primeira vez achei que tinha quebrado algo) e a tração dianteira não funcionou, então ele reposicionou a alavanca interna e a velha Toyota saiu brincando do buraco.
    O que pode ter havido? Teria ligação com o fato de não conseguir segurar a reduzida no lugar?
    Torezan,

    Voce teve algum problema mais sério em caixa de tração? A caixa tracao da sua OM é a mesma da band 95 motor 14 b.

    Estou com uma band cs 95, muuuuiiito conservada... porém pequeno vazamento de óleo na caixa (merejando), onde quero ajustar isto também. Mas o que ocorre é que ao acionar 4x4 na roda livre, 4x4 no cambio, ok entra direitnho, só que pra tirar é o sofrimento... será que estou fazendo certo? pra tirar tem que rodar a roda livre no 4x2 e depois tirar dentro?

    Nunca uso o 4x4, somente para nao ficar parado mesmo... nao faço trilhas.

    Se souber de algum tópico por aqui!!! me avisa!

    valeu!
    Alexandre Elisei (Caeté-mg)
    Bandeirante cab. simples 1995, Tocantins Tr Plus 1989 www.minhastrilhas.xpg.com.br

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