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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de André Cajarana
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    Lightbulb Biodiesel! Usar Ou Não Usar No Motor Toyota




    Olá amigos da 4x4

    Gostaria que alguns amigos mais experientes no assunto a respeito de BIODIESEL, fornecessem informações tais como:
    - É compensatório aos motores a diesel da Toyota usarem Biodiesel;
    - Quais são as principais vantagens e desvantagem em usar o biodiesel nos motores a óleo diesel?
    - O preço é compensador?
    - É necessário trocar ou colocar algum equipamento para se usar o biodiesel?
    - Aumenta a vida útil do motor?, etc , etc

    É BOM SABER QUE:
    Sabemos que a criação do primeiro motor a diesel que funcionou de forma eficiente data do dia 10 de agosto de 1893, portanto, há 115 anos e fui criado por Rudolf Diesel, na Alemanha, e por isso recebeu este nome. Alguns anos depois, a motor foi apresentado oficialmente na Feira Mundial de Paris, França, em 1898. E o mais importante, é que o combustível então utilizado era de óleo de amendoim, um tipo de biocombustível obtido pelo processo de transesterificação (separação da glicerina e do biodiesel).

    UM FORTE ABRAÇO A TODOS
    'Se queres chegar a possuir Cristo, jamais o busques sem a cruz" (S. João da Cruz)

  • #2
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    André

    Duas más notícias.

    1: O biodiesel, de acordo com esse estudo http://www.tecpar.br/cerbio/Palestra...Programa...pdf é ruim para qualquer tipo de motor à diesel.

    2: Todo o diesel vendido hoje no Brasil, ou seja, o diesel distribuído pela Petrobras é biodíesel.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    André
    2: Todo o diesel vendido hoje no Brasil, ou seja, o diesel distribuído pela Petrobras é biodíesel.
    Isso não é verdade. O diesel comum vendido nos postos do Brasil contem apenas 3% de biodiesel. Todos os 97% restantes continuam tendo como origem o petroleo.
    4X4 Brasil

  • #4
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    Araçari, esses 3% classificam o diesel como biodiesel. O termo biodiesel sempre foi referido a uma percentagem pequena de vegetal, e a maioria diesel mineral. Na Europa eles usam de 5 a 10% de vegetal e o resto mineral e sempre chamaram de biodiesel. A Petrobras está trabalhado num diesel chamado H-Bio em que o óleo vegetal faz parte do processo de refino do mineral e eles cogitam usar até 12% de óleo vegetal. Agora, o chamado biodiesel como conhecemos sempre foi uma fração de vegetal 3 a 6% e o resto mineral. Se você está falando em 100 % diesel vegetal isso é outra história. Tirando a Greenpeace, não sei quem use o diesel 100% vegetal aqui no Brasil. Na Malaysia, existe um diesel 100% vegetal oriundo de uma palmeira referido como “óleo de palma”.

    O que a Petrobras precisa fazer é cortar a quantidade obscena de enxofre usada no diesel brasileiro antes de mais nada.
    4X4 Brasil

  • #5
    Francisco, se o diesel contem uma mistura de apenas 3% ele não é biodiesel nem aqui nem na China, apesar da Petrobras dar esse nome a ele (claro, convém, é "ecologicamente correto"). Pros efeitos negativos no motor que vc falou com certeza precisaria de uma concentração muito maior de biodiesel... B50 pra cima, no mínimo.

  • #6
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    Araçari, você pode chamar do que quiser, o que eu tentava esclarecer a você, é que o termo "biodiesel" é usado na Europa, a mais de 20 anos, referindo-se a uma mistura de mais ou menos 6% de diesel vegetal para 94% de diesel mineral. Desde então, os paises que usam essa fração de vegetal no diesel mineral sempre usaram o termo "biodiesel". Não é uma invenção minha.

    Biodiesel, é apenas um termo que é usado a muitos anos. Se você discorda dele é outra questão filosófica, e se acha que só o diesel 100% vegetal deve ser chamado de biodiesel, sugiro você começar sua campanha no European Biodiesel Board em Bruxelas, e não aqui nesse forum.

    Em suma, você pode discordar do termo, mas até segunda ordem, biodiesel se refere a uma proporção pequena de óleo vegetal misturada ao diesel comum.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Araçari Ver Post
    se o diesel contem uma mistura de apenas 3% ele não é biodiesel nem aqui nem na China, apesar da Petrobras dar esse nome a ele (claro, convém, é "ecologicamente correto")
    Particularmente acho que, se analisarmos a palavra BIODIESEL ao "pé da letra", tal termo deveria ser aplicado somente a um combustível de origem 100% vegetal, mas acho que todos nós sabemos muito bem como são as coisas .... marketing é fod@!!!


    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    O que a Petrobras precisa fazer é cortar a quantidade obscena de enxofre usada no diesel brasileiro antes de mais nada.
    O enxofre é um dos elementos responsáveis pela lubrificidade do diesel, ou seja pela saúde da bomba injetora e consequentemente do motor.

    O diesel que comercializam na Europa e EUA, apresentam teores infinitamente menores de enxofre, porém os motores deles já vem de longa data sendo reformulados para "trabalhar" neste regime.

  • #8
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    Dieselboy

    Com relação ao enxofre, pouco me importa a: "saúde da bomba injetora e consequentemente do motor". Acho que a saúde do meio ambiente, e das pessoas é muito mais importante. Você está falando em nivelar por baixo quando diz que "os motores deles já vem de longa data sendo reformulados para "trabalhar" neste regime." Você quer dizer então que no Brasil não se deve aperfeiçoar os motores a diesel (praticamente todos de tecnologia européia), para a gente continuar a poluir o ar com enxofre? Fala sério; o mundo inteiro está reduzindo drasticamente a quantidade de enxofre no diesel, só o Brasil continua na retaguarda.

    Quanto ao termo Biodiesel, você pode não achar o nome justo, mas é a vida assim mesmo. Existe um termo chamado B100 para se referir ao diesel vegetal 100%.

    Concordo que se analisarmos o termo "biodiesel' ao pé da letra ele deveria ser 100% verde, mas não é assim.
    4X4 Brasil

  • #9
    prezado Chico,
    você como sempre, bem informado...abraços e boa dica para os "diesel's users" !

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