x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 54

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Aécio Rodrigues
    Entrada
    23/05/2006
    Local
    São Joaquim de Bicas/MG
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Intercooler na Band com motor MB364 turbo




    Prezados amigos, tenho uma Band 94 com motor MB364 turbo, 5 marchas e estou considerando instalar um intercooler nela, porém tenho algumas dúvidas: Realmente melhora bem o rendimento e consumo? Vale a pena pelo custoxbenefício? Alguém já fez esta instalação? Qual seria o intercooler mais indicado para instalar? Grato pelas ajuda.

  • #2
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Aécio Rodrigues
    (...)Realmente melhora bem o rendimento e consumo? Vale a pena pelo custoxbenefício?(...)
    Aécio,

    Melhora o rendimento com certeza, mas não haverá diferença significativa em relação ao consumo.
    Acho que vale a pena sim, pois o motor trabalha mais frio proporcionando vida útil mais longa.
    Segue um link de uma Band a venda que mostra, em uma das fotos, um intercooler instalado.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...rbo-interc-_JM

    Abs,

    Aurélio

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Aecio
    A minha está 7 a 8 anos com intercooler do Volks 8-150 . poderia ser do 8-120 , do cargo 815 , etc... igual a da foto que o aurélio mandou.
    Melhora bem o torque em baixas /médias rotações.

  • #4
    Usuário Avatar de Aécio Rodrigues
    Entrada
    23/05/2006
    Local
    São Joaquim de Bicas/MG
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Bom dia amigos, muito agradecido pelas informações. Vocês teriam noção de custo do intercooler usado? Alguém me disse que o melhor é usar mangueiras novas e não aproveitar as usadas pois não saberia as condições reais delas. A questão é que estas mangueiras são bem caras. Aproveitando, alguém já viu uma Band com aquelas rodas de ferrro da Hilux? Elas servem?

  • #5
    Usuário Avatar de gbalero_URU
    Entrada
    01/12/2004
    Local
    Montevideo Uruguay/
    Idade
    56
    Posts
    196
    Agradecimentos: 2
    hola estas llantas son de hilux 4x4 creo que del 95/96, y son iguales a las que trajeron los ultimos fj40 por el año 1985, ademas no tocan en los punteros, son 16" x 7,5"
    A mi gusto esteticamente van bien con el visual de nuestras band.
    Un saludo Gerardo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Intercooler na Band com motor MB364 turbo-100_0456.jpg   Intercooler na Band com motor MB364 turbo-100_0461.jpg   Intercooler na Band com motor MB364 turbo-100_0455.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0

    Aecio

    Prezado Aecio,

    uilizo na minha Band OM-314 o intercooler do caminhão VW-8150 (o mesmo citado e utilizado pelo colega João Chikui), o mesmo eh bem dimensionado para o motor das Bands 3.7 ( O caminhão eh 4.0L).

    Comprei na Radiadores San Vito (Mooca Sao Paulo), eles são revendedores autorizados da marca Visconde (Fabricante de radiadores e intercooler originais para autos e caminhões nac e importados).

    Paguei no meu, novo q é utilizado no caminhão VW 8-150 há 1 ano atrás R$450,00 à vista c/ 1 ano de garantia.

    Segue o telefone: 11 2294-9848

    Ps.: O preço realmente é mto bom, pesquisei durante 15 dias seguidos até encontrar esta loja mas valeu à pena...uma boa economia!!! Houve quem pedisse quase R$850,00 em um intercooler(L200-Hilux-etc) usado em desmanches

    Espero que ajude.

    Segue abaixo mais detalhes, foto e link sobre o assunto para consulta:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=17439


    Abr
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #7
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Oi Aécio

    Tenho um Bandeirante curto com um 364-A (da MB-912), e instalei o intercooler Garrett original para esse motor, com dutos em aço inox de 70 mm ø, mangueira de silicone lisas (para evitar turbulência do ar), braçadeiras reforçadas (para evitar vazamentos), válvula LDA, coletor de admissão com entrada de 85 mm ø frontal, enfim, fiz tudo o possível para deixar a instalação nos trinques.

    A diferença em performance, que falam 15 a 18 %, de fato não ocorreu, e a história é a seguinte:

    Quando você tem um turbodíesel sem intercooler, ele tem mais torque na hora que você liga ele de manhã, frio, e quando o motor esquenta, ele perde um pouco de torque. Quando se trata de um caminhão como o MB-912 (OM 364-A / 122 hp) sem o intercooler, ou o MB-914 (OM 364-LA / 140 hp) com intercooler, e ambos estão levando 9 toneladas de carga num dia quente de verão, subindo uma serra íngreme, talvez esses 15 a 18 % de potência a mais no intercooler ocorram. Mas, no caso do nosso Bandeirante peso pena, essa diferença fica muito minimizada. Eu fiquei um pouco desapontado, mas depois de consultar muita gente, inclusive o mecânico chefe da Mercedes em Petrópolis, comecei a entender melhor a coisa. O motor, certamente ganha mais sobrevida (hmm, de 500.000 km para 750.000 km...), etc, e tal, mas não espere milagres em performance de um intercooler.

    Por um outro lado, o intercooler aumenta a chance de perda de pressão do turbo se não for muito bem vedado, já que o ar faz um caminho longo do caracol ao coletor de admissão, e como a gente sabe, a perda de pressão por vasamento de ar no turbo, transforma ele no velho maçarico, a emenda fica pior que o soneto. É uma “faca de dois legumes”.

    Sugestões para aumentar o rendimento do intercooler: Não use mangueiras sanfonadas, para reduzir a turbulância do ar entre o caracol e o coletor de admissão, e sobretudo, use braçadeiras largas com aperto por porca, e reforce elas com outra porca travante para não haver nenhum vazamento de ar que tire a pressão da turbina. Lembre que um furo de alfinete em alguma mangueira de ar tira potência do motor.

    Connclusão: se você quer saber como o seu motor turbo vai andar na melhor das circunstancias com o intercooler, lique ele de manhã, e saia com ele normalmente, sem esquentar o motor. É isso. O lado ruim do intercooler, é que, se a instalação não for 100 %, e houver turbulência de ar, ou pior, vazamentos o carro vai andar menos que antes.

    Abraço;
    Chico

  • #8
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Concordo com o Chico, a instalação faz toda diferença.

    Quanto a temperatura de funcionamento e diferença de performance por parte do intercooler, realmente isso aparece com o motor em temperatura normal de funcionamento, dias quentes e naquelas infinitas subidas onde o motor e turbina são mais exigidos. Além de o benefício de longo prazo que é uma maior vida util do motor.

    Na minha Band OM 314 turbo intercooler não ha perda de pressão, mesmo eu considerando o percurso entre caracol(turbina) e admimissão um puco longo.

    O manometro do turbo que está ligado no coletor de adimissão(bem proximo do motor), chega a medir 1,2kg de pico(não recomendado) com pé em baixo, ou seja, mesmo com o longo percurso o ar chega ao motor com uma ótima pressão e não ha perda de rendimento.

    Ps.: Para uma Band de uso exclusivo em trilhas, onde predomina o uso em baixa rotação(em um motor que já é de baixa rotação), realmente o intercooler fará pouca difrença na performance e talvez o investimento não valha a pena.

    Abr
    4X4 Brasil
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #9
    Usuário
    Entrada
    21/08/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    53
    Posts
    369
    Agradecimento: 1
    Amigos toyoteiros,
    Obrigado pelas informações.Ficou bem esclarecido.
    Acho que vou optar 1° em turbinar e depois coloco intercooler sendo que quero uso mais para trilhas mesmo.

    Tenho mais uma duvida quando atravessar lugares como rios,riachos com agua cobrindo o paralama não há possibildade de trinca da turbina caso entre em contato com a agua e tenha um choque termico.Aguenta nestes casos???

    Abração a todos
    Junior

  • #10
    Vamos ver se entendi:Uma band usada para trilhas seria melhor usar uma turbina pequena(apl240 por ex) sem intercooler o que resultaria em mais torque em baixas rotacoes do que usar uma turbina maior com cooler, que no caso dessa ultima renderia melhor em regimes altos em rodovias? Me corrijam se tiver errado, e tambem tenho a mesma duvida do Junior sobre uma possivel trinca na turbina no caso de entrar com a viatura na agua.

  • #11
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,070
    Agradecimento: 1
    Junior,

    Consegui a foto q te falei do 364 turbo intercooler com filtro no lugar original. Está em anexo.

    Alan /Junior,

    Quanto a pegar alagado com a turbina, a recomendacao do fabricante, não é fazer isso. Porém a minha turbina e de um amigo meu, já já tem na band. dele há 7 anos, nunca deu nenhum problema. E olha que a nossas bands ja passaram em cada "buraco". rsrs OBs: Nossas turbinas são ambas da Master Power .48/.63 sem valvulas, porem trabalhadas internamentes. 100 % de satisfação. Bate na casa de 1,2 facil facil....(nao recomendado conforme o Guiga disse)

    Espero ter ajudado.

    Abs,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Intercooler na Band com motor MB364 turbo-turbo_364.jpg  
    Felippe (Bob Filho)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade