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  • #1

    Suspensão de barra ou mola elicoidal?




    Caros:

    Eu tenho uma Band ano 90 que adquiri em 2003. Quando eu a comprei ela estava com os pneus BF 33". Nesse começo de ano fui obrigado a trocar os pneus da band pois o jogo de pneus dianteiros havia acabado. Fui aconselhado por amigos a colocar pneus menores, diante do uso que faço da viatura. Coloquei pneus BF 235/75 (nas 4 rodas).
    Os jumelos da band são jumelos mais "altos" que o original em função dos 33". Penso agora em voltar os jumelos originais na Band. Alguem sabe me dizer se devo ou não fazer isso? qual a grande mudança (alem da altura da viatura)?
    Outra duvida: Já vi Bands que o pessoal adptou molas elicoidais na suspensão ao invéz de barras. Fica legal? Também já reparei que algumas Bands tem o conjunto de barras da suspensão presas da parte superior do eixo e não na inferior como original. Qual a grande mudaça?

    Abraço a todos
    Guilherme

  • #2
    Uma outra questão:

    Ao trocar meus pneus em uma revendedora da Michelan, no momento de alinhar os penus dianteiros os mecanicos me disseram que segundo o relatorio do computador que faz as medições, eu precisava fazer a cambagem e a regulagem de caster do eixo dianteiro de minha Band. Conversando com o mecânico que sempre meche na minha band ele riu, e me disse que não se faz cambagem na Band.
    Fiquei na duvida. Existe ou não cambagem para Band? e regulagem do caster?

    Abraço
    Guilherme

  • #3
    Guilherme,

    O computador tinha razão qto ao caster. Como se regula? Colocanndo uma cunha no feixe dde molas, normalmente rotacionando-o no sentido horário.

    Sds,
    LM

  • #4
    Saberia me dizer os maleficios de um caster desregulado?

    Valeu
    Guilherme

  • #5
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    caster errado , provocado por rotação do eixo dianteiro, talvez pela troca de jumelo por um bem mais alto.
    Carro fica arisco , com reações imprevisíveis, o volante não retorna automaticamente apos uma curva, etc...

  • #6
    Faz sentido João, noto minha Band com um comportamento mais "arisco" como vc descreveu.
    Valeu pela dica

    Abraço
    Guilherme

  • #7
    Usuário Avatar de Bruno cf
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    Tem como fazer cambagem sim, porem meio salgado o preço.
    Toyota Bandeirante - 1967 "The Tractor"
    JIPEIROS DA SERRA

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Jumelo alto è ilusao, o ganho de altura è insignificante comparado aos problemas que ocasiona prejudicando estabilidade e dirigibilidade.

    Usando jumelos de tamanho original com buchas novas nos feixes vc permite que a suspensao trabalhe melhor e ganha com isso um certo conforto atè.

    Molas helicoidais nao recomendo, a nao ser que vc seja engenheiro mecanico e tenha ferramental adequado e experiencia pra desenvolver um projeto seguro e eficiente. Caso contrario mantenha os feixes la.

    O que vc fala de barras sobre o eixo conhecemos aqui como SPOA, sugiro que pesquise no fòrum usando esse termo pois vai encontrar varias fotos e informacoes sobre o asunto. Adianto que è uma modificacao que exige bastante criterio e os beneficios sao muitos principalmente pra viaturas muito utilizadas em trilhas.

    Sobre cambagem e caster leia as informacoes no seguinte topico
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=34560

    desculpe algum erro de escrita, estou num notebook e nao sei usar todos os recursos do teclado.

  • #9
    Valeu pelos toques Elmer

    Abraço
    Guilherme

  • #10
    Usuário Avatar de Amadeus_band
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    e se eu usar jumelos maiores só na trazeira? se jumelos maiores não é bom, qual é o jeito mais indicado para aumentar a altura do carro? (no caso masi a trazeira mesmo)
    Toyota Bandeirante 1988 - OJ50LV - Provisoriamente OJ50L
    Motor OM 314-S, Pneus 35''
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=64978

  • #11
    Usuário Avatar de Julio Militão
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    Caros colegas,

    No caso da minha Band (lona curta OM314 turbinada) quando a comprei veio com molas e jumelo de caminhão, parece-me que a do MB1113, porem a trazeira parecia mais baixa que a dianteira. Mandei arquear as molas trazeiras, o que nao adiantou muito. Observando descobri que o jumelo trazeiro da mola trazeira estava muito recuado, proximo ao parachoque. Mandei tira-lo e aproxima-lo do outro, fazendo com que a mola arqueasse naturalmente. Ficou na altura que eu queria e nao senti mudanças na estabilidade.
    Houve a necessidade de colocar uma cunha entre o exio e as molas para inclina-lo de forma a compensar a inclinacao do cardã. Depois de fazer isso é que saquei que deveria ter feito mesmo é feito SPOA, pois, apesar de mais alta, o feixe de molas sob o eixo dificulta a tracao, porem, protege o eixo de pedras.

    Um abraço a todos.

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