x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Suspensão de barra ou mola elicoidal?

Caros:

Eu tenho uma Band ano 90 que adquiri em 2003. Quando eu a comprei ela estava com os pneus BF 33". Nesse começo de ano fui obrigado a trocar os pneus da band pois o jogo de pneus dianteiros havia acabado. Fui aconselhado por amigos a colocar pneus menores, diante do uso que faço da viatura. Coloquei pneus BF 235/75 (nas 4 rodas).
    Os jumelos da band são jumelos mais "altos" que o original em função dos 33". Penso agora em voltar os jumelos originais na Band. Alguem sabe me dizer se devo ou não fazer isso? qual a grande mudança (alem da altura da viatura)?
    Outra duvida: Já vi Bands que o pessoal adptou molas elicoidais na suspensão ao invéz de barras. Fica legal? Também já reparei que algumas Bands tem o conjunto de barras da suspensão presas da parte superior do eixo e não na inferior como original. Qual a grande mudaça?

Abraço a todos
    Guilherme

Uma outra questão:

Ao trocar meus pneus em uma revendedora da Michelan, no momento de alinhar os penus dianteiros os mecanicos me disseram que segundo o relatorio do computador que faz as medições, eu precisava fazer a cambagem e a regulagem de caster do eixo dianteiro de minha Band. Conversando com o mecânico que sempre meche na minha band ele riu, e me disse que não se faz cambagem na Band.
    Fiquei na duvida. Existe ou não cambagem para Band? e regulagem do caster?

Abraço
    Guilherme

Guilherme,

O computador tinha razão qto ao caster. Como se regula? Colocanndo uma cunha no feixe dde molas, normalmente rotacionando-o no sentido horário.

Sds,
    LM

Saberia me dizer os maleficios de um caster desregulado?

Valeu
    Guilherme

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    caster errado , provocado por rotação do eixo dianteiro, talvez pela troca de jumelo por um bem mais alto.
    Carro fica arisco , com reações imprevisíveis, o volante não retorna automaticamente apos uma curva, etc...

Faz sentido João, noto minha Band com um comportamento mais "arisco" como vc descreveu.
    Valeu pela dica

Abraço
    Guilherme

Usuário Avatar de Bruno cf
    Entrada
    15/04/2006
    Local
    Embu - Guaçu/SP
    Agradecimentos: 0
    Tem como fazer cambagem sim, porem meio salgado o preço.
    Toyota Bandeirante - 1967 "The Tractor"
    JIPEIROS DA SERRA

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Jumelo alto è ilusao, o ganho de altura è insignificante comparado aos problemas que ocasiona prejudicando estabilidade e dirigibilidade.

Usando jumelos de tamanho original com buchas novas nos feixes vc permite que a suspensao trabalhe melhor e ganha com isso um certo conforto atè.

Molas helicoidais nao recomendo, a nao ser que vc seja engenheiro mecanico e tenha ferramental adequado e experiencia pra desenvolver um projeto seguro e eficiente. Caso contrario mantenha os feixes la.

O que vc fala de barras sobre o eixo conhecemos aqui como SPOA, sugiro que pesquise no fòrum usando esse termo pois vai encontrar varias fotos e informacoes sobre o asunto. Adianto que è uma modificacao que exige bastante criterio e os beneficios sao muitos principalmente pra viaturas muito utilizadas em trilhas.

Sobre cambagem e caster leia as informacoes no seguinte topico
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=34560

desculpe algum erro de escrita, estou num notebook e nao sei usar todos os recursos do teclado.

Valeu pelos toques Elmer

Abraço
    Guilherme

Usuário Avatar de Amadeus_band
    Entrada
    19/09/2007
    Local
    Aiuruoca/MG
    Agradecimentos: 0
    e se eu usar jumelos maiores só na trazeira? se jumelos maiores não é bom, qual é o jeito mais indicado para aumentar a altura do carro? (no caso masi a trazeira mesmo)
    Toyota Bandeirante 1988 - OJ50LV - Provisoriamente OJ50L
    Motor OM 314-S, Pneus 35''
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=64978

Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Agradecimento: 1
    Caros colegas,

No caso da minha Band (lona curta OM314 turbinada) quando a comprei veio com molas e jumelo de caminhão, parece-me que a do MB1113, porem a trazeira parecia mais baixa que a dianteira. Mandei arquear as molas trazeiras, o que nao adiantou muito. Observando descobri que o jumelo trazeiro da mola trazeira estava muito recuado, proximo ao parachoque. Mandei tira-lo e aproxima-lo do outro, fazendo com que a mola arqueasse naturalmente. Ficou na altura que eu queria e nao senti mudanças na estabilidade.
    Houve a necessidade de colocar uma cunha entre o exio e as molas para inclina-lo de forma a compensar a inclinacao do cardã. Depois de fazer isso é que saquei que deveria ter feito mesmo é feito SPOA, pois, apesar de mais alta, o feixe de molas sob o eixo dificulta a tracao, porem, protege o eixo de pedras.

Um abraço a todos.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem