Postado originalmente por
Ismael Reghin Filho
Oi Sergio Porto.
Eu tinha na fazenda, um trator Valmet 128, que coloquei turbina (ficou igual ao 138).
Tanto no escape dele como no dos 2 tratores de esteira Fiat AD7B, eu coloquei o filtro que você comentou.
Vamos a algumas explicações:
Um filtro de ar simples é aquele onde o ar entra por uma abertura (geralmente um cano ou mangueira), passa pelo filtro (pode ser a banho de óleo ou seco) e depois entra no motor.
Um pré filtro é um sistema que foi criado para máquinas que trabalham em região ou serviço com muita poeira. Ele diminui a quantidade de poeira que passa pelo filtro. Seu funcionamento é bem simples. Ele tem algumas aletas ou algo que produza o mesmo efeito, dentro dele, de forma que a corrente de ar dentro do cano que leva ao filtro principal, seja em forma de espiral. Dessa maneira, os grãos de poeira se movem pelo cano e ao chegarem em determinado ponto, onde há uma abertura, pela ação da força centrífuga, os grãos que são mais pesados entram nessa abertura e param em um copo de plástico. É só o operador ficar de olho na sombra da poeira dentro do copinho e de vez em quando limpar. A remoção e colocação é extremamente simples.
Segue foto:
Na fazenda, quando um trator está gradeando terra, ele anda o dia inteiro dentro de uma densa nuvem de poeira. Quando o operador faz um serviço desse tipo, ele tem que limpar o filtro todo dia. Quando para o serviço ao fim do dia e vai fazer a manutenção da máquina, é normal ter de 1 a 3 dedos de altura de poeira dentro do copinho que deve ser retirado e passado ar. Essa poeira que ficou retida no copinho e evitou-se de ir ao filtro principal, vai fazer com que a vida útil do filtro principal seja maior e melhora sua eficiência por preservá-lo.
Num post anterior, me referi a colocação desse copinho, no tubo do snorkel, logo baixo do seu corpo captador de ar. Mas para que isso funcione é necessário ter dentro do corpo do snorkel, as tais aletas direcionais que irão fazer o ar entrar pelo tubo em espiral.
Existe um outro sistema mais eficiente do que esse (conforme o Sergio Porto bem se lembrou) cuja aspiração é causada apenas e tão somente pelas aletas. Nos tratores de esteira, a hélice do radiador não puxa o ar. Ela empurra. Por ele trabalhar abrindo matas e empurrando vegetação, as sementes dos vegetais, podem trancar a colmeia do radiador fácil, fácil, se ele puxar em vez de empurrar. Esse o motivo da direção do vento ser invertida, até porque não vai ter vento devido a velocidade que é zero! Mas isso, a velocidade zero, tem um inconveniente. As lagartas do trator, enquanto ele anda para frente e para trás, levantam bastante poeira e pelo fato do motor dele ficar baixo em relação a parte de cima das lagartas, temos um sério problema com poeira.
Por isso surgiu um outro modelo de pré-filtro que além de ter o sistema mencionado acima (aletas e copinho), abaixo do copinho ele tem outra abertura na forma de um cano de 1" polegada (+ou-). No cano do escape, acima do silencioso, numa posição intermediária entre o fim do silencioso e a ponta do escape, é feito uma abertura com um cano da mesma medida e é colocada uma mangueira ligando os dois. Dessa maneira, o grão que escapa do copinho, ao passar por aquela abertura da mangueira, é puxado pela pressão negativa causada pela saída do escape. Não consegui encontrar imagem. Mas espero ter explicado bem. O que eu posso dizer é que quando você não usa este sistema, ao parar a máquina pra fazer manutenção no fim do dia, ao bater (não se assopra com ar) o filtro de ar numa superfície firme (um pedaço de madeira), girando ele entre uma batida e outra, a quantidade de pó que sai é bem grande. Chega a fazer um montinho de terra. Quando se usa este sistema, a quantidade de pó diminui bastante. Com isso você preserva melhor o seu motor e diminui a manutenção por troca de filtro, já que ele dura bem mais.
P.S. 1
Porque não se deve assoprar o filtro de ar seco?
No compressor de ar, junta umidade. Ao assoprar o filtro pra tirar o pó, você também deixa o papelão úmido o que é extremamente prejudicial. Ao dar batidinhas de leve sobre uma superfície firme, enquanto vai girando ele bem devagar, as partículas de pó que estão do lado de fora do papelão, vão se desprendendo e caindo. Dessa forma você retira a sujeira e preserva o papelão, garantindo a eficiência do filtro. Se necessário, ao terminar o serviço. uma passada de ar, de longe, bem superficial. só pra arrematar o serviço.
P.S. 2
Me lembrei de outra coisa que é bem interessante. No filtro de ar de um trator mais novo, um New Holand TM 150, câmbio com joystick, tração 4 rodas ligada e o "supra sumo", diferenciais traseiro e dianteiro bloqueados eletronicamente e automáticos (o dianteiro liga e desliga conforme o grau º de esterçamento das rodas dianteiras, o traseiro só ao fazer curvas) para evitar quebra. Super moderno, ar condicionado, cabine de vidro, som, rádio Px, etc... Bom, chega de sonhar, hahaha...
O legal era que o corpo do filtro principal vem com uma cola aplicada nas paredes internas dele. O que o pre'filtro não pega, gruda na cola. Só o que sobra, passa pelo filtro de papelão. Muito show!!!!
P.S. 3
Mandei meu tratorista fazer o curso e antes da hora do mecânico explicar a função da cola, um tratorista que foi trabalhar com o trator, antes de fazer o curso, reclamou que o filtro tinha vindo com defeito. Todo sujo por dentro e que deu o maior trabalhão pra ele limpar. O coitado arrancou toda a cola, hehehe...