MANUAIS DO PROPRIETARIO GRATIS: MANUAL MECANICO TOYOTA BANDEIRANTE
Versão Imprimível
Infelizmente este manual é anterior a 1973, pois o motor Mercedes-Benz ainda é o OM-324, vulgo maçarico. O câmbio é 4M seco e sem reduzida. O ideal é que fosse motor Om-314 ou mais moderno, câmbio 4M ou 5M sincronizado e T-case com reduzida. Mesmo assim obrigado.
Consegui encontrar algumas figuras e informações para o câmbio do Toyota Band 4 M sincronizado e T-case com reduzida. Algumas figuras são dos Land Cruiser (USA), mas com o câmbio H2 que corresponde ao cambio de 4 M sincronizado. Ainda não consegui o manual de serviço dos Toyotas Band com câmbios sincronizados. Quem tiver eu peço a gentileza de me enviar por e-mail.
Anexo 576783 Anexo 576783 Anexo 576784 Anexo 576785 Anexo 576786 Anexo 576787 Anexo 576788 Anexo 576789 Anexo 576790 Anexo 576791 Anexo 576792 Anexo 576793 Anexo 576794 Anexo 576795
Pessoal, consegui obter um manual de reparos do FJ-40, outro manual de reparos do câmbio H41, H42, H50, H55 e T-case. Os dois arquivos estão em PDF e têm muitos desenhos, esquemas, tabelas e dicas. Infelizmente está em Inglês, mas as gravuras permitem entender muita coisa. Tem pouco texto e com um dicionário dá para entender muita coisa. Se estivesse em Português também haveria alguma dificuldade, pois estes manuais são extremamente técnicos e não usam gírias nem jargões dos mecânicos.
Quem desejar, pode me enviar uma mensagem particular e eu envio por email. Um arquivo tem 17.000 KB e outro 36.000 KB. Estes manuais foram editados pela Toyota (Japão) em 1982-84 para uso nos USA (Land Cruiser). O cãmbio H42 deve corresponder ao câmbio 4M sincronizado do Bandeirante e o H50 ao câmbio de 5M.
Boa tarde. vc sabe qtos litros de oleo pega no cambio 4m sincronizado? e qual o tipo de oleo?
Especificações dos tipos de óleo utilizados na lubrificação:
-Motor -Óleos SAE 30 ou 40
-Diferenciais -Óleos SAE 90 com especificações GL4 e GL5
-Caixa de Mudança -Óleos SAE 90 com especificações GL4 e GL5
-Transferência -Óleos SAE 90 com especificações GL4 e GL5
-Caixa Direção -Óleos SAE 90 com especificações GL4 e GL5
-Cubos, Terminais de Direção e Cruzetas - Graxa para rolamento, sempre de primeira linha. Sugestão: LUBRAX Lítio NLGI 2
Eu sempre usei assim para meu Jipão Band 1983 com câmbio 4M sincronizado. A quantidade de óleo você vai colocando até atingir o nível do bujão (superior). A T-case não se comunica com a caixa de câmbio e também deve receber óleo por seu próprio bujão. Não me lembro bem, mas acho que vai 1 litro ou 1,5 litro na T-case e 3 litros na caixa de mudanças. Mas o nível do bujão (superior) mostra a quantidade exata a ser colocada. Sempre fiz assim e deu certo. Espero ter ajudado.
Abraços, CAPT GOTTLIEB
Nota: vendi meu JIPÃO há alguns meses, pois estou com limitação motora e estava ficando complicado pilotá-lo. Êta JIPÃO bom...
Obrigado.
Então minha caixa tá a bastante seca. Pegou dois litros de óleo.
Lembre sempre que a caixa de câmbio NÃO se comunica com a T-case. Quando for colocar óleo precisa fazê-lo separadamente. Bons passeios.