Ok, assim que conversar com um amigo, p confirmar se ele tem ainda um AC, te mando um e-mail. Essa era a dica kkkkkkkkkkkkkkk
Versão Imprimível
Pessoal tempos atrás eu tinha visto uma veraneio onde o dono tinha instalado o ar condicionado de uma maneira bem inusitada, a caixa de saída de ar em vez ficar no painel foi instalada no teto na traseira da veraneio... Muito me lembrou a instalação de algumas vans... As saídas de ar são praticamente individuais... Elas se estendem ao longo do teto... Qdo vi não pude tirar fotos pois estava sem bateria no celular...
Por uma feliz coincidência hj passando na rua vi a veraneio parada com um cartaz de vende-se... Fui falar com o dono e ele autorizou q eu tirasse algumas fotos...
sinceramente achei uma ótima solução... Só me espantei com onde está o radiador do sistema do ar condicionado, está junto ao chassis acima do diferencial trazeiro...
vou postar as fotos pra vcs verem... Talvez a qualidade não fique das melhores pa tenho q tirar a foto do celular....
roccleber,
Tenho insistido aqui no forum sobre o planejamento do cofre do motor.
Quando a gente olha o espaço ocupado pelo motor parece que sobra espaço no cofre para fazermos o que quisermos.
Mas não é assim.
É preciso pensar em todas as adaptações e em todos os upgrades que se pretende e deixar reservado o espaço para cada coisa.
Por exemplo, se a Band não tem DH ou servofreio, deve-se lembrar que a bomba da DH, o alternador com bomba de vácuo e o compressor do AC concorrem concorrem pelos mesmos espaços porque dependem de correias e precisam ficar alinhados com a polia do motor. Bem como filtro de ar, dutos de intercooler e turbina, bateria, reservatórios, ventilador do ar forçado, bateria, etc, também têm que ser acomodados sem interferir em cardã de guincho, barra de direção e outros itens que são fixos.
Pessoal as fotos q eu comentei
Anexo 518633
Anexo 518636
A minha Band eh modelo jipe... Longa... Essa solução me pareceu bem razoável pá o teto eh bem alto... Oq vcs acham???
Goncalez,
Na Band longa é possível a colocar uma evaporadora de 2 motores, usadas em minivan.
Dá pra instalar no teto do porta malas. Na Band curta não cabe.
Veja esse tópico, tem essa opção:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ra-band-3.html
Cleber
Tem uma pessoa no grupo Toyoteiros Google vendendo réplicas do suporte original do compressor do AC que fica no lugar 'certo', não em cima do alternador, mas do lado oposto, em frente ao banco do carona. Acho essa instalação a mais correta.
Sugiro também você instalar a caixa evaporadora não em frente ao carona (embaixo do porta-luvas), mas no centro do painel. Dessa forma, você distribui o ar frio melhor dentro da cabine, não congela o carona, e também a manipulação do AC fica mais segura porque você não tem que se esticar todo para mexer nos botões. Para essa instalação, você tem que sacrificar o rádio e cinzeiro, e se o seu câmbio for de 4 marchas tem que dar um torque na alavanca para ela não bater na CE em 1a e 3a, se for caixa de 5 não precisa mexer.
E tenha certeza que o compressor é Nippon Densu.
Abraço;
Chico
Valeu pela dica Hercilio.... Esse projeto deve se concretizar somente no ano que vem...
Como não pretendo fazer trilhas pesadas... Essa colocação do radiador do ar condicionado sob a carroceria acima do diferencial trazeiro parece atraente... Será q ajuda a evitar o superaquecimento do motor???
abracos a todos
tambem estou curioso nesta ideia Sergio
Ontem liguei aqui em uma empresa de ar condicionado, chamado James, aqui em florianopolis.
Eu perguntei se ele coloca ar condicionado em bandeirante, e qual ele usa, se era muito adaptado (gambiarra).
Ele respondeu que coloca um quit universal denso, e manda fazer o suporte, e tem a pulia e tudo, me pediu 3500, o qual no momento eu nao tenho, kkkk liguei so porque me empolguei com a conversa.
Alguem sabe alguma coisa destes quit universal, se são bons, se posso me incomodar com eles, e dar algum rolo com o motor, radiador do jipe.
ele falo que gela super bem este quit.
abraço
Cleber, R$3.500 é preço demais pra esse pouco de produto.