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  • #1

    Comprando Bandeirante nova!!




    Pessoal, tenho lido muito nos últimos dias, e é tanta informação que as dúvidas persistem... vou pedir ajudar de vocês para sanar algumas dúvidas diretas que tenho, pois estou na eminência de realizar um sonho de infância e comprar uma bandeirante curta ano 91, motor do 709. Não ví ela ainda(só em fotos), só tenho informação que ela possui dh, ar condicionado, bancos de couro, pneus 33 novos, rodas 12 polegadas, snorkel original e pelas fotos está muito bem cuidada.
    Primeira informação é que será meu único carro.. para o dia a dia e passeios fora de estrada, principalmente região de serra, cannyons e estradas de terra... não usarei para fazer trilha.
    Já tive um 4x4 (frontier) que meu dei muita alegria e me levou nos passeios mais legais que já fiz... mas acabei tendo que vender e agora estou por trocar meu golf por uma band que sempre fui apaixonado, porém nunca tive a experiência nem de entrar.. muito menos de andar. Bom segue as dúvidas:
    A band em questão, está equipada com pneus novos 33x12,5, não costumo andar rápido, minha velocidade cruzeiro é 100 km/h.
    Ela anda tranquilamente nessa velocidade cruzeiro ou o motor fica "esguelado" me forçando a fazer alguma alteração?
    Pelo que li é muito importante que ela tenha freios a disco na dianteira e eixo flutuante na traseira.
    Ainda não sei se esta que vou olhar tem, gostaria de saber se costuma ocorrer problemas com o eixo semi-flutuante na traseira e se é uma coisa que preciso trocar com urgência caso eu compre, pois vi que o valor do investimento é alto. Pelo que vi a troca dos freios tambor por disco é simples e não é tão caro.
    XTERRA 2004!!
    EX FRONTIER ATTACK 4X4 2007

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Joel Darlan,
    Vejo que você está bem informado a respeito da configuração da Band.

    O principal upgrade é o freio a disco no eixo dianteiro. O segundo é a direção hidráulica.
    Eu, particularmente, não abro mão do sistema e das peças originais mas existem boas adaptações. Penso que nos anúncios, as adaptações deveriam ser mencionadas. Seria mais transparente e honesto.

    Ar condicionado é um item de conforto indispensável em algumas regiões.

    A velocidade de cruzeiro da Band com pneus 33 e cambio de 4 marchas é 95 km/h, mas dá pra andar a 100 km/h tranquilamente.
    Se quiser um pouco mais de elasticidade no câmbio, poderá trocar a relação de coroa&pinhão ou colocar um câmbio de 5 marchas. Aí rodará tranquilo a 120 km/h.

    O eixo flutuante é importante, mas os acidentes por quebra não são comuns. É um reforço que tranquiliza quem viaja com o jipe. É um upgrade desejado por 100% dos toyoteiros.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #3
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    Hercílio e demais colegas, de inestimável valor os comentários que vocês fizeram! Muito obrigado!

    Como também estou comprando uma Band e como também sou absolutamente leigo e não saco nada de mecânica, vocês fariam a gentileza de tecer alguns comentários sobre como funciona esse negócio de colocar ar-condicionado em Bands? Um cara que quer me vender uma disse, por exemplo, que essa específica já vem com as ligações para colocar ar-condicionado.

    Outra coisa que ele disse e sobre a qual seria massa vocês mais entendidos comentarem é a seguinte: O cara me disse que o cardan da tração 4x4 está desligado, pois o dono só usava o carro na cidade e, segundo ele, isso deixaria o carro mais solto. Há algum problema nisso, amigos toyoteiros?

    Outra: Dá pra usar uma Bandizinha mais velha (1989) com esse motor OM 314 sem ter que, necessariamente, turbinar? Eu, por exemplo, sou dos que acham que andar a 100 Km já está de bom tamanho, lembrando, inclusive, que o limite das nossas rodovias é de apenas 110 Km/h.

    Mais uma vez, obrigado! Vocês são 10. Rsrs...

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por Euzébio Lemes Ver Post
    Hercílio e demais colegas, de inestimável valor os comentários que vocês fizeram! Muito obrigado!

    Como também estou comprando uma Band e como também sou absolutamente leigo e não saco nada de mecânica, vocês fariam a gentileza de tecer alguns comentários sobre como funciona esse negócio de colocar ar-condicionado em Bands? Um cara que quer me vender uma disse, por exemplo, que essa específica já vem com as ligações para colocar ar-condicionado.

    Outra coisa que ele disse e sobre a qual seria massa vocês mais entendidos comentarem é a seguinte: O cara me disse que o cardan da tração 4x4 está desligado, pois o dono só usava o carro na cidade e, segundo ele, isso deixaria o carro mais solto. Há algum problema nisso, amigos toyoteiros?

    Outra: Dá pra usar uma Bandizinha mais velha (1989) com esse motor OM 314 sem ter que, necessariamente, turbinar? Eu, por exemplo, sou dos que acham que andar a 100 Km já está de bom tamanho, lembrando, inclusive, que o limite das nossas rodovias é de apenas 110 Km/h.

    Mais uma vez, obrigado! Vocês são 10. Rsrs...
    Euzébio,
    São duas questões complicadas, e pela sua indicação, o vendedor pode não estar sendo transparente em relação essa Band.

    Primeiro porque o ar condicionado que vinha como opcional na Band tinha uma peça que era exclusiva da Band, o suporte do compressor. É uma peça um tanto rara, e acredito que se tivesse essa peça não abriria mão do ar condicionado.

    A retirada do cardã para andar soltinho é uma alegação, no mínimo, estranha. Provavelmente o cardã foi retirado porque alguma coisa quebrou. Ou no diferencial, ou na Caixa de transferência.
    Basta saber que a roda-livre tem exatamente essa função de liberar o conjunto para não girar junto com as rodas.

    Então é importante voce saber que a colocação do ar condicionado usando uma evaporadora comum "gela-saco" de 15k BTUs, vai te custar perto de 2.500 reais, incluindo-se a confecção do suporte do compressor.
    A tração dianteira, será uma incógnita. Se tiver que colocar o diferencial completo (coroa, pinhão, planetárias, etc) vai ficar caro. No mínimo uns 3.000,00.
    Se o problema foi na Caixa de transferência, também não será barato.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
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  • #5
    Usuário Avatar de nirlei
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    Joel, usei minha Band como único veículo por dois anos. Vai depender do seu nível de exigência quanto ao conforto e mimos que carros modernos possuem e o Bandeirante não. Por coincidência, minha viatura é ano 91. Quanto à velocidade de cruzeiro, com mecânica original e pneus 33", dá pra manter 100 a 110 km/h na boa. Hoje, mesmo turbinada, continua com a mesma velocidade média nas viagens (pra mudar isso, só alongando os diferenciais ou trocando o cambio de 4 por um de 5 marchas). Na minha modesta opinião, andar acima de 110 numa Band não é agradável (além de ser perigoso). Ela não tem estrutura para isso.

    Um abraço e boa sorte na procura pela viatura!!!
    Nirlei Pires
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  • #6
    Bom saber que ela anda em velocidade cruzeiro a 90 - 100... na verdade minha preocupação era que ela nessa velocidade tivesse com o giro do motor muito alto... com aquela sensação de que está forçando o motor... Vou verificar essa semana ela.. ver se tem freio a disco e eixo traseiro flutuante... Não entendo nada de mecânica, então meu parâmetro é apenas oque leio aqui no fórum... Muita informação para um leigo, hehehe. Vou verificar se tem algum podre.. Tem algum lugar que devo olhar com mais atenção a lataria? procurar podres?? e sobre o motor, alguma coisa para eu olhar com mais atenção?
    XTERRA 2004!!
    EX FRONTIER ATTACK 4X4 2007

  • #7
    Outra pergunta besta, hehehe, notei que algumas tem snorkel do lado esquerdo (caso desta que estou vendo, é daqueles modelos originais) e outras do lado direito... tem um padrão de fábrica original?
    XTERRA 2004!!
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por JOEL_DARLAN Ver Post
    Outra pergunta besta, hehehe, notei que algumas tem snorkel do lado esquerdo (caso desta que estou vendo, é daqueles modelos originais) e outras do lado direito... tem um padrão de fábrica original?
    eu tambem gostaria de colocar um eixo traseiro flutuante na minha porem o investimento é alto, ja tenho a minha a 8 anos e tenho pneus 35 e nunca tive problemas, lembrando que, uso a band todos os dias na cidade e em passeios, porem não uso em trilhas.
    troller t4 2.8 2003
    willys 1950 motor opala 151 so pra trilha
    fordinho 1929 em restauração

  • #9
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    fique atento aos relatos de acidente com as bands , pois tem alguns detalhes na condução do veiculo ....
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por JOEL_DARLAN Ver Post
    Outra pergunta besta, hehehe, notei que algumas tem snorkel do lado esquerdo (caso desta que estou vendo, é daqueles modelos originais) e outras do lado direito... tem um padrão de fábrica original?
    O 364, como é a que está vendo, trem filtro de ar à esquerda, e o 314 tem à direita, por isso o snorkel varia de posição.
    O 14b nem sei de que lado fica, mas creio que na esquerda.

  • #11
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    O snorkel é um equipamento para quem faz trilha e atravessa áreas alagadas.
    O OM364 tem o filtro no lado do motorista e o snorkel fica nesse lada, mas ao colocar intercooler, pode-se optar por outro arranjo.

    Quanto a velocidade, não convém abusar. Em uma ultrapassagem, talvez pode-se apertar um pouco, mas evite correr muito pois a estabilidade é péssima. Se for necessária uma manobra brusca em velocidade, vai se perder e não segura mais.

    O conforto exige muita boa vontade. Diria amor mesmo.
    Por isso as patroas torcem o nariz.
    Meu jipe eu uso diariamente. É o meu carro do dia-a-dia, mas aqui em casa tem outros carros, daí quando é para viajar, ninguém quer ir de jipe, sou voto vencido.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    O snorkel é um equipamento para quem faz trilha e atravessa áreas alagadas.
    O OM364 tem o filtro no lado do motorista e o snorkel fica nesse lada, mas ao colocar intercooler, pode-se optar por outro arranjo.

    Quanto a velocidade, não convém abusar. Em uma ultrapassagem, talvez pode-se apertar um pouco, mas evite correr muito pois a estabilidade é péssima. Se for necessária uma manobra brusca em velocidade, vai se perder e não segura mais.

    O conforto exige muita boa vontade. Diria amor mesmo.
    Por isso as patroas torcem o nariz.
    Meu jipe eu uso diariamente. É o meu carro do dia-a-dia, mas aqui em casa tem outros carros, daí quando é para viajar, ninguém quer ir de jipe, sou voto vencido.
    Hercílio lá em casa sou privilegiado meu amigo, todos preferem o "jeep" do pai ao "carro" da mãe, já tem um bom tempo que não viajamos de carro, apenas de Bandeirante e todos vão feliz da vida!

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