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Tópico: motor 14b

Hybrid View

  • #1
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    Leandro, mas o OM 352 maçarico tem 130 cv, que equipava os caminhões 1113, 1513, 2013, só depois que turbinaram ele que foi para uns 160cv, mb 1516 e em seguida o mb 1518, 184cv.
    Dá para ver tb que o OM 366, sem turbo gera 136cv, com turbo 185cv, mb 1618 e com TB e IC em torno de 200-210cv, mb 1620 e 1621.
    Abaixo, uma tabela informativa meia básica dos motores MB:

    EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS MOTORES MERCEDES-BENZ


    1955 - Sofunge funde o primeiro bloco para motor da Mercedes-Benz do Brasil
    1956 - OM 321 de injeção indireta, 6 cilindros e potência de 100 cv
    1958 - OM 326 de 6 cilindros e potência de 110 e 150 cv
    1961 - OM 324 de 4 cilindros e 70 cv
    1964 - Nova versão do OM 326, de 180 cv de potência
    1969 - OM 352 de injeção direta (grande avanço tecnológico) 6 cilindros e 130 cv
    1971 - OM 352 A turboalimentado de 156 cv
    1972 - OM 355/6 de 6 cilindros e 200 cv e OM 314 de 4 cilindros e 85 cv
    1973 - OM 355/5 de 5 cilindros e 192 cv
    1974 - Novas versões do OM 355/5, de 170 e de 240 cv
    1976 - OM 355/6 A turboalimentado de 285 cv
    1977 - Produção do motor diesel número 500.000
    1977 - Motores com combustíveis alternativos: álcool, álcool aditivado e óleos vegetais esterificados
    1978 - OM 355 A turboalimentado de 210 cv
    1984 - OM 355/5 A de 238 cv e OM 355/6 LA turbocooler e 326 cv
    1984 - Produção do motor diesel número 1.000.000
    1985 - Motor a gás natural M 352 G
    1987 - OM 366 de 6 cilindros e 136 cv, versão M 366 G a gás natural e OM 366 A turboalimentado de 184 cv
    1988 - OM 364 de 4 cilindros e 90 cv e OM 364 A turboalimentado de 122 cv
    1989 - OM 366 LA turbocooler de 210 cv
    1990 - OM 449 A de 5 cilindros turboalimentado de 252 cv e turbocooler de 300cv; e OM 447 LA turbocooler de 6 cilindros e 354 cv e de 408 cv
    1995 - Venda da Sofunge para a Fundição Tupy; exportação do primeiro motor a gás M 447h G
    1998 - OM 457 LA turbocooler eletrônico de 360 cv, o primeiro motor com gerenciamento eletrônico
    1999 - OM 904 LA turbocooler eletrônico de 4 cilindros e 170 cv
    2000 - OM 906 LA turbocooler eletrônico de 230 cv e de 280 cv
    2001 - Produção do motor diesel número 2.000.000
    2001 - OM 926 LA turbocooler eletrônico de 7,2 litros e 326 cv;OM 460 LA de 450 cv para a Freightliner; OM 924 LA de 4,8 litros e 220 cv; M 366 LAG com injeção eletrônica a gás natural
    2006 - Motores Mercedes-Benz aptos para uso do biodiesel B2
    2008 - Motores Mercedes-Benz aptos para uso do biodiesel B5
    2009 - Produção do motor diesel número 2.500.000

  • #2
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    Vejo que o amigo entende de motores eu tb sei o que faz diferença da potencia nos motores por ex biela leve, LDA, jet cooler, avanço no comando ao de valvulas , entendo bem de motores até monto eles se for preciso! mas é bom saber que tem gente que entende do assunto pra debater! o amigo é mecânico ?

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Leandro Savionek Ver Post
    Vejo que o amigo entende de motores eu tb sei o que faz diferença da potencia nos motores por ex biela leve, LDA, jet cooler, avanço no comando ao de valvulas , entendo bem de motores até monto eles se for preciso! mas é bom saber que tem gente que entende do assunto pra debater! o amigo é mecânico ?

    Olá Leandro.
    Na verdade sou médico. Tenho uma fazenda com máquinas , caminhão, trator etc., e com a necessidade de manutenções periódicas, acabo seguindo o mecânico e aprendendo e dando palpites. No caso do motor 6 canecos , (tem dois a mais que o 608), o que aconteceu na minha Band quando desatolava um caminhão, foi o cardã ficar retorcido sobre o próprio eixo, e por incrível que pareça as cruzetas não estouraram. Acredito que seria o problema a ser resolvido com o torque do 06 cilindros

    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #4
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    Tem um tópico aqui com uma Band com esse motor. Procura pelo google é mais fácil.
    Tonha - Bandeirante CD 91 OM364S Turbo. DH. Bloqueio Kaiser. Butinas 35" Disco 4 Rodas. Guincho.

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