Boa noite Pessoal!
Recentemente estive fazendo uma pesquisa sobre os câmbios que são utilizados em nossas Toyotas Bandeirante.
Bom, a conclusão que cheguei é que:
1 - O Câmbio 4 marchas que equipa as nossas Bandeirantes, é o mesmo que equipava os antigos Land Cruisers, desde os anos 60.
2 - O Câmbio 5 marchas de nossas Bandeirantes, com motor OM-364 ou Toyota 14B, também foi utilizado nos Land Cruisers. (salvo engano, até os primeiros modelos da Série 70, que também é um Heavy Duty).
Mas acho que isso todo mundo já sabia, correto!?
O que achei durante as pesquisas e que não encontrei por aqui, foi o manual de Reparação (Repair Manual) desses câmbios.
Outras informações úteis:
1 - O nosso câmbio 4m é conhecido por H42.
2 - O nosso câmbio 5m é conhecido por H55.
3 - O câmbio H55 também é conhecido por H55F.
4 - O câmbio H55 foi utilizado com motores a Gasolina (2F, 3F, etc.) e Diesel (3B, 4B, 1HZ, etc.).
5 - O câmbio H55 utilizado com o input shaft dos motores à gasolina, foi utilizado na versão da Bandeirante que veio com OM-364.
6 - O câmbio H55 utilizado com input shaft dos motores à diesel, foi utilizado na versão da Bandeirante com motor 14B, porém a Capa Seca é diferente.
Aqui está o link para o Manual de Reparação (repair manual) dos câmbios:
https://drive.google.com/file/d/0Byo...ew?usp=sharing
PS: alguém conhece o mantenedor do servidor ATINET, que armazena outros manuais de Toyotas??? Se puder, peçam para fazer o UP dos arquivos.
Bom, acho que é isso.
Se tiver alguma informação errada, dêem um grito!

Aproveito para compartilhar uma imagem da Toyota, que "categoriza" os veículos produzidos por "Nível de robustez" / "Destinação".
E nesse sentido, gostaria de lembrar que estes câmbios foram criados para Land Cruisers Heavy Duty!
Abraços