Olá pessoal,
Conversando com Titanium das mudanças em minha CD 89, uma das 'surpresas' foi a adaptação de um tanque de 120 lts da D10 1988 (na verdade, 126 lts).
Me incomodava profundamente o cheiro de diesel dentro da cabine (com ar, então...). E como cachorro em poste, não aguentava ver um posto, que tinha que parar para abastecer, baixa autonomia.
Em 2011 ao deixá-la no chassis para uma lanternagem geral, resolvi eliminar o tanque e a bateria da cabine, selando o assoalho para melhor aproveitamento do AC. A bateria foi para caçamba com o suporte dela. E o tanque?
Conversa vai, conversa vem, cheguei ao tanque da D10 88 com 120 lts. Novo custava em torno de R$ 500/550 sem a cinta que o prende a carroceria. Peguei o telefone e no segundo ferro-velho achei. Fui lá e estava preso a um chassis jogado no meio do mato exposto no tempo. Apesar da minha desconfiança com relação ao estado (ressecado/furado) retiramos e paguei R$ 180 com a cinta. NÃO ESQUEÇAM DA CINTA que segura o tanque. Adaptei no lugar do estepe, coube como uma luva. Única adaptação mecânica, foi soldar uma barra entre os chassis para fixação da cinta e segurar o tanque. E um novo marcador de combustível, que substituiu o relógio.
Para me prevenir de candiru entrando na traseira e danificando o tanque, fiz uma proteção com chapa de 3/16".
Moral da história: viajando, rodo confortavelmente 1.000 KM e na cidade esqueço.
Fica a dica.
Felicidades a todos.