x
Convex Datacenter
Página 6 de 18 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213141516 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 206
  • #61
    Usuário Avatar de marcvale
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    Recife/PE
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0



    Olá Bira,
    Também tive o mesmo problema de desnivelamento na suspensão traseira, lado direito, do meu Bandeirante. No meu caso, o defeito situava-se na baixa qualidade dos feixes. Mesmo assim o vendedor argumentou que o problema localizava-se na diferença existente entre os lotes de fabricação. Como os feixes pertenciam a lotes diferentes, a dureza dos mesmos não seguiam o mesmo padrão...Pouco convincente, creio. Mesmo assim, tudo foi sanado com correção de arqueamento, sem ônus para mim. Foi pensando no item "Conforto", que no meu Bandeirante, Aço, Curto, ano 1985, resolvi manter a originalidade quanto à suspensão (Feixes dianteiros com 3 lâminas de 8 mm de espessura # Feixes traseiros com 3 lâminas, sendo 1ª e 2ª lâminas com 8 mm e a 3ª lâmina com 11 mm de espessura, respectivamente). Feita esta opção, percebi que a suspensão traseira se encontrava um pouco mais baixa, em relação à dianteira, e como achei a sua montagem muito interessante, principalmente quanto ao efeito da 4ª lâmina, atuando apenas em exigências mais extremas, peço que você poste algumas fotos dos feixes do seu Toyota.
    Um abraço,
    Citação Postado originalmente por Bira IJC Ver Post
    Salve pessoal!

    Quero dar um depoimento sobre alguns serviços que fiz recentemente na minha band (96, curta, capota de aço), procurando seguir algumas dicas e conselhos que andei vendo neste tópico e aqui ficam algumas impressões:

    Molas: mandei dar uma geral na suspensão, desmontei, arqueei para deixá-la nivelada (pois o jipe estava pendendo para esquerda), e tentei convencer o moleiro a fazer a tal adaptação dos calços entre as molas. Para minha surpresa, o cara desaconselhou totalmente. ele é de opinião que colocar esses calços (ou espaçadores) seria deixar o feixe funcionando com "molas quebradas", fazendo as lâminas trabalharem sem o devido apoio. E concluiu dizendo que ele não faria um serviço prá quebrar mais cedo ou mais tarde. Perguntei sobre as tais fitas de nylon, e ele falou que isso tá blz, e que muitos clientes de vans (ducato, etc) tb utilizam deste expediente para reduzir o barulho e aumentar a suavidade, pois diminui fricção entre as lâminas. Resolvi colocar as fitas em todos os 4 feixes.
    Deixei a frente com o setup original, aproveitei e troquei as buchas do jumelo, que eram de PU amarelo e estavam bem folgadas, pelas feitas de pneu. Acho que vale a pena dizer aqui que uso jumelos e amortecedores originais (fica prá próxima, rsrsrs!). Bom, deixei os feixes traseiros com 4 molas cada, sendo 3 lâminas + a última mais grossa e sem arqueamento (contra-mola), que só trabalha perto do limite do curso e/ou com bastante carga. Essa opção se deu por eu andar mais com o carro vazio ou meia carga.
    Resultado>>> A traseira ficou mais mole e baixou um pouco. Quando comprei já estava com 5 molas atrás, o que deixava a traseira empinadinha, mas era dura prá kct. Agora está um pouco mais confortável do que antes, mas o jipe aderna mais nas curvas. Não notei melhora significativa que eu possa atribuir ao uso das fitas.

    Calços de carroceria: troquei os calços originais pelo da Topkits de 1". Segundo o fabricante é a medida ideal para se trabalhar. A arriada que deu na traseira pelo trabalho nas molas quase compensou (no visual) pelo pequeno aumento na altura.
    Resultado>>> Acho que contribui para melhorar, mas decididamente não é milagroso.

    Bancos: substitui os dianteiros originais por um par de Rallye Design (não lembro o modelo, são de segunda mão).
    Resultado: Agoooooora sim! De tudo que fiz esse investimento foi onde realmente senti maiores diferenças. O banco tem apoio para lombar, apoios laterais, reclina, chega prá trás e tem encosto de cabeça.
    Resultado>>> Rodei quase 900km numa tacada e cheguei surpreendentemente sem dores nas costas.

    Calibragem: Coisa à toa, mas eu senti que faz muita diferença!!!! No BF 235/85x16 eu ando agora com 26 na frente e 24 atrás.
    Resultado>>> muda bastante o comportamento do jipe, fica mais pesado e o barulho de arrasto dos pneus aumentou, melhorou o conforto notavelmente em pequenas trepidações do piso.

    Conclusão (e meus 2 centavos): as vezes a gente fica empolgado e pensa que encontrou a fórmula secreta, imaginando que vai dar um verdadeiro salto de patamar, mas quando o faz, acaba vendo que não é láááá aquela coisa toda...
    No geral, senti que o jipe agora é outro, mas é bem difícil avaliar a melhora trazida individualmente por cada componente nesssa mexida geral.
    Por fim, fica o aviso: cuidado com as expecativas.

    Abraços
    Márcio Valença
    Toyota Bandeirante 2001 - Curto

  • #62
    Usuário Avatar de CAMPOSW
    Entrada
    21/01/2007
    Local
    Ouro Preto MG/MG
    Idade
    44
    Posts
    211
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=Bira IJC;919445]Salve pessoal!

    Quero dar um depoimento sobre alguns serviços que fiz recentemente na minha band (96, curta, capota de aço), procurando seguir algumas dicas e conselhos que andei vendo neste tópico e aqui ficam algumas impressões:

    Bira , toda modificaçoes que fazemos nos jeep , sempre vão melhorar um aspecto e piorar em outro .
    no seu caso , como vc retirou molas atras , o jeep pode perder um pouco o conforto em curva , mas é muito melhor voce tirar o pé na curva do que ir pulando a estrada toda .
    se eu não carregase peso na minha band , que é pkp , tambem faria isso .
    Agora sobre os espaçadores , o uso na band é realmente mais complicado que no willys , porque a band tem menos molas , mais larga e mais plana .
    no caso teria que ser espaçadores muito finos pra tirar o atrito , mas o segredo pra não quebrar é a ponta das molas é estarem encostando bem uma na outras . como a mola dá band é plana aí fica mais dificil .
    vc tem fotos aí das fitas ?
    abraço !
    Atual : PageroTR4
    ex :
    HILUX SW 2.8 , Toyota Band 90 OM 314 , JPX 95 , Willys cj-5 69 2.8 diesel , Autocross MEC VW

  • #63
    Usuário Avatar de Bira IJC
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    48
    Posts
    347
    Agradecimentos: 2
    Marcvale e CamposW,

    A band estava tão cabrita qdo comprei que, quando fiz minha primeira viagem, fiquei com o pensamento fixo em mexer em tudo que eu pudesse para tentar amaciá-la um pouco . O que mais me incomodava era o fato da traseira quicar muito. Nem mexia! Agora acho que está trabalhando correto, sinto o molejo ao passar em buracos e aderna um pouco nas curvas, o que considero normal num jipe pesado. Sobre isso, concordo contigo, é só entrar devagar e com mais carinho nas curvas que dá tudo certo.

    vai uma foto do feixe traseiro e a configuração das molas com as fitas instaladas. Vale observar que o grampo c/rolete da contra-mola não está prendendo as outras três, deixando-as trabalharem livremente naquele espaço.

    Abraços,
    Bira.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -molatras.jpg  
    4X4 Brasil

  • #64
    Usuário Avatar de CAMPOSW
    Entrada
    21/01/2007
    Local
    Ouro Preto MG/MG
    Idade
    44
    Posts
    211
    Agradecimentos: 0
    Bira , a ultima mola , a mais grossa , na verdade ela está ajudando a ganhar um pouco a altura da traseira e ao mesmo tempo ela está lá sem ação , mas na hora que vc quiser colocar peso as molas vão encostar , nivelar e ela vai trabalhar .

    é a mola de 2° estagio .
    abraço !
    Atual : PageroTR4
    ex :
    HILUX SW 2.8 , Toyota Band 90 OM 314 , JPX 95 , Willys cj-5 69 2.8 diesel , Autocross MEC VW

  • #65
    Usuário Avatar de marcvale
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    Recife/PE
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Campos.
    Com o devido respeito, ao meu ver a espessura da última mola não influi no ganho de altura e sim na resistência à carga aplicada nos feixes. O ganho de altura só pode ser obtido com a ação dos seguintes componentes, isoladamente ou combinados: Aumento no Arqueamento das lâminas; Aumento da Altura dos Jumelos e a mais laboriosa, a Modificação da suspensão para SPOA. Desse modo, a inserção de mais lâminas ou a variação nas espessuras das mesmas, além do efeito que ocorre na resistência dos feixes, implica apenas no aumento do tamanho dos grampos de fixação dos feixes.
    Um abraço,
    Márcio Valença.
    Citação Postado originalmente por CAMPOSW Ver Post
    Bira , a ultima mola , a mais grossa , na verdade ela está ajudando a ganhar um pouco a altura da traseira e ao mesmo tempo ela está lá sem ação , mas na hora que vc quiser colocar peso as molas vão encostar , nivelar e ela vai trabalhar .

    é a mola de 2° estagio .
    abraço !
    4X4 Brasil
    Márcio Valença
    Toyota Bandeirante 2001 - Curto

  • #66
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Pessoal, alguém tem novidades de como melhorar o conforto na band?

  • #67
    Usuário Avatar de Bambu
    Entrada
    01/05/2009
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    42
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Pessoal, alguém tem novidades de como melhorar o conforto na band?
    Novidades não, mas segui o conselho do colega e coloquei bancos Rallye Design, modelo Stradalle, na dianteira. Pra ter uma idéia a patroa parou de reclamar do desconforto. Fiquei tão feliz que substitui o original traseiro por 2 individuais tipo da Land, mas que ficam virados pra frente. Estou pensando em instalar cinto de 3 pontos atrás, mas ainda não achei informação suficiente no site.

  • #68
    Usuário Avatar de Felipe Françoso
    Entrada
    14/02/2007
    Local
    Agudos/SP
    Idade
    35
    Posts
    92
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Troquei o jogo de molas de minha Band, quando fui comprar o vendedor disse: você quer o normal ou reforçado? Claro que o reforçado, amigo do céu...ficou 10! Pena que muito mais duro, ao por peso fica macio, mas não ando o dia todo com peso, porém ganhei nas trilhas, os pneus 33 ou 34 e alguma coisa por serem recapados não pegam na lata e a altura ficou ótima.
    Quanto ao conforto, passei em um moleiro próximo que me orientou a remover o 2º feixe por ser o mais grosso e que aparentava resistir mais aos outos, e adicionar um contra feixe em baixo, mas fazendo isso ele afirmou que eu perderia altura, consequentemente resistência na trilha, por isso ainda não fiz. (a idéia dos bancos é ótimo, vou fazer também).

    Fotos nos links abaixo.

    http://img29.imageshack.us/img29/2332/dsc00210dh.jpg
    http://img687.imageshack.us/img687/3848/dsc00209ni.jpg
    http://img52.imageshack.us/img52/7567/dsc00215zw.jpg
    http://img121.imageshack.us/img121/1328/dsc00212pm.jpg
    ToyoBand. 81 - 33" VJ910 - APL240 (48.42 automotive)
    Jipeiros de Agudos/SP
    fofrancoso1@hotmail.com

  • #69
    Usuário Avatar de marcvale
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    Recife/PE
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Olá, Felipe.
    Não sei se o problema é do meu micro, mas não estou conseguindo abrir as 3 últimas fotos contidas nos links que você postou. É como se apenas partes delas estivessem disponíveis.
    Dá prá você verificar?
    Grato,
    Márcio.

  • #70
    [QUOTE=Felipe Françoso;1147880]Pessoal,

    Troquei o jogo de molas de minha Band, quando fui comprar o vendedor disse: você quer o normal ou reforçado? Claro que o reforçado, amigo do céu...ficou 10! Pena que muito mais duro, ao por peso fica macio, mas não ando o dia todo com peso, porém ganhei nas trilhas, os pneus 33 ou 34 e alguma coisa por serem recapados não pegam na lata e a altura ficou ótima.
    Quanto ao conforto, passei em um moleiro próximo que me orientou a remover o 2º feixe por ser o mais grosso e que aparentava resistir mais aos outos, e adicionar um contra feixe em baixo, mas fazendo isso ele afirmou que eu perderia altura, consequentemente resistência na trilha, por isso ainda não fiz. (a idéia dos bancos é ótimo, vou fazer também).


    Felipe,

    Estou impressionado com o numero de molas da sua Band. contei 8. A minha tem cinco com laminas plasticas entre as mesmas e já acho muito dura. Com cinco molas fica muito firme, bem alta. Uso no maximo 25 libras no pneu se nào não dá. Estou pensando até em tirar uma mola.

    Sds

    Jaime

  • #71
    Usuário Avatar de marcvale
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    Recife/PE
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Jaime.
    Se a altura do teu Toyota estiver ajustada ao tamanho dos pneus ora utilizados e além disso, você não vai praticar nenhum radicalismo, creio que pode tirar, sim. A minha suspensão está (+ -) como a figura apresentada pelo Bira, ou seja, feixes traseiros com 4 lâminas, sendo as 3 primeiras conforme configuração padrão: 7cm de largura x 8mm de espessura e a 4ª e última lâmina, com 7 cm de largura x 11mm de espessura. Note que a última lâmina, serve como contra-mola. É perceptível que a mesma não fica unida às demais. O veículo, quando sujeito às condições operacionais de baixo peso transportado, trabalha segundo a ação das 3 lâminas por feixe. Só então, quando submetido a um aumento da carga transportada, é que ocorre o contato das 3 primeiras lâminas com a 4ª. A partir desse momento, a memsa proporcionará maior resistência ao conjunto.
    Sds.

    Márcio Valença.
    4X4 Brasil

  • #72
    Usuário Avatar de James Nicodemos
    Entrada
    17/09/2006
    Local
    Porto Velho/RO
    Idade
    54
    Posts
    64
    Agradecimentos: 0
    Caros caamradas toyoteiros.
    O nosso grande trabalho é melhorar a arquitetura de um veículo que pelo projeto já tem mais de 50 anos, isso é dificil, mas, algumas modificações podem em cada caso, melhorar ou piorar o conforto. Eu tenho uma toyota 1988, já comprei com o sitema de feixe de molas com jumelos lubrificados; ao meu ver eu sinto pouca diferença em relação aos não lubrificados. O certo seria colocar amortecedores qualificados para uma melhor perfomance nas duas situações, ou seja, circulação urbana e estradeira. Como havia relatado o projeto de nossa toyota é da década de 50, qual seja FJ 40, após esse projeto a toyota veio aprimorando so projetos, porém, por motivos óbvios e lucrativos, o nosso país não foi agraciado com os novos projetos que os nossos países vizinhos tiveram, a exemplo Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e até mesmo a venezuela. Os projetos mais modermos, como é o caso das séries FJ 45, 55, 60, 70, 80 e a atual prado, foram implemtnadas diversas modificações buscando o conforto, sem prejudicar a durabilidade, confiabilidade e respeitabilidade do produto toyota. Em todos esse projetos posteirores ao nosso, todos eles a aprtir da série 70, receberam sistema de molas helicoidais na frente e mantiveram o feixe de molas traseira.
    Assim sugiro, que vc coloque o calços da topkits, coloque aquelas fitas que são usadas nas molas do uno, troque os amortecedores para os da ranger 2002 em diante, ou se, qusier gastar mais um pouco colque os amortecedores rancho 9000, ou, iroman, troque os bancos por outros de projetos mais modernos, como o do crossfox, hi-lux SW4, corolla, observando sempre que os bancos devem ser aqueles que possuem trilhos na mesma estrutura dos mesmos.
    Esse é apenas uma sugestão que ao meu ver é a mais proveitosa e não se gasta muito.

    abraço grande camarada.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Como melhorar o conforto da L200 Sport
      Por Junior - HSJ no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 27/03/2013, 15:36
    2. como melhorar o conforto no samurai??
      Por gustavo 4x4 no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 17/08/2012, 20:20
    3. Melhorar conforto na ranger
      Por Joseph paulo no fórum Ford
      Respostas: 42
      Última resposta: 13/10/2010, 15:17
    4. Como melhorar conforto na Nova Hilux
      Por rubensvx no fórum Toyota
      Respostas: 16
      Última resposta: 04/06/2010, 09:30
    5. Conforto PNEU S10CD como melhorar
      Por chadoiam no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 15
      Última resposta: 11/03/2009, 21:41

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade