x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/06/2014
    Local
    Natal/RN
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Post Adaptação para Bandeirante de Molas espirais




    Estou pensando em um método de tirar os feixes de molas da minha Bandeirante e por Molas espirais.

    Alguém já fez este tipo de adaptação? Fica bom mesmo? Precisa de adaptar o que para a mola e fica acomodada corretamente, e evitando simples problemas? Tenho medo de fazer este tipo de serviço e ficar "quebrando" as bases das molas ou até torar a mola.

    Me ajudemm!!

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por Wiltonverissimo Ver Post
    Estou pensando em um método de tirar os feixes de molas da minha Bandeirante e por Molas espirais.

    Alguém já fez este tipo de adaptação? Fica bom mesmo? Precisa de adaptar o que para a mola e fica acomodada corretamente, e evitando simples problemas? Tenho medo de fazer este tipo de serviço e ficar "quebrando" as bases das molas ou até torar a mola.

    Me ajudemm!!
    Esse assunto foi discutido aqui no fórum e temos o relato da adaptação bem sucedida no jipe do DeMelo (by Rodrigo Odin))

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...rd-2links.html (BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links)
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,394
    Agradecimentos: 145
    Eu apostaria no seguinte: em time que está ganhando não se mexe heheheheh
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Os relatos do DeMelo demonstram a satisfação com a adaptação.
    Mas quem pensar nessa alteração, saiba de antemão que é caro.

    A discussão rolou nesse tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ndeirante.html (Suspensão 4link na bandeirante)
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #5
    Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    850
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Eu apostaria no seguinte: em time que está ganhando não se mexe heheheheh
    Eu apostaria que: em time que se está ganhando, se mexe para continuar ganhando ou ganhar mais, no caso das molas helicoidais, ganha-se, e muito, em conforto e leitura do solo pela suspa, que fica mais acurada. Isto é, a band não dá "coices".
    Agora, é uma adaptação cara, para se fazer bem feito, mas indiscutivelmente de qualidade, pois engesa, troller e outros a utilizam.
    abçs
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,394
    Agradecimentos: 145
    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Eu apostaria que: em time que se está ganhando, se mexe para continuar ganhando ou ganhar mais, no caso das molas helicoidais, ganha-se, e muito, em conforto e leitura do solo pela suspa, que fica mais acurada. Isto é, a band não dá "coices".
    Agora, é uma adaptação cara, para se fazer bem feito, mas indiscutivelmente de qualidade, pois engesa, troller e outros a utilizam.
    abçs
    Eu não gastaria meu dinheiro para trocar a suspensão da minha band, se fosse o caso de um pouco mais de conforto, venderia a band e compraria um troller, pajero cherokee etc....
    Como disse em em outro post esses dias, tenho um amigo que tem uma band 1991, jeep curto, sendo que ele já comprou ela com essas molas, mais barras estabilizadoras e tudo mais, sendo que na época da compra ele disse que tinha comprado a band dos sonhos dele.
    Há uns dois meses, retirou tudo e colocou feixes de molas, isso que ele só anda na cidade e trilhas leves, não mete em trilhas pesadas, pois para isso tem um jeep preparado e ralado.
    Eu nunca conduzi uma band com essas molas, mas para instalar vai um monte de tempo e dinheiro, e, se for para retornar para a susp antiga, gasta-se quase a mesma quantia, além que fica as cicatrizes das soldas no chassi, eixos e em outras peças.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #7
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Boa tarde Amigos DeMelo e Sergio c! Em termos de adaptação pode tudo e se falando em jeep então tem uma infinidade de de coisas que podem ser feitas agora vai de cada um e tudo depende da imaginação e do bolso de cada um, eu também faço algumas coisas no meu jeep mas é tudo "simples e funcional" , respeito a opinião de vocês dois. E aqui toda a informação é bem vinda!

    Um grande abraço para vocês!

  • #8
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Sergio, todo e qualquer upgrade feito na Band depende da utilização que o Dono faz. E, claro, também depende do gosto dele.

    A adaptação que o amigo DeMelo fez foi primorosa, milimetricamente pensada e passou por um longo processo de evolução durante a instalação.
    Não foi simplesmente pegar a suspensão de um jipe qualquer e jogar debaixo da Band.

    E isso requer, sim, tempo, dedicação e investimento $$.. mas o resultado do trabalho dele certamente ficou diferente do que foi feito na Band do seu amigo.

    E se ficou diferente, pode ser que tenha ficado absurdamente melhor.
    Suspensão é um trem delicado.
    Qualquer folga ou item mal calculado, pode por a perder todo o investimento e, principalmente, a Segurança do veículo.

    ..

    EU não faria a instalação de molas helicoidais na minha Band simplesmente por que ela é Cabine Dupla e com amortecedores Rancho fica praticamente um Landau!
    De tão macia que fica, para rodar na estrada eu coloco na regulagem mais dura.....

    No caso do DeMelo (que é Band Longa) e no caso de uma band curta, acho que só os Rancho não Resolvem de vez o problema, assim EU ACHO QUE VALE SIM o investimento!

    Comprar um Trolha ou uma Pajero não é uma opção comparável à Band.
    A Band é um carro rústico de mecânica extremamente simples, confiável e de baixo custo de manutenção.
    Acha-se peças de lataria e mecânica em qualquer lugar e a um preço bem acessível.

    Pajero e Troller não são assim...

    Então para quem quer e precisa de um carro confiável, simples e robusto para longas expedições para lugares remotos melhor contar com uma Band do que com esses carros que já estão cheios de eletrônica embarcada.

    Repito: vai da necessidade do proprietário.
    Mas comparar troller e pajero com Band..... não é por aí... cada carro tem seus pontos fortes e fracos.

    O que o DeMelo fez foi melhorar um ponto do "Time", apesar de estar ganhando, não estava tão "Afinado" com o conjunto e a necessidade dele.

    ..

    Desculpa o longo texto, mas é como penso.

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    850
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Eu não gastaria meu dinheiro para trocar a suspensão da minha band, se fosse o caso de um pouco mais de conforto, venderia a band e compraria um troller, pajero cherokee etc....
    Como disse em em outro post esses dias, tenho um amigo que tem uma band 1991, jeep curto, sendo que ele já comprou ela com essas molas, mais barras estabilizadoras e tudo mais, sendo que na época da compra ele disse que tinha comprado a band dos sonhos dele.
    Há uns dois meses, retirou tudo e colocou feixes de molas, isso que ele só anda na cidade e trilhas leves, não mete em trilhas pesadas, pois para isso tem um jeep preparado e ralado.
    Eu nunca conduzi uma band com essas molas, mas para instalar vai um monte de tempo e dinheiro, e, se for para retornar para a susp antiga, gasta-se quase a mesma quantia, além que fica as cicatrizes das soldas no chassi, eixos e em outras peças.
    Colega,
    Aqui é um forum e tudo o que é dito não passa de opinião pessoal de cada um, não é verdade absoluta. Puro achismo mesmo, há quem goste de feixes, há quem goste de molas helicoidais, é questão de gosto e opinião nenhuma vai se sobrepor a outra. A escolha é livre.
    Concordo com vc quanto a compra de um troller, poderia ser uma boa opção, mas na minha categoria (band jipe longo) o troller não se enquadra, pois não tem porta malas e não pretendo fazer trilhas (nem leves), apenas estradão de terra. A opção seria um Wrangler de 150k (4 portas), aí já vale a pena a adaptação.
    Ademais, quero ter uma band e ponto final (não quero ter pajero, SW$4, ou pick-ups), gosto da simplicidade da mecânica e do barulho do motor, mas quero ter um pouco mais de conforto e, por isso, troquei a suspa. Acho que é a mesma intenção do colega que abriu o tópico.
    Enfim, há espaço na band para ambas as suspa, tanto que lá fora essa modificação é feita, cabe a cada um escolher qual agrada mais, ambas tem qualidades e restrições, conforme o uso. Eu escolhi as molas helicoidais e estou bastante satisfeito com o up.
    abçs
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    850
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Sergio, todo e qualquer upgrade feito na Band depende da utilização que o Dono faz. E, claro, também depende do gosto dele.

    A adaptação que o amigo DeMelo fez foi primorosa, milimetricamente pensada e passou por um longo processo de evolução durante a instalação.
    Não foi simplesmente pegar a suspensão de um jipe qualquer e jogar debaixo da Band.

    E isso requer, sim, tempo, dedicação e investimento $$.. mas o resultado do trabalho dele certamente ficou diferente do que foi feito na Band do seu amigo.

    E se ficou diferente, pode ser que tenha ficado absurdamente melhor.
    Suspensão é um trem delicado.
    Qualquer folga ou item mal calculado, pode por a perder todo o investimento e, principalmente, a Segurança do veículo.

    ..

    EU não faria a instalação de molas helicoidais na minha Band simplesmente por que ela é Cabine Dupla e com amortecedores Rancho fica praticamente um Landau!
    De tão macia que fica, para rodar na estrada eu coloco na regulagem mais dura.....

    No caso do DeMelo (que é Band Longa) e no caso de uma band curta, acho que só os Rancho não Resolvem de vez o problema, assim EU ACHO QUE VALE SIM o investimento!

    Comprar um Trolha ou uma Pajero não é uma opção comparável à Band.
    A Band é um carro rústico de mecânica extremamente simples, confiável e de baixo custo de manutenção.
    Acha-se peças de lataria e mecânica em qualquer lugar e a um preço bem acessível.

    Pajero e Troller não são assim...

    Então para quem quer e precisa de um carro confiável, simples e robusto para longas expedições para lugares remotos melhor contar com uma Band do que com esses carros que já estão cheios de eletrônica embarcada.

    Repito: vai da necessidade do proprietário.
    Mas comparar troller e pajero com Band..... não é por aí... cada carro tem seus pontos fortes e fracos.

    O que o DeMelo fez foi melhorar um ponto do "Time", apesar de estar ganhando, não estava tão "Afinado" com o conjunto e a necessidade dele.

    ..

    Desculpa o longo texto, mas é como penso.

    Abraços

    "A adaptação que o amigo DeMelo fez foi primorosa, milimetricamente pensada"

    Não diria milimetricamente pensada, kkk, mas foi pensada e comparado os prós e contras da substituição.
    No mais, assino embaixo do seu texto, como se meu fosse.
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • #11
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,394
    Agradecimentos: 145
    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Colega,
    Aqui é um forum e tudo o que é dito não passa de opinião pessoal de cada um, não é verdade absoluta. Puro achismo mesmo, há quem goste de feixes, há quem goste de molas helicoidais, é questão de gosto e opinião nenhuma vai se sobrepor a outra. A escolha é livre.
    Concordo com vc quanto a compra de um troller, poderia ser uma boa opção, mas na minha categoria (band jipe longo) o troller não se enquadra, pois não tem porta malas e não pretendo fazer trilhas (nem leves), apenas estradão de terra. A opção seria um Wrangler de 150k (4 portas), aí já vale a pena a adaptação.
    Ademais, quero ter uma band e ponto final (não quero ter pajero, SW$4, ou pick-ups), gosto da simplicidade da mecânica e do barulho do motor, mas quero ter um pouco mais de conforto e, por isso, troquei a suspa. Acho que é a mesma intenção do colega que abriu o tópico.
    Enfim, há espaço na band para ambas as suspa, tanto que lá fora essa modificação é feita, cabe a cada um escolher qual agrada mais, ambas tem qualidades e restrições, conforme o uso. Eu escolhi as molas helicoidais e estou bastante satisfeito com o up.
    abçs
    Pois é colega, nós só esquecemos de perguntar ao criador do tópico qual o uso que ela fará de sua band e qual é o tipo dela, pois para cada tipo e uso acho que um tipo de suspensão se enquadra melhor. Quando eu me referi que não gastaria meu dinheiro mudando a suspensão quero deixar bem claro que é com relação a minha band, pro meu uso, pois eu só uso ela aos sábados, depois, volta para a garagem.
    Concordo contigo quando dizes que cada um faz as modificações que quiser em seu veículo, mas, temos que dar um suporte ao criador do tópico para que ele decida qual a melhor susp para o uso dele.
    Relato de anos de trilhas e passeios com mais de 100 4x4 juntos: antes da band tinha um Samurai 1995, feixe de molas e, assim como a band, nunca tive problemas de susp em trilhas, pois na band uso 5 molas em cada feixe, sendo 3 fora a fora, mais duas menores, e, o único problema que vi acontecer nesse tipo de susp é quebrar um parafuso que segura o feixe no chassi,(chave de fenda grossa resolveu) e o eixo descer demais e o jumelo fechar invertido( uns dez balançando a viatura e uma alavanca puseram ele no lugar correto novamente)
    Nos outros 4x4 que tinham molas espirais originais ou foram adptadas já vi: Zequinha procurando mola dentro de atoleiros; molas atravessadas entre as bandejas, molas quebradas e a susp arrio; braço que segura o eixo quebrado e o eixo vai para trás: suporte que segura a barra estabilizadora lateral dos eixos quebrando e o eixo ficar "dançando" de um lado para outro dentro da caixa de rodas para sair do mato......
    Minha opinião pessoal: Se for para carregar peso ou uso em trilhas pesadas; suspensão de feixes de molas, e se for par um uso mais urbano e passeios, quem quiser optar por molas espirais melhora o conforto dos ocupantes.

    De Mello, não terias como fotografar a susp de sua band para vermos como ficou e enriquecer ainda mais o tópico? Um abraço.
    4X4 Brasil
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #12
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Wiltonverissimo Ver Post
    Estou pensando em um método de tirar os feixes de molas da minha Bandeirante e por Molas espirais.

    Alguém já fez este tipo de adaptação? Fica bom mesmo? Precisa de adaptar o que para a mola e fica acomodada corretamente, e evitando simples problemas? Tenho medo de fazer este tipo de serviço e ficar "quebrando" as bases das molas ou até torar a mola.

    Me ajudemm!!
    Wiltonverissimo, se você não gosta de feixe de molas talvez o Bandeirante não seja o carro ideal para você. Digo isso porque feixes de mola são um aspecto intrínseco do Bandeirante, como se alguém resolvesse trocar o motor diesel por um motor a alcool. Existem outros 4x4 excelentes com molas helicoidais por preços muito semelhantes ao do Bandeirante, como o Defender 90. Dê uma olhada no 90 e veja se não é uma opção melhor para você.

    Digo isso porque o Bandeirante/TLC FJ40 foi projetado para o uso da suspensão com feixes de molas, e a adaptação, mesmo que pessoas como o nosso amigo DeMelo afirmem que fique boa, é cara e não deixa de ser uma alteração substancial na estrutura básica do carro. Já o Defender 90 que tem um tamanho semelhante ao Bandeirante longo foi projetado para o uso com molas helicoidais, e hoje em dia os valores dos dois jipes é bastante parecido, ainda mais se você considerar o preço da obra que será adaptar molas helicoidais. E tem mais. Valoriza o carro? depende do freguês, pelo que vi nessa pequena postagem muitos não comprariam um Bandeirante com molas helicoidais. Eu, por exemplo, se quisesse um jipe com molas helicoidais iria direto para o Defender.

    E molas helicoidais não são o céu na terra. O carro, para ficar macio, tende a jogar como um navio para os lados, dependendo da situação da trilha, enquanto que o TB com feixes é bem mais firme. Sei que o Defender tem essa tendência, mas o recíproco é um carro mais 'macio', pra quem gosta de jipe 'macio'.

    Sem querer ofender ninguém, eu sempre achei que as pessoas que reclamam muito do Bandeirante não ter 'conforto' e quererem amaciar a suspensão mais do que os feixes de molas permitem, deveriam considerar outro Jipe, porque faz parte da essência genética do Bandeirante ter feixes de molas e jumelos como um caminhão, e por conseqüência ter uma suspensão mais dura, e isso é um grande atrativo para algumas pessoas que gostam do Bandeirante; que ele é um caminhão em miniatura, com todas as características mecânicas de um caminhão.

    Sou a favor de todo o tipo de adaptação e mudança no Bandeirante, mas duas coisas que eu acho um contrasenso são fazer SPOA, e trocar as molas por helicoidais, porque isso muda muito a estrutura do carro.

    Por isso eu repito, o Defender 90 é o carro ideal para quem tem um Bandeirante e quer trocar a suspensão por molas Helicoidais.

    Com todo o respeito;
    Chico
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Molas espirais
      Por caj no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 27/01/2017, 12:45
    2. Vendo molas espirais
      Por govastki no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/11/2010, 17:08
    3. Vendo molas espirais
      Por govastki no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 11/05/2010, 16:51
    4. Molas espirais x vibração!
      Por Claudio Almeida Machado no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 13/03/2010, 15:59
    5. MOLAS ESPIRAIS
      Por caj no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 08/07/2003, 08:14

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade