x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário Avatar de Wanderband
    Entrada
    05/10/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    295
    Agradecimentos: 8

    Unhappy Band Cabine de Fibra 4 portas em Chassi para PICK-UP, pode??




    Olá amigos, novamente estou de volta aqui para solucionar uma dúvida com os senhores, procurei por varios posts algo a respeito e não encontrei. Minha dúvida é o seguinte: em um chassi originalmente projetado para ser uma pick-up (OJ55LPB), eu posso "arrancar" uma pick-up velha e enferrujada e colocar, sob o mesmo chassi, uma cabine de fibra estilo JIPAO 4 portas (OJ55LV)? Ou seja, montar um jipe sob o chassi de uma picape? Existe alguma implicação junto ao DETRAN? Ou somente uma vistoria e pronto? Vejam as fotos de como ficaria pick-up (antes) e, sob o mesmo chassi, o JIPE (depois). OBS: Fotos ilustrativas achadas na web. Desde já agradeço a quem puder me tirar essa dúvida! Obrigado!

    Wander
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Band Cabine de Fibra 4 portas em Chassi para PICK-UP, pode??-pick-up.jpg  
    Band Cabine de Fibra 4 portas em Chassi para PICK-UP, pode?? Imagens Anexas Band Cabine de Fibra 4 portas em Chassi para PICK-UP, pode??-capota-fibra-toyota-4-portas.jpg 

  • #2
    Usuário Avatar de Wanderband
    Entrada
    05/10/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    295
    Agradecimentos: 8
    Sei que poder pode, como diz o nosso amigo Hercílio, "a Band é um LEGO" rsrsr, mas em se tratando de legislação, Detran.... É necessário vistoria técnica, INMETRO... Algo do tipo?

  • #3
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4
    Antes de se aventurar verifique junto ao seu DETRAN o que realmente é exigido, pois os custos podem ficar fora do orçamento pretendido!!!!!!!
    ^Boa sorte..

  • #4
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Antes de se aventurar verifique junto ao seu DETRAN o que realmente é exigido, pois os custos podem ficar fora do orçamento pretendido!!!!!!!
    ^Boa sorte..
    Wander,

    quando vc tiver a noção de preço passa p/ gente ver... pq tambem me interesso.

  • #5
    Usuário Avatar de Wanderband
    Entrada
    05/10/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    295
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Antes de se aventurar verifique junto ao seu DETRAN o que realmente é exigido, pois os custos podem ficar fora do orçamento pretendido!!!!!!!
    ^Boa sorte..
    Certo Carlo, vou fazer isso junto ao DETRAN, vou ver in loco o que eles vão falar...

    Pensei nessa possibilidade tendo em vista uma reforma na lata bastante enferrujada ficaria mais ou menos por um preço de uma cabine dupla de fibra para BAND sem pintura em Fortaleza (R$ +- 6.000) segundo ouvi aqui no fórum.

    Quando eu estiver na minha terrinha eu vou pesquisar...

    Valeu, obrigado!!

  • #6
    Usuário Avatar de Wanderband
    Entrada
    05/10/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    295
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    Wander,

    quando vc tiver a noção de preço passa p/ gente ver... pq tambem me interesso.
    Ok edwint, quando eu tiver a resposta eu aviso...

    Ops, conheci sua cidade em 1998 (Varginha-MG) Uma bela cidade! Valeu..

  • #7
    Usuário Avatar de Wanderband
    Entrada
    05/10/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    295
    Agradecimentos: 8
    Achei em um tópico o que eu queria, a quem se interessar, aqui vai o link http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-bands-57.html (Fotos de Bands)

    Valeu!!

  • #8
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4
    WanderBand
    da uma olhada no:
    "Antes no campo ESPECIE/TIPO do doc. constava MISTO/CAMIONETA/CAB DUPLA, apos modificacao e vistoria tecnica realizada por credenciada do INMETRO, cfe. RES. 25/98 CONTRAN, e indicado pelo tecnico responsavel, o doc. passou para MISTO/CAMIONETA/C FECHADA.
    No site do CONTRAN existe no item resolucoes, os tipos de alteracoes admitidas e o campo a ser alterado e a descricao que devera constar no doc. novo."
    Espero ter ajudado!pero

  • #9
    Usuário Avatar de Wanderband
    Entrada
    05/10/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    295
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    WanderBand
    da uma olhada no:
    "Antes no campo ESPECIE/TIPO do doc. constava MISTO/CAMIONETA/CAB DUPLA, apos modificacao e vistoria tecnica realizada por credenciada do INMETRO, cfe. RES. 25/98 CONTRAN, e indicado pelo tecnico responsavel, o doc. passou para MISTO/CAMIONETA/C FECHADA.
    No site do CONTRAN existe no item resolucoes, os tipos de alteracoes admitidas e o campo a ser alterado e a descricao que devera constar no doc. novo."
    Espero ter ajudado!pero
    Eu fui no DETRAN e passei o nr chassi (única identificação que eu tinha rsrsr) ai o cara lá puxou a ficha pra mim, lá ela está como:

    ESPÉCIE: MISTA/CAMIONETA C ABERTA.
    CAPACIDADE PASSAGEIROS: 5 P

    Com essas informações fiquei tranquilo, pois o funcionário do DETRAN disse que eu poderia colocar uma cabine dupla (5 pessoas) que o doc não precisa ser alterado, mas se eu quiser colocar uma cabine tipo JIPE LONGO ou CURTO, tenho somente que ir até o DETRAN e mudar de ESPÉCIE: MISTA/CAMIONETA C ABERTA para ESPÉCIE: MISTA/CAMIONETA C FECHADA. É isso, valeu pela dica!

    Obrigado, até mais..

  • #10
    Citação Postado originalmente por Wanderband Ver Post
    Eu fui no DETRAN e passei o nr chassi (única identificação que eu tinha rsrsr) ai o cara lá puxou a ficha pra mim, lá ela está como:

    ESPÉCIE: MISTA/CAMIONETA C ABERTA.
    CAPACIDADE PASSAGEIROS: 5 P



    Com essas informações fiquei tranquilo, pois o funcionário do DETRAN disse que eu poderia colocar uma cabine dupla (5 pessoas) que o doc não precisa ser alterado, mas se eu quiser colocar uma cabine tipo JIPE LONGO ou CURTO, tenho somente que ir até o DETRAN e mudar de ESPÉCIE: MISTA/CAMIONETA C ABERTA para ESPÉCIE: MISTA/CAMIONETA C FECHADA. É isso, valeu pela dica!

    Obrigado, até mais..
    Wanderband, boa noite.

    É simples assim? Ele lhe falou se existem e, em caso afirmativo, quais os pré-requisitos para fazer essa mudança de ESPÉCIE? É feita lá mesmo ou tem a liberação de algum órgão licenciado pelo INMETRO? Aqui em Natal e muuuito complicado. Qualquer novidade por favor nos passe o "caminho das pedras".

    Um abraço.

    Márcio Humberto
    Band 89-Toyossauro
    Fibra-4P-TDI-LDA-5M-11x35-AC-VE-DH-Biselli-FDx4-Bloqueiox2-Flutuante

    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  • #11
    Usuário Avatar de Wanderband
    Entrada
    05/10/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    295
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por MarcioNatal Ver Post
    Wanderband, boa noite.

    É simples assim? Ele lhe falou se existem e, em caso afirmativo, quais os pré-requisitos para fazer essa mudança de ESPÉCIE? É feita lá mesmo ou tem a liberação de algum órgão licenciado pelo INMETRO? Aqui em Natal e muuuito complicado. Qualquer novidade por favor nos passe o "caminho das pedras".

    Um abraço.

    Márcio Humberto

    Olá Márcio, é o seguinte: pelo menos pela pesquisa pelo nr do chassi que eu passei, já constava lá nos assentamentos do RENAVAN como tipo CAMIONETA e não CAMINHONETE e como espécie misto e capacidade 5 passageiros.

    Segundo o Código de Transito Brasileiro (L9503Compilado)

    " CAMIONETA - veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento."
    " CAMINHONETE - veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas."

    E, Segundo ainda a RESOLUÇÃO Nº 291, DE 29 DE AGOSTO DE 2008
    (www.denatran.gov.br/download/.../RESOLUCAO_CONTRAN_291.pdf‎)

    No ANEXO I, no Nr 13, fala das possíveis classificações que a CAMIONETA pode receber e, dentre elas só constam 2 TIPOS POSSÍVEIS de classificação para as mesma que são:


    • MISTO (sem denominação possível de carroceria) e;
    • ESPECIAL (com as carrocerias: Ambulância; Funeral; Transporte de Presos; e Comércio)


    No mesmo anexo, no Nr 23, fala das possíveis classificações que a CAMINHONETE pode receber e, dentre elas existem também 2 tipos possíveis de classificação, PORÉM COM INÚMERAS denominações de carrocerias possíveis.


    • CARGA (com as carrocerias: Carroc Aberta; Carroc Fechada; Furgão; Mec Operacional; Ab/Intercamb; Basculante; e Tanque) e;
    • ESPECIAL (com as carrocerias:Ambulância; Funeral; Limusine; Aberta/Cab Dup; Aberta/Cab Est; Fechada/C Dup; Fechada/C Est; Ab/M Op/C Dup; Ab/M Op/C Est; Ab/Interc/C Dup; Ab/Interc/C; Est; Ab/Interc/C Sup; Transp Presos; Transp Trabalh; Ab/Mec Operac;Fech/Mec Operac; e comércio.)



    Como se pode observar é uma sopa de letrinhas que confunde os funcionários DESATENTOS dos DETRAN's que classificam um veiculo MISTO que, segundo a LEI não tem denominação possivel de carroceria. Atribuindo, errôneamente classificações de carrocerias que pertencem às caminhonetes e caminhões, como se pode comprovar com a leitura do anexo I da resolução 291 do cotran. Ou seja, aquela classificação tipo Cab Dupla, Carroceria Aberta, Carroceria Fechada (NÃO EXISTE PARA VEICULO MISTO).

    É isso. Pelo menos é o que diz a legislação.


    E, sobre a sua pergunta: O chefe da vistoria falou que meu documento já cosntava como camioneta, mista e 5 passageiros, eu podia colocar a cabine dupla que nao era necessário alterar o doc e nem fazer vistoria.

    Espero ter esclarecido a duvida. Valeu!!

  • #12
    Citação Postado originalmente por Wanderband Ver Post
    Olá Márcio, é o seguinte: pelo menos pela pesquisa pelo nr do chassi que eu passei, já constava lá nos assentamentos do RENAVAN como tipo CAMIONETA e não CAMINHONETE e como espécie misto e capacidade 5 passageiros.

    Segundo o Código de Transito Brasileiro (L9503Compilado)

    " CAMIONETA - veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento."
    " CAMINHONETE - veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas."

    E, Segundo ainda a RESOLUÇÃO Nº 291, DE 29 DE AGOSTO DE 2008
    (www.denatran.gov.br/download/.../RESOLUCAO_CONTRAN_291.pdf‎)

    No ANEXO I, no Nr 13, fala das possíveis classificações que a CAMIONETA pode receber e, dentre elas só constam 2 TIPOS POSSÍVEIS de classificação para as mesma que são:


    • MISTO (sem denominação possível de carroceria) e;
    • ESPECIAL (com as carrocerias: Ambulância; Funeral; Transporte de Presos; e Comércio)


    No mesmo anexo, no Nr 23, fala das possíveis classificações que a CAMINHONETE pode receber e, dentre elas existem também 2 tipos possíveis de classificação, PORÉM COM INÚMERAS denominações de carrocerias possíveis.


    • CARGA (com as carrocerias: Carroc Aberta; Carroc Fechada; Furgão; Mec Operacional; Ab/Intercamb; Basculante; e Tanque) e;
    • ESPECIAL (com as carrocerias:Ambulância; Funeral; Limusine; Aberta/Cab Dup; Aberta/Cab Est; Fechada/C Dup; Fechada/C Est; Ab/M Op/C Dup; Ab/M Op/C Est; Ab/Interc/C Dup; Ab/Interc/C; Est; Ab/Interc/C Sup; Transp Presos; Transp Trabalh; Ab/Mec Operac;Fech/Mec Operac; e comércio.)



    Como se pode observar é uma sopa de letrinhas que confunde os funcionários DESATENTOS dos DETRAN's que classificam um veiculo MISTO que, segundo a LEI não tem denominação possivel de carroceria. Atribuindo, errôneamente classificações de carrocerias que pertencem às caminhonetes e caminhões, como se pode comprovar com a leitura do anexo I da resolução 291 do cotran. Ou seja, aquela classificação tipo Cab Dupla, Carroceria Aberta, Carroceria Fechada (NÃO EXISTE PARA VEICULO MISTO).

    É isso. Pelo menos é o que diz a legislação.


    E, sobre a sua pergunta: O chefe da vistoria falou que meu documento já cosntava como camioneta, mista e 5 passageiros, eu podia colocar a cabine dupla que nao era necessário alterar o doc e nem fazer vistoria.

    Espero ter esclarecido a duvida. Valeu!!
    Bom dia Wanderband.

    Obrigado pelas explicações, claras e precisas. Infelizmente, a interpretação, como citado por você, dessa sopa de letrinha é o que complica.

    Esse amigo que citei anteriormente, para conseguir uma mudança dessa no documento aqui no Detran, comeu o pão que o diabo amassou!

    Foi informado que para qualquer mudança/modificação na documentação, teria que ser iniciado um processo encaminhando o veículo à uma empresa de inspeção veicular para avaliar e emitir um laudo sobre essa solicitação de mudança( transformar CAMIONETA em JIPINHO). A confusão começou quando o engenheiro avaliador, chato pra kct, argumentou inicialmente sobre a distância entre eixos, comprimento total e outras mudanças de características(carroceria?) que teriam que ser feitas para transformar a viatura atual na viatura que o meu amigo pretendia transformar e apresentou uma imagem, na tela do pc (maldito google!!) mais ou menos como essa abaixo:

    Band Cabine de Fibra 4 portas em Chassi para PICK-UP, pode??-23bandeirante.gif

    A partir dai, ele mostrou que as características do carro seriam alteradas( distância entre eixos, comprimento total, blá, blá, blá) e que assim sendo, sugeriu que tudo isso fosse feito, caso o proprietário realmente resolvesse fazer, por uma das empresas credenciadas e autorizadas por eles, e só depois das mudanças de características realizadas, a avaliação/inspeção seria feita, para então dar entrada na solicitação da tal de CSV. Caso optasse por fazer em outro lugar, deveria apresentar todas as notas do material usado e uma declaração de onde e o que foi feito, assinada por um profissional responsável(responsável técnico), tendo que constar o número do registro junto ao CREA e identificação do mesmo.

    Segundo o avaliador, a RESOLUÇÃO Nº 292, DE 29 DE AGOSTO DE 2008 esclareceria todas os questionamentos que viessem a surgir. Para colocar água na fervura, pegou umas cópias grampeadas e deu para o meu amigo, era a resolução nº 292, com alguns artigos grifados. Alguns estão transcritos abaixo:

    Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade
    responsável pelo registro e licenciamento.

    Art. 4º Quando houver modificação exigir-se-á realização de inspeção de segurança
    veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme regulamentação
    específica do INMETRO, expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN,
    respeitadas as disposições constantes na tabela do Anexo desta Resolução.

    Parágrafo único: O número do Certificado de Segurança Veicular – CSV, deve ser
    registrado no campo das observações do Certificado de Registro de Veículos – CRV e do Certificado
    de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV, enquanto que as modificações devem ser
    registradas nos campos específicos e, quando estes não existirem, no campo das observações do
    CRV/CRLV.

    E por ai vai. Ele fez tudo conforme o sugerido, gastou uma grana mas tudo deu certo.

    Como o Carlo Peca falou, o novo documento já saiu com as novas classificações e com as observações sobre as modificações que foram realizadas.

    É isso ai. Quando querem complicar, complicam!! Ainda bem que ai em Fortaleza o pessoal do Detran é mais maleável.

    Um abraço.

    Márcio Humberto
    4X4 Brasil
    Band 89-Toyossauro
    Fibra-4P-TDI-LDA-5M-11x35-AC-VE-DH-Biselli-FDx4-Bloqueiox2-Flutuante

    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Band Cabine dupla 3 portas Alguém ja fez?
      Por JPX97 no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 43
      Última resposta: 21/07/2020, 09:55
    2. cabine da pick-up na band jipe curto
      Por caio fonseca no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 34
      Última resposta: 20/05/2016, 23:45
    3. Pick-up JPX cabine dupla 4 portas
      Por Celsogvs no fórum JPX
      Respostas: 42
      Última resposta: 20/01/2014, 22:36
    4. Chassi de pick-up toyota band c/ documentos 2013
      Por Mourão GP no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 7
      Última resposta: 20/05/2013, 20:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade