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Convex Datacenter
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  • #1

    testar velas de aquecimento




    Amigos a temperatura tá baixando. Alguém sabe dizer como posso testar as velas de pré aquecimento da admissão, para ter certeza que não vou ficar na mão na hora que precisar.

    Obrigado e []'s

  • #2

    Re: testar velas de aquecimento

    Daniel,

    Este assunto já foi tratado neste fórum e se perder alguns instantes com a ferramenta de busca encontrará o tópico.

    Se depois disso ainda lhe faltar alguma informação complementar, é só postar que o pessoal te ajuda.

    Abraços,

  • #3
    Encontrei essa dica escrita por vc Sukys.

    Ricardo,

    Embora seja possível, não é comum os quatro elementos de aquecimento (velas) queimarem ao mesmo tempo. Seja lá o que for, mesmo sem ter maiores informações sobre as mesmas é muito fácil testar, só que antes disso o bom senso manda testar a alimentação elétrica das mesmas.

    Chave de ignição ligada, motor parado, verifique se existe tensão elétrica DIRETAMENTE nos terminais de TODAS as velas. Se a vela utilizada tem apenas um terminal, nele deverá encontrar uma tensão positiva (a mesma da bateria), se for de dois terminais, entre eles encontrará a mesma tensão.
    Não havendo tensão procure por problemas na fiação ou no termostato (NOTA).

    Havendo tensão, é hora de checar as velas e para isso precisará de um Ohmímetro ou, na falta dele, uma lâmpada comum de 12 volts, de preferência do tipo utilizado em luz de freio ou lanterna (não é conveniente utilizar lâmpadas de pouca potência ou mesmo indicadores de tensão à base de led's).
    Com Ohmímetro e mesmo sem saber o valor exato da resistência das velas (que normalmente não passa de poucos Ohm's) verificar se o valor de todas está relativamente correto. Ou seja, o valor da resistência de todas elas tem que ser mais ou menos idênticos, com uma tolerância na casa de 10~20%. Para efetuar este teste a fiação da alimentação elétrica tem que estar obrigatoriamente desconectada da vela e a verificação tem que ser feita entre o terminal da vela e a carcaça ou (se for o caso) entre os dois terminais. Caso alguma delas esteja fora do padrão encontrado deverá ser substituída, ou caso todas elas apresentem uma resistência muito elevada (dezenas de Ohm prá mais) todas devem ser substituídas.
    Com lâmpada, conecta-la em série com a alimentação da vela (chave de ignição ligada) e verificar se a lâmpada acende com a mesma luminosidade em todas as velas. Como a resistência da vela é muito pequena a lâmpada deverá acender com boa luminosidade. Caso não acenda em alguma, é indicação de vela pifada.

    NOTA: não tenho certeza sobre o JPX (e até então nem se sabe se a instalação do seu está original) mas alguns motores diesel tem na fiação das velas um termostato (ou relê de tempo) que desabilita a alimentação elétrica das velas depois de algum tempo em que a chave de ignição foi ligada. Ou seja, para fazer os testes acima é recomendável não manter a chave de ignição ligada por muito tempo. Por outro lado, caso não exista alimentação elétrica nas velas convém checar a existência - ou não - do termostato ou relê de tempo. Vai que é ele que está pifado...

    Foi muito bom, vou fazer o teste.
    Pergunto: O sistema é o mesmo na hilux? Onde fica o rele que aciona as velas na hilux?

    Obrigado

  • #4
    Daniel,
    Não se preocupe, acabei de trocar uma vela que estava queimada. Porém, estava desde do ano passado assim.
    No sítio (Ibiúna, muito frio - tipo Petrópolis ou Teresópolis),, ela nunca rateiou. Sempre pegou de primeira.

    até mais

    Fernando Figueiredo

    PS: Meu, vc mora no Rio, a preocupação maior deve ser com arrefecimento...hehehe. 8)

  • #5
    Daniel,

    Não faço idéia de onde fica localizado o relé mas geralmente o problema fica por conta das velas, e só em caso de nenhuma vela estar aquecendo é que o relé passa a ser alvo de suspeita, já que dificilmente todas as velas queimam simultaneamente.

    Abraços,

  • #6
    Valeu pessoal, mas ontem a noite meu carro não pegou por nada.
    Vai ai uma dica. Meu mecanico soltou a mangueira da filtro de ar e acendeu um isqueiro na entrada do coletor e virou o motor, pronto o carro pegou na hora. Depois ela pegou sempre. Vamos ver hoje de manhã. Ele disse para trocar as velas de aquecimento mesmo. Ou andar com um isqueiro no carro. hehehehe.

    []'s a todos e obrigado pelas dicas.

  • #7
    Daniel,

    Você esqueceu de contar a história toda.

    Não tem que acender o isqueiro e sim deixar vazar o gás -sem inflamar - para dentro do coletor, aí sim o motor pega numa boa... ou então acaba com o gás do isqueiro.

    Na falta de isqueiro serve qualquer outro produto inflamável, inclusive em aerosol (WD por exemplo) ou até inseticida com propelente à base de querosene.

    E não é só para motor diesel, isso serve para qualquer tipo de motor em época de frio, e até mesmo para testar a carburação, por defeito ou falta de combustível.

    Abraços,

  • #8
    Olá pessoal.

    O mecanico tirou as velas e encontrou 3 velas queimadas.
    O problema é que ao tirar uma quebrou na ponta e ele disse que não será problema, pois ao colocar a nova cairá no cilindro e com a temperatura e compressão vai derreter a peça.
    Fiquei preocupado, ainda bem que acompanhei o trabalho, e o mecanico é amigo meu.

    Estou na duvida, será que não precisa mesmo abrir o motor para retirar.

    Me ajudem por favor, o meca está esperando as velas novas para colocar no lugar.

  • #9
    Usuário Avatar de Luca
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    Daniel,
    Eu não correria o risco. Se ficou um toco rosqueado no corpo do cabeçote, a vela nova vai travar no toco entalado, não vai ficar devidamente assentada, vai vazar compressão. Se ela empurrar/girar o tarugo (eu duvido) prá dentro, ele vai cair no cilindro, e vai ser massacrado contra o cabeçote. Eu falaria com uma retífica, antes de fazer qq coisa.
    Sobre o isqueiro, seu meca tá certo. Ao acender o isqueiro na boca do filtro, e dar a partida, o ar aspirado vem mais aquecido, e facilita a partida. Já vi isto em regiões frias.
    []´s e boa sorte.
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #10
    Valeu Luca. O problema foi resolvido da seguinte maneira. Um meca de retifica disse que é comum acontecer isso, pois com o aquecimento cria uma crosta preta em volta da vela, tipo uma borra queimada. Ele orientou comprar broca mais comprida e ir comendo o pedaço preso até que o farelo de metal possa ser retirado com um jato de ar e o buraco do bico injetor aberto.

    Foi feito isso só que no meio do caminho o pedaço que ainda faltava se desprendeu e caiu dentro da camara. E agora. Abrir o cabeçote? Um doido deu uma idéia de deixar o buraco do bico e da vela abertas e girar na chave o motor, com a compressão o pedacinho iria sair pelo bico. Resolvi arriscar e não é que deu certo. Na primeira ele saiu como uma bala batendo no capu.

    Velas novas e motor funcionando perfeitamente. Acho que vou trocar velas todo ano para não deixar o negócio engrossar.

    Obrigado pela força Luca.

  • #11
    Usuário Avatar de Luca
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    Daniel,
    De fato, quando troquei as velas da minha Toya, foi duro prácas para desrosquear. Cheguei a pensar que iria estragar o sextavado da vela. Sorte minha que nada se estragou. Quanto ao período de troca, a melhor informação de que disponho é substituí-las a cada 70.000 km. Ainda bem, pois custam muito caro.

    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
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  • #12
    É isso ai Luca. Sabe dizer se existe alguma limpesa para evitar o acumulo da borra preta.
    Outro detalhe no serviço tive que tirar um bico. E estava um pouco preto significa hora de manutenção.

    Abraços e obrigado pela ajuda.

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