Olha no topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3590
Lá tem o passo-a-passo do SPOA q fizemos no "pseudo samurai" do Felipe.
Não tem mistério, os princípios são os mesmos.
Agora, so uma observação.... SPOA não aumenta em nada o vão livre!!!
Eu viaturas de eixo rígido (e eixos não portais), para aumentar o vão livre (altura dos diferenciais em relação ao solo), so aumentando o diâmetro dos pneus.
1) é burrice falar que SPOA não aumenta o vão livre pq ninguem em sã consciência faria spoa só por fazer sem colocar pneu maiores. E mesmo assim melhora em muito a tendência da Band ficar preza por baixo ja que não tem os feixes nem jumelos para empacar, apenas a bola do diferencial.
2) Sim, fazer SPOA na BAND acarreta em uma significante diferênça de fazer em um Samuka..... vc precisa repensar o angulo do cardan. (ja que os eixos de Band não são fininhos quenem os de Samurai)
Logo....
3) os gringos gostam de cortar os diferenciais e apontalos para cima. Ai vc consegue andar na band spoada sem detonar o cardan e sem ter uma trepidação absurda.
4) Com a band Spoada entra um outro problema sério: os feixes tendem a virar "S" quando tracionados.
Logo....
5) Vc vai precisar de um barra de tração.
e por ultimo....
6) vai ser um inferno vc alinhar o carro a não ser que compre um treco desses na gringa.
1) é burrice falar que SPOA não aumenta o vão livre pq ninguem em sã consciência faria spoa só por fazer sem colocar pneu maiores. E mesmo assim melhora em muito a tendência da Band ficar preza por baixo ja que não tem os feixes nem jumelos para empacar, apenas a bola do diferencial. Não burrice é dizer q SPOA aumenta o vao livre... pq nao aumenta! O que aumenta o vao livre é o aumento dos pneus, se o cara vai ou não aumentar os pneus, isso é outro papo. Isso sem falar se o cara não usava jumelão e calços de carroceria para caber os 33" e resolveu usar a cabeça e tirar essa porcaria toda e fazer spoa mantendo os mesmos 33".
2) Sim, fazer SPOA na BAND acarreta em uma significante diferênça de fazer em um Samuka..... ..... vc precisa repensar o angulo do cardan. (ja que os eixos de Band não são fininhos quenem os de Samurai)Errado de novo... os conceitos e os problemas sao exatamente os mesmos. Em especial do Samuca que falei q usa eixos D44, mecanica 2.2 de S10, pneus 34" e molas de S10 e toyota com jumelos articulados. Sempre q vc faz SPOA o ideal é rotacionar os cardans para a t-case senão corre o risco até deles escaparem no estriado por ficarem muito curtos e de travarem no angulo da cruzeta. Ai precisa corrigir o caster na frente, trocar os amortecedores para aproveitar o maior curso, acertar o angulo da barra de direção para evitar shimmy e por ai vai...
Agora: o q a espessura dos eixos tem a ver com o angulo do cardã? O problema acontece independente do tamanho dos eixos cara...
3) os gringos gostam de cortar os diferenciais e apontalos para cima. Ai vc consegue andar na band spoada sem detonar o cardan e sem ter uma trepidação absurda. Em q país vc vive? Aqui no Brasil se faz isso pra caramba!!! É uma solução bem comum e a mais correta quando se faz spoa.
4) Com a band Spoada entra um outro problema sério: os feixes tendem a virar "S" quando tracionados. 5) Vc vai precisar de um barra de tração. Uma coisa não tem nada a ver com a outra!!! A força de rotação do eixo contraria ao sentido de rotação do pneus (axle warp) continua exatamente a mesma se vc nao aumentou o tamanho dos pneus.
Isso quer dizer q se o feixe original nao deixa o eixo girar com a mola por baixo do eixo, vai continuar nao deixando com a mola por cima.
Agora... se vc quer mais curso o ideal são menos laminas no feixe ou faixe reto, ai o axle warp é absurdo e a barra de tração se torna indispensável. So colocar as molas por cima do eixo nao faz com q se tenha q colocar barras de tração.
6) vai ser um inferno vc alinhar o carro a não ser que compre um treco desses na gringa. Cara vc ta viajando.. MUITA gente aqui mesmo do forum fez SPOA e nao tem q alinhar NADA!!! Os suportes do eixo vao ficar na mesma linha, so serao soldados na parte de cima... q alinhamento perderia? Isso q vc postou é um high steer e nao tem nada a ver com alinhamento e sim com o sistema de direção. Ao se fazer SPOA a distancia entre o pitman do setor e topo dos munhoes aumenta significativamente fazendo com que a barra de direção fique angulada causando bump steer e shimmy pra KCT. Para evitar isso, a barra de direção q sai do setor e vai ao topo do munhao deve ser o mais horizontal possível. Para isso pode-se usar um high steer (sistema de direção pelo topo do munhao) ou um dropped pitman (q é o rebaixamento do pitman fazendo ele com um angulo mais acentuado) ou ambos.
Mais uma vez indico o tópico do Samurai Monstrinho, que tem um passo-a-passo do processo, inclusive com o solucionamento desses problemas que o Nando citou sem usar uma unica peça "gringa" sequer!!! Acho q vale a pena conferir. Fazer SPOA não é uma coisa complidaca, mas é trabalhosa e tem-se q ter o conhecimento para resolver ou minimizar os problemas decorrentes. Na minha opiniao, nao existe nada melhor em termos de performance offroad para um jipe de trilha, ainda mais de for acompanhado de uns jumelos articulados. Como diz o GDI: " não tem almoço grátis"
Pô Nando, tá pisando na bola em algumas citações, em algumas concordo com vc, em outras não. Vamos lá:
Postado originalmente por Nando
Mais uns 0,01.....
1) é burrice falar que SPOA não aumenta o vão livre pq ninguem em sã consciência faria spoa só por fazer sem colocar pneu maiores. E mesmo assim melhora em muito a tendência da Band ficar preza por baixo ja que não tem os feixes nem jumelos para empacar, apenas a bola do diferencial.
Uma coisa deve ser lembrada, o aumento é no vão livre central(peso suspenso)
Postado originalmente por Nando
2) Sim, fazer SPOA na BAND acarreta em uma significante diferênça de fazer em um Samuka..... vc precisa repensar o angulo do cardan. (ja que os eixos de Band não são fininhos quenem os de Samurai)
Logo....
A espessura das carcaças dos diferenciais não tem nada haver.
O ângulo dos cardâns deve ser corrigido girando os eixos pro pião ficar direcionado pras saídas da tcase.
Postado originalmente por Nando
3) os gringos gostam de cortar os diferenciais e apontalos para cima. Ai vc consegue andar na band spoada sem detonar o cardan e sem ter uma trepidação absurda.
Isso não é só os gringos q fazem não.
o corte é feito apenas nas bolotas de munhão(eixo dianteiro) para correção do cáster "já que" o pião foi levantado e dependendo do tamanho do cardâ ainda é necessário usar uma junta CV.
Postado originalmente por Nando
4) Com a band Spoada entra um outro problema sério: os feixes tendem a virar "S" quando tracionados.
Logo....
5) Vc vai precisar de um barra de tração.
O treco gringo q vc fala não tem ligação direta com o alinhamento do carro. E no site da ALLPRO.COM custa U$199,00
Como já disseram em mensagens acima esse componente é conhecido como High-Steer e serve para (no caso de 4x4 spoados) manter as barras de direção paralelas eliminando o bumpsteer(quando a suspensão trabalha e faz a caixa de direção girar).
E pro amigo criador do tópico no link da minha assinatura tem algumas fotos de um Jeep Spoado q to fazendo com feixes e eixos de band.
Quanto ao vão livre quem entendeu o que eu quis dizer entendeu.
Não sei pq vcs teimam em dizer que isso é para hi steer. Não tem nada a ver, hi steer é quando todos os componentes estão acima das laminas, com este treco vc fica com um Tie rod por cima e o drag link por baixo dos feixes, formando algo como um Z. Deste jeito vc não precisa de drop pitman nem de uma barra rebaixada, desta formar tornando a configuração bem mais proxima do original. Hi steer é outra coisa. Pesquisa no mesmo site www.allprooffroad.com que vc vai encontrar um kit pra hi steer por 3 vezes mais.
Outra coisa, não é a carcaça do diferencial que faz diferênça, nunca falei isso. Falei que a espessura do eixo faz diferença, ja que quanto mais largo ele é onde as molas são fixadas maior será o lift. Se o eixo tem uma largura de 4" o lift será de 4", se tiver de 6", o lift vai ser de 6".... querem que eu desenhe isso????
O corte nos eixos é um modo de ajeitar o angulo do cardan dianteiro sem alterar o caster. Agora eu só conheço uma pessoa em SP que diz fazer isso com facilidade.
Simplesmente o que eu quis dizer é que SPOA não é a coisa simples tranquila e barata que o pessoal fala por ai. Tem uma serie de implicações extras a se estudar antes mesmo de começar o projeto, e tm muita gente que parte pra um dessa e demora um ano ou mais até acertar tudo. Coisas como a barra de tração, os pontos dos suportes dos amortecedores, a angulação dos cardans, tudo isso deve ser muito bem estudado antes de começar a pensar nisso. E outra, não é quenem um kit que vc coloca e depois tira pra vender, uma vez uma Band SPOAda, vai ser bem complicado e caro botar tudo no lugar original denovo.