x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1

    Pressão dos pneus




    Amigos

    Amanhã vou para Visconde de Mauá passar o fim de semana. Pela primeira vez vou viajar com a viatura lotada (5 passageiros). Teoricamente eu deveria calibrar os pneus seguindo as especificações de fábrica para essa quantidade de passageiros. Para o asfalto está tudo ok até aí. Acontece que vou encarar 30 km de uma serra de terra. Longe de ser uma trilha mas é um piso bem irregular , com terra e cascalho e no qual certamente uma pressão menor nos pneus traria maior aderência e conforto.
    Assumindo que não quero parar para recalibrar os pneus, estou pensando em usar uma calibragem intermediária, que melhore o desempenho e consumo e reduza o desgaste dos pneus no asfalto e que ao mesmo tempo não transforme o carro num cabrito montanhês na terra. O que acham? Alguma dica?

    Obrigado e grande abraço a todos!

    Luiz Castilho
    Grand Vitara 2010
    4X4 Brasil Razão: Assinatura

  • #2
    Olá Luiz,

    Creio que se utilizar uma pressão denominada "intermediária" não terá boas condições nem no asfalto e nem na terra. No seu caso faria o seguinte:

    Antes de entrar na terra, ou próximo de entrar na terra, baixaria a pressão dos pneus até uma calibragem que vc entenda ser suficientemente necessário ao peso e tipo de pneu que estiver usando em sua viatura.

    Boa viagem.

    Baria.

  • #3
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    So lembrando que uma pressão maior protege o pneu de cortes e andar com pressao baixa no asfalto aquece os pneus e compromete a segurança. Use a pressao para o asfalto e alivie o pe na serra. Assim mantens o conforto e conservas os teus pneus.

    []´s
    Rafael
    4X4 Brasil

  • #4
    Amigos

    Acabei usando a espcificação de fábrica para 5 passageiros: 35/38.
    O carro foi muito bem, tanto no asfalto quanto na terra/cascalho. Fiz inclusive a excelente média de 10km/l no asfalto.
    Na terra também fui sem problemas e sem pular, que era o que eu temia. O conforto e o desempenho se mantiveram. Cheguei mesmo a usar o bloqueio e reduzida num pequeno passeio com um trecho bem íngreme e acidentado.
    Realmente acho que o melhor sempre é usar as especificações do fabricante.

    Obrigado e grande abraço a todos.

    Luiz Castilho
    Grand Vitara 2010

  • #5

    Pressão

    Baixar pressão só na areia da praia, de 15 / 18, em outras ocasiões siga orientação do fabricante do Jeep.

  • #6
    Citação Postado originalmente por Zegenesio Ver Post
    Baixar pressão só na areia da praia, de 15 / 18, em outras ocasiões siga orientação do fabricante do Jeep.
    No barro, baixar a pressão dos pneus pode ajudar muito, desde que não faça com que o veículo fique baixo a ponto de ficar preso em algum obstáculo. Também é importante evitar as pedras, que poderão cortar os pneus.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #7
    Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Idade
    48
    Posts
    4,587
    Agradecimento: 1
    Baixar a pressão tanto assim vc corre o risco de destalonar e acabar com sua diversão!, ainda mais na lama!, embora a area de contato aumente , se pegar de lado a chance de destalonamento será grande para isso Beadlock!, na areia idem, e mais ainda vc pode deformar a carcaça do pneu e ai lixo para ele!
    Abraços

  • #8

    Pressão

    Na areia quando se aumenta a área de cantato do pneu ele penetra menos na areia facilitando o deslocamento, isto é uma unanimidade.
    Na lama exitem tópicos neste forum com discussões calorosas. Na lama funda o pneu largo afunda e tem em sair de dentro e romper a lama. Um pé grande tem mais dificuldade de ser retirado da lama que um pequeno. se a lama for rasa o pneu largo funciona.
    Na lama funciona mais o desenho do pneu, o pneu deve ser bom para lama. Vamos pesquisar, eu vou.

  • #9

    Pressão

    O tópico Pneus finos X pneus largos.

  • #10
    Nas dunas aqui no Ceara a gente usa 10lbs ... 8lbs .... já vi gente usando até 6lbs eu particularmente uso 8 lbs no meu samurai
    Pitbull Samurai 1.8
    Ex - Soviético Niva 1.6

  • #11

    Baixas pressões - DICAS

    Regra de ouro: Reduzir a velocidade proporcionalmente a redução da pressão dos pneus. Sob risco de destalomento dos pneus das rodas/jantes.

    Não existe problema nenhum em reduzir a pressão para andar na areia ou na lama. Ganhamos tração e muitas vezes é simplesmente fundamental.

    Porém...

    Não se esqueça de calibrar novamente os pneus antes de transitar a mais de 30 ou 40 Km/h.

    O Uso de câmaras de ar pode evitar o destalocamento causado pela entrada de areis e terra entre o talão do pneu e a roda e o vazamennto do ar pela sujeira.

    Se vc não gosta de câmara de ar. limpe sempre as rodas após uso com baixas pressões. Dá trabalho mesmo, tem que desmontar, limpar, montar e balancear novamente.... sempre.

    Rodas BEAD-LOCk podem sem uma boa solução para quem precisa usar baixas pressões.

    Outra dica. Um spray de Veda Pneu da Bardhal pode ser a salvação quando o pneu destalna. Vale a pena.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/12/2006
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    67
    Posts
    401
    Agradecimentos: 0

    Volume dos pneus e pressão teórica

    Aos doutos amigos!

    Um pneu traseiro de trator de uso agrícola, com grande volume de ar, é calibrado a 12".
    Um pneu de Ranger 235/75 leva 30".
    Um pneu de bicicleta (pequeno volume de ar) é calibrado a 40".

    Observa-se que quando menor a capacidade volumétrica de um pneu, maior pressão ele leva, e viceversa.
    Então, se eu mudo o pneu da minha picape de 235/75 para 31/10,5 ou 33 (estes últimos com maiores volumes), TEORICAMENTE deverei calibrá-los com menor pressão.

    Logo, alguém sabe argüir ao respeito?
    Obs. Refiro-me ao aspecto teórico e não empírico, pois todo proprietário experiente sabe com certeza qual a melhor calibragem para seus pneu.
    Abraços a todos!
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4345
      Última resposta: 07/11/2023, 15:51
    2. Pneus Botta - Troque o 1º T por um S
      Por Cotrim no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 50
      Última resposta: 17/11/2009, 16:18
    3. Pneus Eterna Dúvida.....
      Por Evandro Toyoteiro no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 16
      Última resposta: 30/06/2008, 21:46
    4. CARCAÇAS de PNEUS
      Por Ian Moreira no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 18
      Última resposta: 21/11/2004, 00:13

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade