Obrigado pela dica amigo.
Versão Imprimível
Obrigado pela dica amigo.
Aproveitando o tópico...
Sempre tive vitara que todos aqui sabem que tem a roda livre automática.
Por isso nunca me preocupei em me aprofundar nesse assunto.
Agora estou com um Troller que tem a Roda Livre manual.
Pois bem, somente agora me dei conta de uma duvida:
Se eu engatar o 4x4 mas não acionar as rodas livres, o que acontece?
Ou melhor, o que NÃO acontece? rs
Uma vez já tive que sair do carro no meio de um lago para cionar estas malditas rodas livres porque com elas desconectadas, o carro ficou.
Liguei as rodas e o carro saiu facil facil, como se estivesse no asfalto.
Foi aí que a duvida surgiu.
As rodas livres tem a função de conectar as rodas (através dos cubos) aos semi-eixos, que se conectam ao diferencial, que se liga ao cardan que se liga a T-case.
Se você engata o 4x4 e as RL's estão desligadas, os semi-eixos irão girar em falso, não transmitindo o torque as rodas dianteiras.
Quando você liga as RL's, todo o conjunto dianteiro (semi-eixos, diferencial e cardan) estará conectado. No caso de se engatar 4x2, o torque não sera transmitido as rodas, pois não haverá a transmissão de torque entre a T-case ao cardan dianteiro. Quando se engata o 4x4, o ciclo se completa e o torque é transmitido para as rodas.
Sendo assim, quando você imaginar que pode ser necessário utlizar a tração dianteira, ligue as RL's, mesmo que vá utilizar também o 4x2. Não é necessário ficar ligando e desligando toda vez que for alternar a posição da alavanca da tração entre 4x4 e 4x2.
Desligar as RL's apenas serve para poupar o desgaste dos componentes da trasmissão dianteira e diminuir a inercia do conjunto e o consumo (mesmo que seja infima a diferença).
Espero ter esclarecido.
Esclareceu...
Acho que voltarei às automáticas! rsrsrs
Era até engraçado antes, com o vitara, quando eu simplesmente acionava o 4x4 e ficava vendo todo mundo sair do carro para engatar as manuais. rsrss
Agora entrei para este grupo e também tenho que sair do carro no inicio da trilha. :mrgreen:
As automaticas não aguentam o tranco não. Quando você mais precisa delas, já era!
Como eu disse antes, você pode ficar com as RL's ligadas, mesmo em 4x2 sem problema. Antes de começar a trilha, ligue, quando acabar desligue.
Inclusive, existem jeeps que nem RL têm (queixo duro). No lugar delas, eles têm flanges que ligam diretamente os semi-eixos aos cubos de roda.
Olá pessoal sou novo no mundo 4x4, gostaria de saber se existe algum livro/manual falando sobre tecnicas
abs
Boa tarde pessoal, sou novo no mundo 4x4, adquiri um grand vitara 3p a pouco tempo.
Gostaria de saber se apos a utilização do 4x4 no GV é necessario a famosa ré para desativar as "rodas livres". Se sim, se o estalo da para ouvir facilmente.
Falo isso porque eu aciono a 4x4 rodo, e depois que volto para 4x2 dou uma ré e não escuto nda. :lol::lol:
Abraços.
Existe sim....um livro de técnica 4x4 ( http://www.tecnica4x4.com.br/) mas a edição esta esgotada....liguei lá e a previsão é no segundo semestre de 2009.
Abraço.
Fala, meu chapa.Sou tão novo no mundo 4x4 quanto vc, mas acho que pode ser uma dessas duas possibilidades:1 - ou seu gv não tem RL2 - ou, se tem, é automático.Lembrando que é apenas um "achismo" meu. Digo isso pq eu tenho um Tracker e tb não ouvi nenhum "click" quando desconecto o 4x4.Grande abraço.