Fernado eu não tenho carro 4x4, sou iniciante no offroad, tenho muitas duvidas, eu pensava que poderia engatar a tração com o veiculo em movimento, mas com as explicações aqui, eu vi que não pode, tenho muito oque aprender ainda.
Versão Imprimível
Existem muitos 4x4 part-time em que se pode passar de 4x2 para 4x4 H com o veiculo em movimento até 80 km/h eu sempre agi assim com a minha SW4 e nunca tive problemas. Agora para passar de 4x4 H para 4x4 L ai sim precisa parar para fazer a mudança. Mas tem muito 4x4 que precisa parar para colocar a tração como foi dito anteriormente, abs
Os 4x4 com acionamento elétrico não precisam parar para acionar o 4x4hi. Se for acionamento por alavanca é bom consultar o manual, porém normalmente como a transmissão está girando na mesma velocidade, basta estar com as rodas livres travadas (quando forem manuais) que pode-se engatar o 4x4hi sem problemas. Porém sempre que for reduzir, obrigatoriamente o veículo deve estar parado. Em relação a pisar na embreagem é para evitar qualquer rotação desnecessária na caixa, porém como a caixa de transferência é ligada à saída de força da transmissão, basta estar parado para a Caixa de Transferência (CT ou T Case) ficar parada, então é ompletamente desnecessário pisar na embreagem para acionar ou desativar o 4x4.
Se o acionamento da tração for mecânico e a CT tiver a posição Neutro, Cherokee por exemplo, é necessário parar o veículo ou pisar na embreagem quando em movimento pois o conjunto ficará desacoplado por um período e após será reengrenado com velocidade diferentes caso não pise na embreagem.
Amigos, e quanto ao Vitara, se pode rodar com ele no asfalto com a tração em 4H?
Abraço.
Sobre rodar em 4x4 no asfalto, um tópico que também pode ajudar é esse: Rebocando fora da Trilha.
Apesar do título, o tópico não trata somente de "reboque", e sim o uso do 4x4 em uma situação de reboque no asfalto,
com dicas que podem ser utilizadas independente de se está rebocando ou não...
[]'s
Putz, passei um tempinho "fora do Fórum" (minhas tão esperadas Férias :dance: ), e agora "tô de volta a ativa" ;) ,
mas só após ter postado, percebi que já faz uns 10 dias que o tópico "morgou".... :oops:
Bom, valeu a intenção :concordo: .
[]'s
Olá meus amigos,
Venho agradecer a todos pelas grandes dicas que me deram. Tudo que li foi de grande valia, pois, estou podendo desfrutar das maravilhas que só um 4x4 pode oferecer. Como falei no início sou um estreante nessa modalidade mas já estou desbravando minhas primeiras trilhas.
Obrigados a todos os amigos que postaram nesse tópico, como aos demais integrantes do 4x4 Brasil. Valeu! :concordo:
Boa noite amigos.
Sou iniciante no mundo 4 x 4, adquiri uma Ranger XLT 2002 da empresa onde trabalho, a viatura está bem rodada, mas como comprei barato, acredito que fiz um bom negócio. Ela está com o cardã diantairo "roncando", hoje fui engatar a tração em movimento no asfaltpo seco, deu um "estouro" e ela ficou travada. Estacionei a viatura, depois de uns dois minutos, com a tração desligada voltou ao normal. Podem me dizer o que fiz de errado?? Este barulho no cardã dianteiro é normal??
Obrigado e desculpem-me pelas perguntas, como citei acima sou iniciante no mundo 4 x 4.
DIOGO