Fernado eu não tenho carro 4x4, sou iniciante no offroad, tenho muitas duvidas, eu pensava que poderia engatar a tração com o veiculo em movimento, mas com as explicações aqui, eu vi que não pode, tenho muito oque aprender ainda.
Versão Imprimível
Existem muitos 4x4 part-time em que se pode passar de 4x2 para 4x4 H com o veiculo em movimento até 80 km/h eu sempre agi assim com a minha SW4 e nunca tive problemas. Agora para passar de 4x4 H para 4x4 L ai sim precisa parar para fazer a mudança. Mas tem muito 4x4 que precisa parar para colocar a tração como foi dito anteriormente, abs
Os 4x4 com acionamento elétrico não precisam parar para acionar o 4x4hi. Se for acionamento por alavanca é bom consultar o manual, porém normalmente como a transmissão está girando na mesma velocidade, basta estar com as rodas livres travadas (quando forem manuais) que pode-se engatar o 4x4hi sem problemas. Porém sempre que for reduzir, obrigatoriamente o veículo deve estar parado. Em relação a pisar na embreagem é para evitar qualquer rotação desnecessária na caixa, porém como a caixa de transferência é ligada à saída de força da transmissão, basta estar parado para a Caixa de Transferência (CT ou T Case) ficar parada, então é ompletamente desnecessário pisar na embreagem para acionar ou desativar o 4x4.
Se o acionamento da tração for mecânico e a CT tiver a posição Neutro, Cherokee por exemplo, é necessário parar o veículo ou pisar na embreagem quando em movimento pois o conjunto ficará desacoplado por um período e após será reengrenado com velocidade diferentes caso não pise na embreagem.
Amigos, e quanto ao Vitara, se pode rodar com ele no asfalto com a tração em 4H?
Abraço.
Sobre rodar em 4x4 no asfalto, um tópico que também pode ajudar é esse: Rebocando fora da Trilha.
Apesar do título, o tópico não trata somente de "reboque", e sim o uso do 4x4 em uma situação de reboque no asfalto,
com dicas que podem ser utilizadas independente de se está rebocando ou não...
[]'s