x
Convex Datacenter
Página 12 de 14 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011121314 ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 165

Márcio,

isso depende de muitos fatores:

angulo de subida;

tipo de duna;

composição da areia, etc;

Agora, motor forte, pneus calibrados certamente já ajudam...

Citação Postado originalmente por Márcio Rahal Ver Post
    Pessoal, qual o macete para subir dunas? é preciso muito motor?

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post

isso depende de muitos fatores:

angulo de subida;

tipo de duna;

composição da areia,

etc;

eita... haja ciência...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Pneus largos, pouco peso, bastante potência.
    Seria a melhor receita, porém sabemos que não funciona assim, então de regra geral, vai na tentativa. Quando não sobe tudo, embala mais. E vai gradualmente embalando mais antes de subir até chegar no topo. Um motor forte permite uma marcha mais longa e mais velocidade com a mesma força que um motor fraco dispónibilizará apenas com marcha mais curta, dessa forma quanto maior a potência melhor.
    Em relação aos pneus, uma banda bem larga faz o veículo afundar menos, ajuda se baixar a pressão dos pneus.
    Quanto maior o ângulo de subida na areia, maior terá que ser a velocidade antes de começar a subir, pois areia não permite uma tração constante por ser muito inconsistente, dessa forma se parar tem que descer de ré e tentar novamente. Tenha certeza antes de começar a subir que no outro lado não tem nenhum barranco ou algo que possa causar um acidente pois a visibilidade é zero até terminar uma subida.

Eu com a minha Ranger 2.5 HSD subo aclives em 3a reduzida se der para embalar, se não tem espaço vou em 2a reduzida ou 1a simples. E sempre com o giro na beira do vermelho, porém cada caso é um caso, pois as dunas que temos aqui são baixas e não tem espaço para embalar muito. Muito diferente das dunas do Nordeste.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    12/02/2008
    Agradecimentos: 0

Smile Dúvida do Engate Reduzida Subida e Descida DUNA

Prezados ! Bom Dia !
    Comprei recentemente uma TR4 Mecânica FLEX. Ofereceram um curso da Mitsubishi, mas infelizmente não vou ter como fazer agora.

Queria uma dica dos senhores da melhor forma de se Subir ou Descer Duna, bem como a entrada ou saida da praia ( rampas ingrimes de areia/pedra/etc )

Vi grandes mestres aqui falando que "saem de segunda ou terceira reduzida" para a subida de duna. Sair literalmente ? Ou vcs procuram um mínimo de espaço sai de primeira reduzida, engata 2 e antes da subida já de terceira pé em baixo ?

Vi regras como jamais frear na Duna ( descida ) Como se faz a entrada na Duna ? Engata a 1 reduzida e vai pisando devagar ?

Ao iniciar a descida da duna o carro ganha embalo ai não aceleramos e ficamos no freio motor ? Isso ?

Quanto mais inclinado devemos usar a Segunda Reduzida e acelerar ?

Li também quanto sempre descer em linha reta, manter trajetória e nunca frear. ( Ouvi que alguns usam o freio de mão na descida )

Não sei se teria coragem de andar em trajetória diferente da descida em dunas como já vi alguns videos pelo Youtube. ( agregaria mais velocidade e claro... muita experiência que falta )

O que é mais importante na Subida ? Tipo manter uma 2 Reduzida e o pé todo em baixo ou gradualmente vamos elevando o motor ?

Desculpe o que é obvio para alguns que nasceram com 4x4 no sangue, mas realmente temos que ter atitudes seguras e queria trocar essa experiência ao menos teórica com os Senhores já que temos situações delicadas ( capotamentos ) em dunas.

Se os mestres tiverem como adaptar os conselhos para o perfil da TR4 seria legal, pois temos muitos motores e caixas de marchas distintas por aqui.

Quem sabe um dia fico tão fera como vcs !

( Meu circuito de Dunas é FORTALEZA e NATAL )

Valeu abraço.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    A melhor forma de aprender sobre tudo isso é meter nas dunas e sentir o carro em cada situação.

Se estiver com a areia solta mas se não estiver enterrado podes sair em 2a reduzida direto, se estiver muito pesado é primeira reduzida.

Pra subir é pé no fundo de baixo até em cima. Se a marcha for curta vais subir até parar e ficar patinando, se estiver em marcha longa, enquanto perde embalo o giro cai até o motor morrer ou baixar a marcha muito rápido. Pra reduzir marcha em subida só se fosse AT, pois em manual ao fazer a troca o veículo praticamente páram, mesmo trocando muito rápido, então a escolha da marcha adequada é questão de tato e noção.

Vai pra areia sem medo, os únicos cuidados são evitar inclinações laterais em dunas e te meter em buracos aonde não consigas sair por falta de espaço pra embalar ou manobrar.

Boa aventura!

Citação Postado originalmente por Cassius Ver Post
    Prezados ! Bom Dia !
    Comprei recentemente uma TR4 Mecânica FLEX. Ofereceram um curso da Mitsubishi, mas infelizmente não vou ter como fazer agora.

Queria uma dica dos senhores da melhor forma de se Subir ou Descer Duna, bem como a entrada ou saida da praia ( rampas ingrimes de areia/pedra/etc )

Vi grandes mestres aqui falando que "saem de segunda ou terceira reduzida" para a subida de duna. Sair literalmente ? Ou vcs procuram um mínimo de espaço sai de primeira reduzida, engata 2 e antes da subida já de terceira pé em baixo ?

Vi regras como jamais frear na Duna ( descida ) Como se faz a entrada na Duna ? Engata a 1 reduzida e vai pisando devagar ?

Ao iniciar a descida da duna o carro ganha embalo ai não aceleramos e ficamos no freio motor ? Isso ?

Li também quanto sempre descer em linha reta, manter trajetória e nunca frear. ( Ouvi que alguns usam o freio de mão na descida )

Não sei se teria coragem de andar em trajetória diferente da descida em dunas como já vi alguns videos pelo Youtube. ( agregaria mais velocidade e claro... muita experiência que falta )

O que é mais importante na Subida ? Tipo manter uma 2 Reduzida e o pé todo em baixo ou gradualmente vamos elevando o motor ?

Desculpe o que é obvio para alguns que nasceram com 4x4 no sangue, mas realmente temos que ter atitudes seguras e queria trocar essa experiência ao menos teórica com os Senhores já que temos situações delicadas ( capotamentos ) em dunas.

Se os mestres tiverem como adaptar os conselhos para o perfil da TR4 seria legal, pois temos muitos motores e caixas de marchas distintas por aqui.

Valeu abraço.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    nas dunas do nordeste a primeira regra (e a mais fundamental tb) é conhecer o local... se vc cair num facao, ja era... so sai puxado...

e nao ande sozinho...

sugiro vc colocar o carro na praia e andar pra sentir o comportamento dele...

se tiver andando bem, procura umas dunas e comece a brincar de leve sem muita emocao...

experimente descer usando o freio motor 3ª ou 2ª HI...

se a duna for muito esticada (muito grande) vc so sobe de 3ª ou 2ª LO com giro la em cima...

nao aconcelho usar a 1ª LO pois ela acaba cavando... é uma marcha de emergencia... to quase la e a viatura perdeu potencia... joga a 1ªLO e pisa... tipo ultima chance...

e se parar no meio vc tem que descer de re seja la que altura for... e atencao se manobrar capota feio mesmo...

no resto vc aprende com o tempo...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    que coisa triste com o rapaz da ranger, quando vi o rastro na duna pensei naquelas manobras de circo que eu via quando era criança - o globo da morte.

bixo, pra andar em duna ande em terreno plano primeiro, depois vai subindo umas dunas pequenas, risco de capotar só se fizer como amigo ai que tentou "enganar" as leis da gravidade. e não esqueça de ficar longe da beira da praia, corrossão feroz e risco de perder o carro se atolar.

de resto, divirta-se!

Cassius,

Bem vindo, primeiramente...eu acho que você deveria se juntar a algu grupo em Natal, já que muitos fazem trilhas, tenta entrar em contato com o FreitasJr (aqui no fórum manda uma MP pra ele), cara 100%...marca com ele umas dunas e vai aprendendo gradativamente e com alguém que já conhece a região e está bem familiarizado com as dunas...

Boa sorte...

Sérjão
    Citação Postado originalmente por Cassius Ver Post
    Prezados ! Bom Dia !

Valeu abraço.

Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Cassius,

Bem vindo, primeiramente...eu acho que você deveria se juntar a algum grupo em Natal, já que muitos fazem trilhas, tenta entrar em contato com o FreitasJr
    Sérjão,

vc disse tudo...

ate porque dizem que no RN, os bugueiros ficam de encrenca com os 4x4, partindo ate mesmo pra "ignorância"...
    4X4 Brasil Razão: ...

Usuário
    Entrada
    12/02/2008

Smile Obrigado pelas Dicas !!!

Prezados Edintruder, Murillus e Sergio Holanda, muito obrigado pelas dicas mesmo. Poxa que boa recepção da equipe. Nota 10.

Realmente é melhor sair com quem conhece, afinal posso ir pra lá e lá ficar sem ter como sair de alguma situação e correr riscos com a familia por falta de experiência.

Vi vários videos legais do Freitas Jr no Youtube, vou entrar em contato com ele pra marcar alguma coisa.

Quanto as dicas de condução, eu juntei todas que os amigos aqui falaram ( quem tiver mais alguma será bem arquivada e testada ), mais um tutorial da Jeep que encontrei pelo forum e ainda digitalizei uma quatro rodas que falava do Guia de Sobrevivencia do 4x4.

Se vcs quiserem poderei copiar esse conteúdo para os participantes no forum.

Acho que toda leitura complementa nossa expectativa do que fazer, do que não fazer e claro que várias atoladas e muito combustível pra testar o 4x4 nas horas de lazer.

No mais falo que esse negócio de 4x4 é bom de mais !!! O vidão !

Adrenalina pura. Abraço e muito obrigado a todos.

Quem for de Natal e puder informar se tem um Clube de Amigos 4x4 só entrar em contato.

Usuário
    Entrada
    12/02/2008

Thumbs up Videos do Youtube !!! Nota 1000

Sérgio e gostaria de complementar também que suas produções no Youtube ( Sim Mega Productions !!! ) São incriveis !

Rapaz, aquela do passeio em Galinhos a L200 prata poderia ter virado na duna , não ? Ele entrou na duna com a direção virada ? Foi isso mesmo?

Que susto ! Bem... vou ver todos os outros videos dos amigos daqui.

Que software de edição vc tem usado ? A qualidade da gravação e compactação está excelente.

Já usei uns da Adobe , da Sony e outro da Pinneacle mas são terriveis para processamento.... mesmo com super máquinas......

abraço !

Usuário
    Entrada
    12/02/2008

Dúvida Video de Galinhos YouTube

Sérgio,

Me permita perguntar mais um detalhe do video :

A L200 que quase virou a pessoa entrou errado na Duna, correto?

Não daria pra ele ter corrigido o volante pro outro lado?

Notei que ele cavou um pouco a roda dianteira, algo como 1 Reduzida e aceleração alta ?

Minha esposa ( e eu claro ) ficamos de certa forma apreensivos com a situação. Poderia ter sido eu ! Já pensou ?

Outra coisa a TR4 que teve o disco da embreagem com problema, foi tipo alguma tração errada ( ou andar direto da 4HLC ou 4H ) em terreno muito fofo e pesado ?

Ainda bem que a L200 salvou o dia !

valeu !

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem