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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de n0gs
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    Técnicas de condução com câmbio AT




    Bom dia pessoal,

    adiquiri recentemente um vitarinha 92 canvas AT....
    no momento estou refazendo o cambio, e alguns outros detalhes....
    Gostaria de entender melhor as técnicas de condução "off-road" e "on-road" de um carro que possui cambio AT...

    valeu...
    Ex Pajerão V6 3000 AT
    Ex Pajerinho V6 3000 MT
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  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Normalmente deixa em "D" ou Drive, que ele faz o resto, em uma descida forte ou situações que desejar maior controle em baixa velocidade, coloca em 2a, 1a ou L para ele segurar a marcha e funcionar como freio motor.

    P, Park, veículo estacionado e com cambio engatado.
    R, Ré, marcha ré.
    N, Neutro, cambio desengatado.
    D, Drive, troca automática entre 1a, 2a, 3a e 4a (se houver).
    3, troca entre 1a,2a e 3a.
    2, troca entre 1a e 2a.
    1 ou L, só 1a.

    Mudanças:
    - de P para R ou R para P e N para R, aperte o botão.
    - toda vez que for reduzir, D para 3, 3 para 2, 2 para 1 aperte o botão.

  • #3
    Usuário Avatar de n0gs
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    Técnicas de condução com câmbio AT Responder o Tópico

    Já ouvi falar que essa história que o "D" faz o resto não é bom...

    Por exemplo:

    Em subidas muito ingrimes deve se colocar no 2 ou L senão força o cambio....
    Ex Pajerão V6 3000 AT
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  • #4
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Citação Postado originalmente por n0gs
    Já ouvi falar que essa história que o "D" faz o resto não é bom...

    Por exemplo:

    Em subidas muito ingrimes deve se colocar no 2 ou L senão força o cambio....
    Se for muito íngreme, não precisa se preocupar, o câmbio não vai conseguir engatar nem a segunda, quem dirá a terceira. Na prática, o resultado é o mesmo.
    Leandro J Grassmann
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  • #5
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Citação Postado originalmente por Grassmann
    Se for muito íngreme, não precisa se preocupar, o câmbio não vai conseguir engatar nem a segunda, quem dirá a terceira. Na prática, o resultado é o mesmo.

    Em tempo... Nestes casos, engate a reduzida, deixe o automático em "L" e mande ver... Deixe o carro fazer o serviço bruto. No caso de descida íngreme, use "L" ou 2 para servir de freio motor.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
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  • #6
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Isto é mito, o problema é no controle da aceleração para alguma condição específica do tipo subida com barro muito liso onde todas as rodas patinam e vc tem que diminuir a marcha para diminuir a rotação e nessa condição buscar mais atrito.

    Outra situação é quando o motor não tem condição (torque) para manter a rotação em marcha mais elevada e vc sente que o cambio fica trocando para cima e para baixo intermitente, nessa condição para evitar um desgaste maior nos discos, é recomendável limitar na marcha que se consiga superar sem estas trocas intermitentes.

  • #7
    E em alguns cambios voce tem a trava do conversor que só funciona na marcha mais alta selecionada na alavanca.

  • #8
    Wallace a trava de conversor funciona em todas marchas que o cambio foi configurado p/ ela atuar ,
    no opala 3m não trava em nenhuma em nenhuma
    no 4m só na 4ª (mesmo que vc ponha a lavanca em 3 , num entra a 4ª mas o conversor não trava em 3ª )
    no dodge (3m) trava só na na 3ª mesmo que esteja em 2 na segunda num trava
    no marea (4m) ele trava na 3ª ou na 4ª ,
    o honda fit trava o conversor em qqer uma das "4 marchas" (na verdade é CVT mas tem 4 "relações pré estabelecidas" caso use o tiptronic )
    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de mairo
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    Chegando atrasado, mas a tempo de reviver o tópico!

    O cambio automático não segura nada em ladeiras nem com o motor desligado, se vc não colocar a alavanca na posição P quando para e desliga o carro ele vai embora!!!!! muito diferente de um cambio manual onde o motor segura o carro com alguma marcha engatada! Acho que o colega que postou que cambio at e manual sao semelhantes em descidas, se equivocou!!!!
    Willys Cj5
    Tracker 2008

  • #10
    Amigo... cambio automatico não segura desligado em D e R pq desligado ele não engata... o conversor fica desacoplano.

    Só secura em P mesmo...
    Deixar o cambio auto desligado em R ou D (ou alguma marcha indicada) é a mesma coisa q deixar em N... igual ficar parado no transito com ele engatado e segurando no freio. O conversor desacopla assim q vc para...

    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de Sem Loção
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    Câmbio AT em L, mesmo sem reduzida,segura sim... a TR4 se estiver reduzida então, quase pára.... lógico se a inércia da descida for grande, nenhum vai segurar... e essa manha de ligar o AC também funciona legal....
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #12
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    E quanto a utilizar um cambio automatizado, tipo o cambio dualógic do Línea, acho que seria uma boa, pois se pouparia a embreagem, ganharia em agilidade nas trocas e ele estando na opção manual e com o botão esportivo acionado fica praticamente um cambio manual sem embreagem.

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