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  • #1
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    Citação Postado originalmente por MkThEbEsT Ver Post
    Muito Obrigado a todos, vocês não sabem a diferença que o conhecimento de vocês fazem para nós, iniciantes. Hehe!!

    Uma ultima dúvida bem boba, tipico de iniciante =D, de inicio não pretendo pegar dunas não, meu passei seria mais a beira mar de boa, nada de tentar se aventurar em dunas ingremes(ate pegar mais confiança e aprender mais os truques), para este tipo de situação, apenas em area de beira da praia, fofa... também é recomendado baixar a calibragem dos pneus para 15lbs ou baixaria apenas se fosse pegar dunas?

    Agradeço a atenção.

    Abraço!

    Isso msm. Como disse o amigo aqui encima: Pegou areia, pode baixar;

    A calibragem dos pneus faz toda a diferença. Mas assim que sair da areia, calibre novamente para 26 ~ 28 Lbs, para evitar desgastes irregulares dos pneus.

    Abraços

  • #2
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
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    10/02/2007
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    Citação Postado originalmente por hdviegas Ver Post
    Isso msm. Como disse o amigo aqui encima: Pegou areia, pode baixar;

    A calibragem dos pneus faz toda a diferença. Mas assim que sair da areia, calibre novamente para 26 ~ 28 Lbs, para evitar desgastes irregulares dos pneus.

    Abraços
    Sugestão:
    Tenha no seu carro um pequeno compressor de qualidade, tipo 12V - Black&Decker, que joga rapidamente a sua calibragem para 25Lbs, após o passeio na areia.
    Eu garrego um no meu Troller, ocupa pouco espaço e é muito funcional.
    OBS: fuja dos compressores vagabundos.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
    Troller 2004 - Sirigüella
    “A mente rege a grande massa corpórea”

  • #3
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    07/01/2016
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    Dunas

    tenho uma sw4 2006 e quero andar em dunas qual tração ultilizar? Outra coisa meu aro er 22 tem problema ou er melhor pra andar em dunas? É a calibragem dos pneus?
    4X4 Brasil

  • #4
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    27/04/2010
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    Baixar a pressão é essencial para andar em areia fofa. Mesmo na firme, pois nunca se sabe quando vai aparecer uma areia fofa no caminho. Baixar depois de atolado é mais complicado e dependendo da situação vai ter que cavar, calçar etc...
    Compre um compressor portátil. Tenho na viatura um VIAIR 300P que dá conta do recado. http://www.viaircorp.com/portables.html
    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #5
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    25/06/2015
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    Entendi, mas afinal, alguém aqui anda sem baixar? Se andar sem baixar vai atolar com certeza? O 4x4 não deveria evitar atolar ao passar em areia não tão fofa?

    Já ficou claro que baixar a pressão é o IDEAL, mas será que é sempre obrigatório?

  • #6
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    26/11/2011
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    Bom dia sutt-uu,

    Não tenho lá tanta experiência como muitos aqui no Forum, mas peço licença para dar meu pitaco e estou sempre aberto a aprender mais com quem sabe. Tive o privilégio de rodar algumas centenas de quilômetros ai pelas areias do Nordeste e, por besteira minha, atolei uma vez! Sinto que ainda preciso de mais algumas viagens ao Nordeste para aprender a "ler" as dunas...

    No meu carro eu uso diferentes calibragens dependendo da situação. Essa é a combinação que achei melhor no meu caso:

    32 para viajar em rodovias de bom piso;
    30 para o trânsito urbano;
    18 para entrar na areia, ou menos até, se a areia estiver mais fofa. Nunca senti necessidade para baixar mais que isso, mas penso que dá para baixar até umas 8 libras só para sair de um enrosco, mas jamais usaria isso para rodar na areia.

    Meu carro é automático e uso 4x4H na areia mais firme e 4x4L quando a areia parece fofa.

    Lembrando:

    - para andar na praia, é importante saber da tábua de marés. Pior que atolar, é atolar na linha d'água com a maré subindo para levar teu carro - acho que nem a seguradora vai querer dividir o prejuizo com você;

    - quanto mais baixa a pressão, mais o pneu deforma; quanto mais deforma, mais aumenta a área de contato com o chão, mais o carro flutua na areia - isso é o que você mais precisa. Porém, quanto mais o pneu deforma, maior o risco para destalonar (ou desbeiçar) e até capotar, daí o perigo de fazer curvas fechadas ou andar em velocidade. Rodar longos trechos na areia com pneu muito baixo também facilita a entrada de areia entre a roda e o pneu, e o ar pode escapar - é bom dar uma checada na pressão de tempos em tempos. Pneu murcho também fica mais sujeito a furos e cortes na lateral. Pior que perder o carro levado pelo mar é capotar o carro com você e tua familia lá dentro...

    - sempre ande com outros carros, para que um possa puxar o outro em caso de necessidade. Essa regra de ouro eu confesso que nunca segui;

    - leve equipamento de resgate: cintas, prancha de desatolagem, pá...; no meu caso, carrego tudo isso e quando atolei em alguma praia do Ceará, consegui sair sozinho - demorei mais tempo para a tirar as pranchas do rack e colocá-las novamente no lugar do que para desatolar o carro;

    - leve um calibrador de pneus e um compressor.

    Você perguntou sobre "certeza"... Se existe uma, é que VOCÊ VAI ATOLAR, hoje, amanhã ou depois, mas pense na segurança tua e de quem está próximo, e aproveite bastante...

    Saudações,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #7
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    18/07/2014
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    Muito bom, caro Ismael!!!!! ... Parabéns pela didática e conscientização e muito obrigado pelas dicas. Abs.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #8
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    Obrigado IsmaelMatos, suas dicas foram bem detalhadas até para situações mais complexas.

    A questão é que eu não pretendo andar em praias com areia fofa nem dunas, nem nada muito radical. Minha única dúvida é se, para passar com segurança, em alguns pisos de areia é preciso sempre baixar a pressão, entendeu? Por exemplo, existem algumas praias que possuem uma estradinha de areia meio fofa, meio dura que o pessoal se arrisca até de carro normal 4x2. Vez ou outra alguém fica, mas é raro. Fico pensando se por estar num 4x4 ainda assim precisaria baixar os pneus, sabe? Ou outra situação: chegar numa praia de areia dura só pra encostar mais perto (sem rodar muito na orla)... nesse caso preciso atravessar um trecho pequeneninho com areia um pouco mais fofa (seca)... enfim, será que em pequenas situações como essa baixar a pressão é sempre necessário?
    4X4 Brasil

  • #9
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    26/11/2011
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    Oi sutt-uu,

    Cada situação é diferente, até mesmo a escolha de ir mais pela esquerda ou pela direita para passar um obstáculo qualquer pode fazer toda a diferença entre passar com facilidade ou ficar preso. Isso você vai pegar com a prática.

    O que te escrevi mal aborda a questão da pressão dos pneus. Há muito mais que isso. O que a gente lê por aqui no Fórum ou vê no Youtube dá uma base sobre o que fazer ou não fazer - essa é a parte "teórica". Dá para aprender muito com os erros e acertos dos outros. Pelo Youtube dá para perceber a capacidade e as limitações do teu modelo de carro. Dá para perceber também a diferença que faz a escolha de um pneu, a suspenção mais alta, o bloqueio de diferencial, o guincho, etc. Dá para aprender muitas técnicas. Dá para aprender como alguns, desnecessariamente, judiam do carro, arriscam a vida ou causam danos ao meio-ambiente.

    Minha sugestão para a parte prática: arranje um kit básico, com cintas, anilhas, um par de pranchas de desatolagem, uma pá, um calibrador de pneus. Arranje uns amigos divertidos e bem dispostos, com um carro 4x4 do mesmo porte ou maior que o teu. Se eles tiverem experiência, fica até fácil demais. Se eles não tiverem experiência, que todos redobrem os cuidados. Ou procure participar de um passeio organizado por algum Jeep Club aí de Recife. Vá pra praia passear na areia, pronto para aprender e se divertir bastante.

    Quando chegar na areia da praia encare o começo no 4x2, com pressão normal. Para muitas situações, é como você falou: qualquer carro passa. E com menos pressão nos pneus, qualquer carro vai mais longe. Veja isso:

    Assim que atolar, coloque 4x4H. Baixe a pressão para umas 15-18 libras. Tente depois o 4x4L. Tente sentir como o carro se comporta em cada situação. Não force nada, não se machuque, não estrague o carro, não estrague a praia.

    Note que o meu ponto aqui não é garantir que você NÃO vai atolar, mas enfatizar que o importante é aprender a evitar atolar e aprender a SAIR de um atolamento quando acontecer. Sair sozinho é mais difícil. Eu tento ser minimamente autosuficiente.

    Mas, Cuidado! Isso VICIA! Logo você vai querer passear pela areia fofa, pelas praias e dunas de todo o litoral do Nordeste - é uma viagem fantástica, e não precisa ser radical.


    Enasor, obrigado. Só de eu escrever aqui já deu mais vontade de voltar a passear pelo nosso litoral. E planos não faltam.

    Saudações a todos
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #10
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    25/06/2015
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    Obrigado mais uma vez Ismael!

    Pelo que entendi então na areia mais importante do que o 4x4 é a pressão dos pneus...

  • #11
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    26/11/2011
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    Oi sutt_uu, bom dia,

    Se há UM fator mais importante, este seria a AREIA! O segundo fator seria o MOMENTO, o tal embalo. Enquanto teu carro estiver em movimento, você AINDA não atolou. São vários fatores ajudando ou atrapalhando teu avanço pelo terreno. Acho que nem toda a técnica e equipamento irão te dar garantia, se você não combinar tudo previamente com a areia! (Não foi Garrincha que perguntou ao técnico se todo o esquema tático para ganhar o jogo já havia sido previamente combinado com o adversário?)

    Vai lá! Coloca o carro na areia e conta aqui para a gente como foi o passeio. Conta o que funcionou pra você e o que não funcionou.

    Abraços,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #12
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    18/07/2014
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    Meu amigo Ismael,

    Muito bom, mesmo, estar acompanhando seus úteis e sensatos comentários ... Parabéns ...

    Vou dar um pequeno passeio pelo Nordeste brevemente e tenha certeza que seus conselhos serão muito úteis também para mim ...

    Pretendo entrar em locais de muita areia, que, certamente, vão entranhar nas partes baixas do veículo ... Já vi opiniões de vários outros nobres colegas deste fórum, mas, gostaria de saber também a sua maneira de pensar ... é sempre bom saber as abalizadas opiniões dos mais experientes, mesmo que divergentes entre si ...

    Pergunto-lhe:

    Antes de entrar na areia da praia você faz algum tratamento sob a viatura para minimizar os efeitos corrosivos da areia e da maresia? ... e depois do passeio, você faz algum outro tratamento?

    Particularmente, em princípio, estou pensando em não fazer simplesmente nada ... a não ser um “belo” banho com água quando retornar do passeio ...

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

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