x
Convex Datacenter
Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
Resultados 49 a 59 de 59

Tópico: Dunas

  • #49
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13



    A foto do meu avatar foi tirada na beira da Lagoa Mirim. O lance de areia fofa, sempre que for arrancar, torce o volante para um lado para deslocar a frente para um lado que ajuda a sair de enrascadas, tanto sozinho como puxando outro. As Dunas na Capilha (local onde se chega até a Lagoa Mirim) são muito fofas pois são formadas pelo vento e não formam base fixa, mas com jeitinho dá para cruzar sem sustos.
    O lance de torcer o jogo é que o esforço da transmissão para deslocar a frente para a lateral é menor que deslocar para frente, tal como ajuda a arrastar as rodas traseiras por mais enterradas que estejam! Pode apostar na dica de um "Papa-areia" (povo de Rio Grande).
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #50
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por cemecor
    VAI UMA DICA: QUER ANDAR COM EMOÇÃO EM DUNA? VÁ DE BUGG! PASSEI UM MAIOR APERTO COM MINHA EXPLORER NUMA TRILHA ENTRE DUNAS NA DIVISA DE RN COM A PARAÍBA, ATOLEI ATÉ NA ANTENA , MAS FUI SALVO POR DOIS BUGUEIROS E CINCO MARMANJOS QUE PASSAVAM PELA CENA PITORESCA, AFINAL TIRAR MAIS DE DUAS TONELADAS DO BURACO NÃO FOI FÁCIL. NUNCA FIQUEI TÃO ALIVIADO DE VOLTAR 30 KM PELA PRAIA!

    Acho que vc pecou por tentar passar com a viatura por algum lugar sem verificar se tinha como sair de lá....
    Já perdí as contas de quantas vezes rodei por esta região e por outras piores.... Nunca tive problemas, nem eu nem os que acompanhavam... mas nunca deixei de respeitar as Dunas e seus perigos...
    Naum se faz manobras radicais com jipes altos como alguns fazem com os buggys... Jipes são bons para transpor obstáculos não para acrobacias...
    Repito tudo o que postei no início do tópico... quem naum observar aquelas regras, mais cedo ou mais tarde vai acabar se dando mal nas dunas...

    Muitas vezes quando estou passeando com a família nas praias e dunas da região acabamos participando involuntariamente de algum comboio com buggys e alguns jipes...
    Chega a dar pena de ver as criaturas (turistas) tilitando no sol do meio dia, podres de sujas devido a areia e a poeira que gruda no corpo devido ao protetor solar e ao suor... além de provavelmente terminarem o passeio surdas com a barulheira dos escapamentos dos buggys e arrebentadas pelos bancos sem cômodo algum....
    Enquanto isso.... nós estamos desfrutando do mesmo passeio no conforto do ar-condicionado com espaço interno de sobra e bancos confortáveis... É uma diferença cruel....

    P.S.
    Só quem mora por aqui toma conhecimento de quantos buggys viram com turistas ano após ano... isso é mais comum do que se imagina, mas naum é divulgado em larga escala...
    Além disso, já perdi a conta de quantos buggys quebrados ou até atolados já tive de rebocar...

    []s a todos defendendo os 4x4 nas dunas...

  • #51
    Citação Postado originalmente por Giovani
    Fala Mestre!!!

    E a história do Motor-home?? Cadê as fotos?? Manda pra cá!!!

    []'s
    Veja as fotos aqui:
    http://www.ginet.com.br/~regis/chui/

  • #52
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Idade
    50
    Posts
    1,411
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RegisCandeia
    Regis


    Muito 10 as fotos

    []s matando a saudade desses lugares (fiz a faculdade e a residência na Furg em Rio Grande e morei este tempo todo no Cassino).
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #53
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Edintruder
    Em relação à seguradoras, eles fazem de tudo para não pagar o conserto ou prestar os serviços devidos, portanto eles não atendem caso o acidente ocorra fora de vias públicas ou trasitáveis! Em caso de problemas, puxa o veículo até uma rua qualquer e aí aciona a seguradora, tal como num acidente, fija que está passando mal até ser levado num pronto-socorro, você será julgado como vítima na maioria dos casos nos precessos de trânsito!
    Edi,

    TAnto dunas, trilhas ou qualquer coisa do tipo ta dando problema nas seguradoras. Um conhecido nosso daqui teve problema pq capotou o carro numa estrada de terra que leva para o sítio dele e olha que o carro dele não era 4x4 .. apenas um Palio ELX 1.4 modelo novo.

    Alegaram que ele estava em alta velocidade e em direção perigosa.

    Isso foi no inicio de dezembro e ate o momento ele esta brigando com a Porto Seguro.

    Agora imagina se pegam um dos nossos carros no habitat natural dele. É perder o seguro na hora.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #54
    Usuário
    Entrada
    22/12/2003
    Idade
    53
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Praia de Mundau - CE
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dunas-foto_455.jpg  

  • #55
    linda foto heim!!!

  • #56
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Tem umas fotos de vitaras 5P em dunas neste tópico....

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18502
    8)
    []s todos

  • #57
    Usuário
    Entrada
    29/02/2004
    Idade
    47
    Posts
    136
    Agradecimentos: 0
    A um tempo atrás comprei uma revista america com dicas de off-road para os diferentes tipos de terreno. Para areia, eles recomendavam primeiro potência, depois vinham: câmbio automático, bloqueio de diferencial traseiro, suspen~sao sem muita articulação e centro de gravidade baixo. Os pneus tipo all terrain (não muito grandes) ou esses na frente e uns mud mais largos atrás se o carro tiver motorzão. Gaiola é imprescindível, assim como umas antenas altas com bandeira na ponta para visualização.

    È claro que temos que adpar a realidade brasileira, mas vale a pena dar uma refletida nas dicas para guiar na areia.

  • #58
    eu tenho conseguido anda bem legal nas dunas com meus pneus

  • #59
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Ra,
    A um tempo atrás comprei uma revista america com dicas de off-road para os diferentes tipos de terreno. Para areia, eles recomendavam primeiro potência, depois vinham: câmbio automático, bloqueio de diferencial traseiro, suspen~sao sem muita articulação e centro de gravidade baixo. Os pneus tipo all terrain (não muito grandes) ou esses na frente e uns mud mais largos atrás se o carro tiver motorzão. Gaiola é imprescindível, assim como umas antenas altas com bandeira na ponta para visualização.


    È claro que temos que adpar a realidade brasileira, mas vale a pena dar uma refletida nas dicas para guiar na areia.

    Concordo com seu post, mas é preciso deixar claro (minha opinião) que esta seria a configuação ideal para alguns tipos de dunas e ou manobras... algumas das coisas citadas são muito limitantes, como Centro de Gravidade (CG) Baixo... isso ajuda muito para algumas manobras específicas, mas impossibilita outras... um veículo mais genérico seria mais recomendado.
    vamos deixar a coisa clara para a galera naum achar que carro bom para as dunas tem de ser rebaixado ....

    O grande problemas das dunas é que normalmente não se faz trilha só nelas... Vc passa por diversos tipos de obstáculos com dunas no meio da história... nunca ví um "in Dunas"

    Entre as idas e vindas acaba-se passando, por exemplo, por regiões onde um veículo com Centro de gravidade muito baixo teria problemas devido aos desníveis (mesmo os de areia)... existem locais parecidos com um sequência de erosões na transversal que são moldados pelo vento na areia fofa.... isso é difícil de transpor se areia estiver muito fofa, ainda mais que as erosões com barro / lama pois a areia fofa tem ainda menos aderência é muito fácil de afundar até calçar o diferencial... para naum ter problema, vc tem de ter alguma altura pois não se pode parar, e por isso a escolha do "por onde passar" nem sempre é a ideal... tbm não se pode correr e se o carro acavalar vc fica atolado mesmo e isso pode ocorer facilmente em viaturas muito baixas pois elas raspam nas partes altas do terreno.... se uma mer#@ dessas acontece nas dunas, só rebocando ( o que na areia é horrivel de fazer) ou com pranchas de desatolagem... não existem pontos de apoio na areia....
    Outro problema de CG baixo seria cruzar areas algadas, comuns nas baixadas de dunas no inverno... pois CG baixo normalmente se consegue em viaturas baixas... a água não perdoa bobeiras.....
    Por isso é que estou levantando um pouquinho o sombra, coisa que relutei a fazer até hoje...

    Por estas e outras, para dunas, eu mesmo recomendaria uma viatura mais equilibrada no quesito altura... nem muito baixa, nem muito alta com a escolha da altura final a depender de sua prática no terreno para evitar viradas...

    Em vitaras, por exemplo, um original é bem mais fácil de pilotar (mas bem mais dificil que um bugre na areia); mas, com alguma prática, vc pode partir para 2" polegadas que já está muito bom e naum tem muito perigo de virar não...
    Para usufruir dos benefícios de 2 + 2" só com muita prática e ainda mexendo nas molas e amortecedores pois a viatura não pode tender a inclinar facilmente em desníveis nunca... altura, desnível e velocidade (mesmo que só um pouquinho pra embalar) não combinam.... Não se corre em dunas, mas dunas podem ser consideradas trilhas de velocidade perto de trilhas de erosão...

    Quanto aos pneus, concordo com andar com eles vazios... eu mesmo já tive de botar 12 libras para sair de enroscos.... mas isso vale para os mortais (lisos) como eu, pois dependendo dos pneus que equipam a sua viatura vc terá de rodar com eles bem cheios....

    Se vc tiver grana para equipar uma viatura do jeito como a que andou comigo nas dunas outro dia vc vai rodar com umas 35 libras pelo menos em cada pneu... e vai subir dunas muito bem obrigado...

    Quando ví uma Hilux zerada entrando nas dunas com rodas aro 20 cromadas e pneus perfil baixo (só que largos pra xuxu) pensei... isso vai dar mer#@ (...os pneus eram tão largos que davam visulamente mais de dois dos meus 225 ...)
    ... pensei: se o cara esvaziar os pneus se fo#& pois os pneus rasgam , se naum esvaziar vai atolar o tempo todo ... e aí que se fo#& é o resto do grupo que vai ter de puxar uma viatura grande o tempo todo...
    Quando começamos a rodar, fiquei de queixo caído ... a viatura subiu dunas, cruzou maceiós e rodou em farofa sem atolar...

    Minha conclusão: os pneus eram tão largos que estarem cheios não atrapalhou em nada ... como motor o cara tinha de sobra e o excelente câmbio automático das novas hilux é show de bola ... os pneuzões aro 20 naum fizeram a viatura sofrer e montrinho de xoxo naum tinha nada .... mandou bem o tempo todo com pneus cheios....

    ... Postei acima que rodar com os pneus vazios vale como regra para os mortais pois o conjunto de rodas e pneus do cara valem umas 2x o preço do Sombra .... se somar ao preço do resto do carro a coisa fica pior ainda ... Quem pode pode... quem naum pode se sacode

    Quanto ao Câmbio automático.... isso é realmente muito bom... evita muitas braçadas e facilita as manobras.... mas nem todo mundo gosta de coisas faceis...
    Na minha humilde opinião pessoal, eu prefiro o câmbio manual... gosto de ter o controle do carro e vencer obstáculos que só são possíveis com trocas de marchas precisas.... se bobear fica atolado... esse é o meu brinquedo... mas isso é questão de gosto...
    O fato é o que o câmbio auto realmente facilita muito a vida nas dunas...

    Quanto a pneus... sua escolha para dunas é diferente de para lama... O pneu não pode comprometer a força do carro em altos giros... o carro tem de ter pique.... e o traçado naum influencia quase nada.... Um exemplo disso que pode ser extendido a outras viaturas é que samurai com pneuzão apanha para subir dunas (se subir ), enquanto que samurais com pneu normal sobem a maioria sem problemas ( em todos os dois casos com pneus bem vazios, se naum nenhum dos dois sobe nada)...
    Como o que vale é a largura.... tenho visto que gomos nas laterais ajudam pois com rpm alto e meio imersos na areia eles aumentam a area de contato e o carro vai muito melhor....

    Portanto, a escolha de pneus para dunas depende mesmo é do motor que se tem em baixo do capô... caro xoxo não anda bem na areia....

    isso já tá ficando muito longo... me empolguei

    []s arenoso a todos, em especial aos que tiveram paciência de ler o post até aqui pois eu mesmo estou com pregissa de ler tudo para corrigir erros

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pneus Lameiros Versus Pneus P/ Dunas
      Por freitasjr no fórum Outros
      Respostas: 26
      Última resposta: 16/11/2012, 18:56
    2. Lateral em Dunas.
      Por leo cabral no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 25
      Última resposta: 02/11/2010, 23:08
    3. Pontos de Apoio e Pneus(P/ Lama e Dunas)
      Por freitasjr no fórum Outros
      Respostas: 5
      Última resposta: 21/06/2009, 17:02
    4. Desempenho da Band em Dunas.
      Por IGORFROTA no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 20
      Última resposta: 17/12/2007, 18:22

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade