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  • #1
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    Dúvida adptaçao motor ap 1.8 no samurai




    Boa noite, ganhei um samurai e gostaria que alguem me passasse a lista completo das peças que preciso para passa o meu adptar o motor ap 1.8 no meu samurai. Obrigado!

  • #2
    Usuário Avatar de gustavo 4x4
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    lista completa doque ôme?
    nao tem segredo..

    -tu qé o jipe só pra trilhas? ou para andar no dia a dia?
    -que tipos de trilha vai fazer?
    -qual a configuração que tu vai usa no jipe?

    te digo que, avaliando essas perguntas voce vai ver se precisa mesmo de um motor mais forte.
    pois um samurai com pneu 31'' e bem reduzido nao preciso de um motor mais forte.
    aah nao ser que quer colocar pneus enormes, eixos mais pesados, e coisa e tal, ou queira apostar corrida. Ai sim um motor mais forte cai bem.

    ja cansamos de descutir isso aqui no forum, que um jipe off road, nao precisa de cilindrada, e sim torque.

    da uma lida nesses topicos e vai aprender um bocado:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...o-samurai.html (Motor AP 1.8 no Samurai)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...urai-98-a.html (Motor AP em Samurai 98)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...urai-93-a.html (Motor ap num Samurai 93...)


    ][ desculpe grosseria, mas é a realidade aqui, haha
    Samurai 95-SPOA-Xcrowler5.00

  • #3
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    A minha preocupação é com o motor quando pifar não achar mais peça e ficar mais caro o motor ja esta sujando a vela. Mais valeu a dica é que eu sou novo com jeep. Obrigado!

  • #4
    Ja li todos os post e ninguem poe a receita certinha, a lista de peças, onde achar, acertos, alinhamentos, etc...
    Começa em motor ap e o povo vai divagando em motor diesel, motor GM e por ai vai...dizem que fica bom, que o motor MI é melhor, que para uns o 1.6 chega, outros querem 2.0 turbo e a lista do que se precisa fazer nao tem.

    Sou solidário a dúvida do Alex.

    Por ex:

    Motor AP tem um tal de angulo certo de funcionamento, quanto é e como acertar isso?
    Como fazer os apoios do motor?
    A flange ap + chevete elimina a caixa seca ou é complento?
    Mudam as fixações do cambio?
    Como fica a parte de radiador e escapamento do novo motor?
    Alavanca de cambio muda?
    Onde instala a centralina?
    DH e outros acessorios, tudo ok?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #5
    Usuário Avatar de gustavo 4x4
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    aaaaaaah Nava
    mah tu me persegue home! todo topico que eu entro tu ta tambem! hahaha brincadeira

    bom, mas nao vamo faze o rapaz gasta grana onde taaalvez nao precise.
    Samurai 95-SPOA-Xcrowler5.00

  • #6
    Usuário Avatar de gustavo 4x4
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    mas tem bastante peças alternativas mais baratas que as originais, nao tem que se preucupar com isso, o motor do samuca se ta legal é bom!
    da uma olhada nesses sites
    Alternativa 4x4 Produtos <b>Suzuki Samurai</b> <a href="/index.php?id_veiculo=0">(remover filtro)</a>
    Suzucar.com

    ai tem bastante sobre suzukis

    alias, qual o ano do seu samurai? e o que tem nele? posta umas fotos aqui.
    Samurai 95-SPOA-Xcrowler5.00

  • #7
    Usuário Avatar de Fabil
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    Nava, o questao é que existem CENTENAS de receitas e DEZENAS de igredientes para se fazer o mesmo "bolo"... talvez seja por isso que nao existe até entao um passo-a-passo de como colocar motor AP em samurai..

    primeiro pq existem DEZENAS de configuraçoes de motor AP, tem carburado, tem injetado monoponto, tem injetado multiponto, tem AP longitudinal, tem AP transversal, tem AP com os agregados ( alternador. compressor e bombas D/H) do lado esquerdo, do lado direito etc... enfim... é dificil ver um Samurai dois samurais com motor AP "iguais" e cada um requer montagens diferentes

    segundo, quanto ao cambio, tem gente que usa o cambio original com flange, outros com cambio de chevette 4M outros com chevete 5M, uns com flange ( e existem dezenas de flanges diferentes) outros com capa-seca completa. tem flange que deixa o motor AP na inclinçao original, outras deixam o AP na vertical, umas usam motor de arranque X outras Y...

    os suportes/coxins, uns montam com de opala, outros com de AP mesmo, etc...

    radiador/ventoinha, mangueiras cada um monta uma salada diferente...

    no momento estou terminando um kit basico p/ colocar motor AP + cambio de chevette 5M em samurai, o kit consistirá de flange + suportes de motor + suportes de cambio, e sem precisar de fazer nenhum corte/solda no chassis e mantendo a inclinaçao original do AP.

    eu tinha até a ideia de montar um kit completao, do tipo, tira o motor/cambio original e mete o AP/chevette plug,n play, mas como expliquei acima, existem CENTENAS de variaveis no motores AP, fica impossivel fazer um kit assim.

    segue umas fotos do kit piloto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20130320_081558.jpg   -20130320_081614.jpg   -20130516_075313.jpg   -20130320_081627.jpg  
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #8
    Fabil, ok, cinte e concordo com tudo tudo q vc citou.
    MAS nem o básico a gente consegue naqueles links. Fica todo mundo falando uma coisa diferente.
    Por ex, vc citou uma receita. Blza, passa ela completa. Se eu decidir por MI ou IE isso é por minha conta...a tua receita é essa e boa. Cada um faz a variação que quiser, desde que conte em detalhes depois o que mudou e motivos, resultados, etc.
    Dai sim, ficaria show.
    Primeira vez que vejo fotos do motor no samuca! Parabéns.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #9
    Usuário Avatar de Fabil
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    poisé.. por isso limitei meu futuro kit com o "basico" p/ colocar fisicamente qualquer AP no samurai.

    a receita basica eu sigo é:

    - motor AP ( injetado multiponto, de preferencia dos VW após 1998 que usam injeçao Magnetti Marelli e praticamente a mesma usada até 2003 quando passaram a ser flex, ou seja, tem MILHARES desses motores rodando por ai, facil de achar peças e facil de preparar) . procure comprar o motor O MAIS COMPLETO POSSIVEL, com todos os agregados, chicote, mangueiras, parafusos, correias, modulos, até igniçao ( principalmente se o carro tiver code), quanto mais completo for o motor, menos encheçao de saco terá na hora de montar.

    - continuando no motor, será necessario usar o CARTER e PESCADOR de oleo dos APs tranversais ( logus, verona, escort, pointer, golf, Polo Classic etc..) pois o carter dos AP longitudinais ( santanas, gols, etc..) bate no eixo dianteiro. em samurais baixinhos ( suspensao original) mesmo o carter transversal será necessario um trabalho no carter p desviar no eixo, em samurais com SPOA / lift 4" nao precisa.

    - cambio de chevette completo ( alavanca, garfo de embreagem, e cardãnzinho da rabeta) sim, cardã, pois o cardãzinho do cambio do samurai sao encaixa na rabeta do chevette)

    - flange p/ acoplar o AP no cambio, existem dezenas no mercado, basta escolhe, obviamente de preferencia as que deixam o motor AP trabalhando inclinado como é originalmente.

    - suportes de motor/cambio, tem que fabricar, dai vai da imaginaçao e talento de cada um, ou procure algum kit pronto no mercado

    - suportes p/ agregados/correias/mangueiras/radiador, chicote eletrico, etc.... vai da imaginaçao e talento de cada um..
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #10
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    blz Fabil? porque não adaptar motor ap no cambio original do samurai?
    valeu....abç
    Samurai 95 - bruce lee

  • #11
    Fabil, show de bola!

    Radiador, como fica?

    Com a inclinação do motor, a parte de injeção fica com bom espaço ali do lado da bateria?

    Sensores que vão para painel, como realizar a identificação no momento de arrancar o motor original? Marcador de temp e oleo, por ex, vw e suzuki vão conversar a mesma lingua? Tipo, marcar certo temp e pressao de oleo?

    Temos kits de suportes a venda? Quem vende?

    Escapamento muda o lado, temos de fazer personalisado total, desde coletor?

    Entrada de ar, dá para aproveitar suzuki?
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  • #12
    Usuário Avatar de Fabil
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    o Radiador pode-se usar o original que dá conta do recado tranquilamente, pode-se tambem usar de chevette que é facil de adaptar e tem praticamente as mesmas dimensoes do original.

    realmente o espaço no lado da bateria fica apertadinho, dependendo do modelo de coletor de escape que estiver no AP é preciso dar uma rebatida na lata p/ nao raspar

    o sensore de temperatura da agua , se vc fizer questao de usar o mostrador original do painel vai ter que usar o sensor original do samurai, basta modificar a rosca do tubo onde vai o sensor original do AP e e pronto.

    o de oleo nao precisa mexer, o original do AP funciona normal com painel do samurai

    o escapamento tem que ser refeito, qualquer loja de escapamento bem equipada faz.

    vc quer dizer filtro de ar, certo? é mais facil usar as de Santana/Gol MI, a original tambem dá, mas o diametro das bocas p/ as mangueiras é diferente ai tem que ficar adaptando mais coisa.. use o conjunto todo de santana MI ( obviamente com motor AP MI) e tudo vai casar bonitinho
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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