Pessoal, hoje aconteceu um fato estranho e gostaria de trocar uma idéia com vcs a respeito.
Andei dois quarteirões com o samuca até o supermercado normalmente. Meia hora depois, ao iniciar a saída da vaga no estacionamento, notei que havia um barulho no motor, semelhante a um chiado forte metálico (difícil descrever barulhos desse tipo...), como se houvesse algo (correia ou coisa do tipo) batendo contra alguma parte metálica, sei lá... bom, voltei para casa (dois quarteirões) e em casa o problema permaneceu. Tanto em ponto morto quanto engatado e/ou acelerando acontecia o barulho, e senti que o carro perdeu força na subida quando eu acelerava e acontecia o barulho.
Com o capô aberto, vi que o barulho parecia vir justamente daquele compartimento onde fica a correia dentada ou de dentro do motor mesmo. Como a correia e o tensor foram trocados na semana passada, fiquei com medo de ela ter escapado ou quebrado, desliguei o motor e resolvi que teria que chamar o mecânico segunda-feira pra olhar.
Agora de noite liguei o carro novamente pra tentar ver de novo o problema e não aconteceu nada... nenhum barulho! Até esperei o carro esquentar pra ver se o barulho aparecia e nada!
Nâo sei se acho isso bom ou ruim, mas o fato é que estou com medo de arriscar sair andando com o jipe até que eu saiba o que houve... será que alguém aqui tem alguma dica a respeito?
A título de informação: na semana passada foram trocadas, além da correia dentada e tensor, também a correia do alternador, o alternador e o retentor do comando. O óleo do motor também foi trocado e está em nível normal. A água também.
A propósito, é normal que ao se ligar a chave se ouça um barulho de "ventilador" dentro daquele compartimento da correia dentada, inclusive com o motor frio? O meu tem isso e conferi: não se trata da ventoinha do radiador.
Outra coisa: ao se ligar ou desligar a chave, ouço um estalo vindo do motor, como se fosse uma faísca... deve ser algo normal da partida mesmo, mas como tô meio encanado com essa história dos barulhos, não custa perguntar.. é normal?
Desculpem pela mensagem longa. Desde já agradeço qualquer dica.
Povo, descobri o problema: é a correia compressor do A/C que tá patinando. Não tem nada de errado dentro do compartimento da correia dentada não
To anexando uma foto nesse post pra vcs verem de qual correia eu to falando. Se aquilo não for o compressor do A/C, então me avisem heheehe
A propósito: sobre o tal "ventilador" que eu falei, esqueçam. O barulho de ventilador que eu falei na verdade vem de um que fica na frente do radiador, encostado na grade da frente do carro... não tem nada dentro do compartimento da correia dentada não...