Pessoal,
Tenho um Jimny 2003 e o mesmo está com um mistério.
Dirigindo em qualquer situação (até mesmo na estrada, com vento no nariz), ao ligar o Ar condicionado, a temperatura do motor começa a subir, subir, subir, rapidamente. Desligo o ar, a temp. fica alta, e vem baixando devagarinho até normalizar.
Já fiz uma revisão completa no sistema de arrefecimento, está tudo OK, limpeza de radiador, bomba d'agua, líquido de arrefecimento, mangueiras etc.
E a partir de ontem, ele começou a esquentar também sem ligar o ar, apenas na estrada quando se dá uma forçada leve, tipo 4000 rpm, aí ele esquenta. Mas ao reduzir o esforço, volta ao normal.
O interessante é que em marcha lenta, parado ou andando devagar ele não esquenta.
Antes que perguntem, já verifiquei as ventoinhas (radiador e Ar condicionado) e o óleo não está "café com leite" (junta do cabeçote provavelmente está OK).
GEralmene pelo que vc falou deve ser problema na circulação. Começe do mais fácil pro mais difícil.
Primeiramente veja se não é baixo nível de água. Pode haver algum vazamento. Verifique no olhometro se o carro baixa água.
Se não for, começe pelo radiador que pode estar com as colméias entupidas, atrapalhando a circulação ou pressão no sistema. Leve numa oficina especializada em radiadores e eles fazem os testes de pressão e tal. Talvez uma simples varetagem já resolva o problema. Em raros casos pode ser a tampa do radiador travada. Peça tb pra verificar.
Verifique também a válvula termostática que pode estar travada ou danificada, abrindo fora da temperatura ideal. Qualquer loja especialziada em radiadores tb resolve isso facilmente.
Se não for os 2 verifique a bomba dágua, que pode estar com os dentes quebrados e dê uma conferida no funcionamento da polia viscosa. Leve numa oficina que conheça de suzuki.
Se não for nada disso aí que vem o problema. Provavelmente deve ser no motor com cabeçote empenado ou deixando passar compressão para o sistema e etc. Isto só deve ser verificado em última hipótese após verificado todo o sistema.
Todo caso jamais deixe a temperatura chegar no "vermelho". Isto pode causar sérios problemas como queima da junta, trinca do bloco e etc. Caso tenha que rodar provisoriamente com o carro desta forma, uma dica é deixar o ventilador ligado no ar quente, que funciona como ventilação forçada ajudando na refrigeração.
Tive problema parececido com o GV e após quebrar muito a cabeça pesquisando forum adentro resolvi o problema com uma simples varetagem do radiador, que tava entupido fazendo o carro aquecer no transito.