x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Agradecimentos: 0

Motor do Samurai sem força

Olá a todos, não sou proprietário de um Samurai, mas venho acompanhando o drama de uma amiga que tem um canvas feixe de molas com motor 1.6 8v.

Segundo ela e o marido, esse motor é original do carro, o que me causou surpresa, pois sempre achei o só existia samurai 1.3

Recentemente, numa trilha, o jipinho parou. Ocorreu que a bomba d`agua engripou e acabou estourando a correia dentada.

Não houve danos ao cabeçote nem tampouco com as válvulas, mas agora depois de tudo trocado e montado, o motor esta sem força.

Para avaliação precisa, o motor foi aberto e portanto a junta do cabeçote também foi trocada.

Alguém sabe me dizer se existe algum ajuste específico no enquadramento do virabrequim com o comando????

Existe junta de cabeçote com espessuras diferentes???

Tem algum macete????

Obrigado a quem puder ajudar

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Desculpe a minha ignorância...Samurai, com 1.6l? Original nunca vi... Ela tem certeza disso? Consta na documentação do carro???
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

Usuário Avatar de LeoPOA
    Entrada
    08/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Esse motor pode ser de algum outro Suzuki 1.6 8V como o Vitara, Baleno.... Pode ter sido legalizado e tudo mais, mas uma coisa é certa. Nunca existiu samurai 1.6 8V de fábrica !!! Samurai se nao me engano só 1.0 e 1.3

Quanto ao motor, Confira se as polias do VB e do comando estao sincronizadas, se o tensor e se a correia estão 100%, ao ligar a correia pode estar pulando dente...

Tbm vale medir a compressao dos cilindros p/ ver se o motor ainda está bom...

Abç

Léo
    Samurai 93 - Under Construction
    De volta as Origens....

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Olá a todos, não sou proprietário de um Samurai, mas venho acompanhando o drama de uma amiga que tem um canvas feixe de molas com motor 1.6 8v.

Segundo ela e o marido, esse motor é original do carro, o que me causou surpresa, pois sempre achei o só existia samurai 1.3

Recentemente, numa trilha, o jipinho parou. Ocorreu que a bomba d`agua engripou e acabou estourando a correia dentada.

Não houve danos ao cabeçote nem tampouco com as válvulas, mas agora depois de tudo trocado e montado, o motor esta sem força.

Para avaliação precisa, o motor foi aberto e portanto a junta do cabeçote também foi trocada.

Alguém sabe me dizer se existe algum ajuste específico no enquadramento do virabrequim com o comando????

Tem algum macete????

Um tanto quanto curioso samurai c motor de vitarinha, eu já tive um vitarinha 94 nessa configuração de motor, minha irmã já teve dois samurais um 94 e o atual 97 todos c motor 1.3 8v, uma pergunta q ano de fabriação é esse samurai? q eu saiba samuca foi fabricado até 99 salvo engano, c esse motor 1.6 8v não tem, pelo menos os daqui do Brasil, não se se lá fora existam outras configurações e pode até ter vindo importado, não sei, fica aí a dúvida, tenho saudade do vitarinha era da mesma cor do Ary, abraço.

Usuário Avatar de LeoPOA
    Entrada
    08/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    E ai tche,

Samurai só existiu com motor 1.0 e 1.3! O proprietário pode ter colocado outro motor 1.6 8V suzuki nele de algum vitara, baleno... ou tambem pode ter aumentado a cilindrada do 1.3 ( nos EUA existe esse kit) tornando um 1.6 !!!

Quanto ao problema no motor, Dê uma olhada se as polias do VB e comando estao sincronizadas e tbm se a correia e o tensionador sao os corretos e estao em bom estado, pode acontecer de quando ligar o jipe pular um dente da correia e ai a coisa nao funciona mesmo...

Tambem vale medir a compressao dos cilindros p/ saber se tudo está 100%

Abraço e boa sorte!!

Se conseguir uma fotinho do motor já dá pra saber se é o original ou nao do samurai!!
    Samurai 93 - Under Construction
    De volta as Origens....

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Quando a correia dentada dos Suzuki estoura, não existe qualquer perigo ao motor, pois estes motores são do tipo "non-interference", que se traduz em um motor cujas válvulas possuem recessos junto aos pistões de forma que mesmo fora do sincronismo eles não se chocarão.

Não precisava ter aberto o motor.

Eu aposte minhas fichas no sincronismo...

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post

Tem algum macete????

Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário
    Entrada
    23/09/2011
    Local
    joinville/SC
    Se não houve danos ao motor por aquecimento, provavelmente é sincronismo da correia dentada, se a mesma for a correta desse motor 1.6.

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Pois bem amigos, agradeço todos os comentários.

O motor é sim 1.6, só não me arrisco a dizer se é original ou não.

Superaquecimento não houve, pois assim que a bomba travou o motor parou.

Todas as sugestões aqui postadas foram encaminhadas para os proprietários e mecânico e espero que ajude a resolver o problema.

Assim que tiver mais informações, eu posto aqui.

Abraços a todos

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Motor sem força
      Por Fábio Alexandre no fórum Jeep Willys
      Respostas: 38
      Última resposta: 30/08/2022, 19:15
    2. Motor 1500 ar sem força
      Por FelipeBuligon no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 8
      Última resposta: 16/11/2011, 11:30
    3. Motor falhando e sem força
      Por rguazzel no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6