O coxim do câmbio do meu Samurai 97 apresentou problema. A parte de borracha soltou da parte de aço. Enfim, o câmbio ficava balançando e fazendo barulho quando ligava o motor ou quando estava em marcha lenta.
Procurei em todo canto e somente achei o coxim nas Lojas Especializadas. O preço.... muito caro.
Daí, juntei com uns 3 mecânicos e fomos procurando coxins parecidos.
Um dos caras (Valeu, Eduardo!!!) teve a idéia de aproveitarmos apenas a peça de aço que fica parafusada no chassi. Fizemos o seguinte>
1 - Terminamos de tirar a borracha original.
2 - Cortamos um pedaço da lateral de Pneu de caminhão (uns 3cm de espessura, com trama no meio da borracha).
3 - Fizemos três furos na borracha. O furo do meio serviu para passar o parafuso prisioneiro do coxim (esse parafuso gruda o pedaço de borracha no suporte que fica parafusado na caixa de câmbio). Os outros dois furos (nas laterais) serviu para prender a borracha na peça de aço que fica parafusada no chassi (o mesmo parafuso que prende a peça de aço no chassi, também prende a borracha na peça de aço.
Enfim, terminamos por colocar uma borracha muito mais resistente (a borracha original é "apenas" borracha comum, ao passo que a borracha de pneu tem três camadas de trama por dentro da borracha) e a custo ZERO!!!!!!
Seguem as fotos abaixo.
Quem quiser melhorar a adaptação, pode descobrir uma outra borracha mais grossa (6cm de espessura) e fazer o corte em "V" igual ao desenho do coxim original. Daí, o suporte vai encaixar certinho dentro do corte em "V". Não fiz isso, pois acredito que meu borrachão (rs) vai aguentar o tranco.
Boa sorte a todos.