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  • #1
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    Suzuki Sidekick/Vitara 1.6 16v DÚVIDAS.




    Bom Dia!

    Meu nome é Michel e estou procurando SUV até 22 mil reais para uso esporádico na cidade, em viagens e trilhas médias e leves. Já fiz diversas pesquisas (fóruns, sites e mecânicos) sobre modelos de SUV nessa faixa de preço e já tenho um bom número de informações sobre os modelos que me interessaram. Gostaria de saber agora opiniões de proprietários e ex-proprietários sobre o modelo em específico que mais me interessou. O SUZUKI VITARA/SIDEKICK 1.6 16V 4 PORTAS.

    Escolhi este modelo em específico pois é oque mais se encaixa dentro da minha "capacidade financeira". Tanto pelo preço das peças quanto pelo consumo do veículo.

    obs: já tive um Niva (esse da foto do meu perfil), portanto estou ciente que um Jipe ou SUV demanda um gasto e uma manutenção "maior" que um carro comum. Não quero outro Niva e sim o veículo melhor, maior e mais confortável.


    Segue abaixo algumas perguntas:

    - Qual é o consumo de combustível médio desta viatura? (não pretendo por GNV ou converter pro álcool - quero deixa-lo ORIGINAL)

    - Qual é o valor médio da manutenção preventiva e rotineira dele? E qual é a melhor frequencia? (3mil kms, 5mil kms, 10mil kms?) (sempre cuidei MUITO bem do meu ex-Niva, vendi ele impecável e o emsmo nunca me deixou na mão, mesmo em situações mais "punks", ou seja, cuido muito bem e tenho paciência pra buscar o melhor mecânico especializado e as melhores lojas especializadas de peças)

    - Gosto muito de viajar e normalmente estas viagens são de curta, média a "longa" duração. (Londrina, Litoral Norte e Sul de SP, Sul do Brasil, Cidades do "Interior" de SP, Minas Gerais e Paraná) O carro dá conta? Dá pra encontrar peças e mecânicos especializados nessas localidades que citei caso tenha algum "imprevisto" desagradável?

    - Prefiro câmbio Manual, por questão de costume e economia de combustível, mas já ouvi dizer que os câmbios automáticos do Suzuki Vitara/Sidekick são muito bons. Estou certo? O câmbio automático é sequencial? Tem como deixa-lo em uma marcha "lenta" caso estiver descendo a serra e quiser poupar os freios? Dirijo as vezes uma Pajero Full automática com câmbio tiptronic. E considero o câmbio dela muito bom, mas apenas pelo fato de que consigo trocar as marchas "manualmente" qdo necessário (ultrapassagens e retomadas) e consigo deixar o carro em marcha lenta caso necessário (descidas, serras,trilhas). Dá pra fazer isso com o Vitara/Sidekick?

    - Já conheço a Suzukar em SP e sei que é uma das melhores (se não a melhor) loja especializada em peças de suzuki. Já dei uma fuçada nos preços de algumas peças "coringas"(homocinética, correia dentada, bomba de gasolina, pastilhas de freio, filtros em geral, entre outras) que "ditam" basicamente quanto custa a manutenção deste veículo. E foi por meio desta pesquisa também que acabei optando pelo modelo 1.6 16v e não o 2.0 V6 (que é bem mais caro de manutenção e peças). Gostaria de dicas e sugestões de mais LOJAS e MECÂNICAS especializadas em Suzuki? Estou localizado na ZONA OESTE DE SP, existe alguma loja ou mecânica BOA nessa região?

    - Pretendo dar um "lift" na suspensão do Vitara/Sidekick com calços de 2 ou 3 polegadas e penus maiores. Qual é o máximo que posso levantar o veículo sem comprometer MUITO a estabilidade? Quanto custa mais ou menos esse "lift" (peças + mão de obra)? Qual é a medida de pneu mais adequada pra por no veículo nessa situação? (gosto dos pneus BF de medida 30,5 - Cabe?)

    - Vi alguns Vitaras/Sidekicks com um parachoque de ferro fabricado exclusivamente para este modelo. Dá pra encontrar estes parachoques ainda?

    - Quero pegar, se possível, um modelo acima de 95. Com preferência para modelos de 97 que são os últimos a ser fabricados com essa configuração que desejo. Tem alguma particularidade em geral de um ano pra outro?

    - Qual é a potência real do motor 1.6 16v? 94 ou 96cv?

    Pretendo pegar o veículo no começo do ano de 2012. Estou providenciando $$$ para isso.

    Bom, essas são as dúvidas que tenho até o momento, ou pelo menos as que lembrei até agora.

    Agradeço muito a ajuda de todos.

    MUITO OBRIGADO

    Abç

    Michel

  • #2
    Citação Postado originalmente por michelchain Ver Post
    Bom Dia!
    obs: já tive um Niva (esse da foto do meu perfil), portanto estou ciente que um Jipe ou SUV demanda um gasto e uma manutenção "maior" que um carro comum. Não quero outro Niva e sim o veículo melhor, maior e mais confortável.
    Tenho o Samurai há 8 meses, 17.000km rodados desde então. O bichinho está com 12 anos de idade e mesmo assim a manutenção tem sido ridícula, praticamente zero reais! A única despesa não planejada que tive foi uma troca (dupla...) de bomba d'água (facilmente encontrada na Suzucar). Gastei outros tantos em perfumarias mas ai é coisa minha tentando deixar o carro o mais original possível, além de algumas subistituições básicas como lubrificantes, pastilhas, palhetas, etc.
    Portanto não concordo que os Suzukis tenham manutenção mais cara que carros "normais", isso é verdade para o Samurai e acho que também é verdade para a linha Vitara.
    | Jimny Sierra |
    | Ex: | Ranger 4x4 CS 3.2 Diesel | Ranger 2008 4x2 CS 2.3 | Samurai Canvas 98 | Samurai Metal 98 |

  • #3
    Usuário Avatar de michelchain
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Alemão Ver Post
    Tenho o Samurai há 8 meses, 17.000km rodados desde então. O bichinho está com 12 anos de idade e mesmo assim a manutenção tem sido ridícula, praticamente zero reais! A única despesa não planejada que tive foi uma troca (dupla...) de bomba d'água (facilmente encontrada na Suzucar). Gastei outros tantos em perfumarias mas ai é coisa minha tentando deixar o carro o mais original possível, além de algumas subistituições básicas como lubrificantes, pastilhas, palhetas, etc.
    Portanto não concordo que os Suzukis tenham manutenção mais cara que carros "normais", isso é verdade para o Samurai e acho que também é verdade para a linha Vitara.
    Antes de mais nada, muito obrigado pela resposta Eduardo.

    Bom, na verdade, me expressei meio mal. Disse "manutenção mais cara" me referindo às "peças" e comparando os preços com peças de um Gol 1.0, por exemplo. Uma correia dentada de um Vitara é com certeza mais cara que uma correia dentada de um Gol. Mas essa não é a questão. Estou ciente de que se tiver um "imprevisto" e tiver que trocar uma peça específica do Vitara/Sidekick com certeza pagarei mais caro, mas não me importo com isso.

    Meu Niva não me dava muita manutenção, isso pq cuidava muito bem dele e quando fazia a manutenção rotineira, gastava menos que minha mãe gastava com o Palio Ed 1.0 dela. Mesmo algumas peças específicas do Niva ainda eram mais baratas que as do Palio. Acredito que com o Vitara/Sidekick não vai ser diferente e, inclusive será muito melhor, pq os carros japoneses são muito superiores em questão de qualidade em relação ao Niva. São carros feitos para durar e não quebrar. É por isso que estou optando por um deles.

    Muito Obrigado Eduardo.

    Abç

    Michel

  • #4
    Citação Postado originalmente por Eduardo Alemão Ver Post
    ..., além de algumas subistituições básicas como ...
    Leia-se substituições.
    Não achei forma de editar o post....
    | Jimny Sierra |
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  • #5
    Usuário Avatar de nanito
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    Olá amigo!

    Sou proprietário de um Vitara 4 portas 98 (a partir de 96 ou 97, se não me engano, não é mais denominado sidekick) desde março deste ano e estou muito satisfeito com a viatura. As dimensões dele são ótimas e o motor 1.6 16v responde muito bem ao meu propósito. Mas como qualquer outro veículo usado, depende muito do cuidado que os donos anteriores tiveram com manutenção.

    Mas vamos às tuas respostas

    - Qual é o consumo de combustível médio desta viatura? (não pretendo por GNV ou converter pro álcool - quero deixa-lo ORIGINAL)

    O meu tá bem redondinho o motor, tem câmbio manual e está praticamente original, somente tem lift 2" na suspensão e pneus 235/75 R15 Mud Terrain calibrados em 28. Está fazendo média de 9,8 km/L no uso misto (não é mentira, já medi mais de 15 vezes!!)

    - Qual é o valor médio da manutenção preventiva e rotineira dele?

    A minha manutenção preventiva se resume a troca de óleo e filtro, verificações na suspensão, verificação dos óleos diferencial/câmbio/T-case, troca do fluido do radiador, velas, cabos de velas. Devo ter gastado uns R$ 400,00 nisso tudo.

    E qual é a melhor frequencia?

    Óleo e filtro troco a cada 5.000 km. Velas, cabos de vela, fluido do radiador troquei assim que peguei a viatura, próxima troca do fluido fica para antes do verão.

    - Gosto muito de viajar e normalmente estas viagens são de curta, média a "longa" duração. O carro dá conta? Dá pra encontrar peças e mecânicos especializados nessas localidades que citei caso tenha algum "imprevisto" desagradável?

    Sobre essas viagens, se a viatura estiver em boas condições dá conta. Até um fiat 147 dá conta se estiver com mecânica em dia.

    - Prefiro câmbio Manual, por questão de costume e economia de combustível, mas já ouvi dizer que os câmbios automáticos do Suzuki Vitara/Sidekick são muito bons. Estou certo? O câmbio automático é sequencial? Tem como deixa-lo em uma marcha "lenta" caso estiver descendo a serra e quiser poupar os freios? Dirijo as vezes uma Pajero Full automática com câmbio tiptronic. E considero o câmbio dela muito bom, mas apenas pelo fato de que consigo trocar as marchas "manualmente" qdo necessário (ultrapassagens e retomadas) e consigo deixar o carro em marcha lenta caso necessário (descidas, serras,trilhas). Dá pra fazer isso com o Vitara/Sidekick?

    Isso que tu dizes em deixar na marcha lenta em declives se chama freio-motor. É possível usar este recurso no Vitara automático (acredito que em qualquer carro auto), pois na alavanca de marchas existe o L, 2 e D. O L e o 2 tu podes acionar dependendo da velocidade e giro que estiver num declive. Para ultrapassagens também é possível reduzir de D para 2 ou simplesmente desligar o overdrive, como é no caso do Sidekick automático.

    - Pretendo dar um "lift" na suspensão do Vitara/Sidekick com calços de 2 ou 3 polegadas e penus maiores. Qual é o máximo que posso levantar o veículo sem comprometer MUITO a estabilidade? Quanto custa mais ou menos esse "lift" (peças + mão de obra)? Qual é a medida de pneu mais adequada pra por no veículo nessa situação? (gosto dos pneus BF de medida 30,5 - Cabe?)

    A receita consagrada é o lift de 2" na suspensão. É possível fazer body lift também, mas é um pouco mais trabalhoso. Os pneus na medida 30,5" cabem até com 1" na suspensão, porém dependendo do uso do curso da suspensão, vai pegar nos paralamas traseiros. Dependendo do jogo de rodas, as rodas dianteiras vão raspar no chassis quando esterçar a direção ao máximo.

    - Vi alguns Vitaras/Sidekicks com um parachoque de ferro fabricado exclusivamente para este modelo. Dá pra encontrar estes parachoques ainda?

    Dá sim: www.rc4x4.com.br

    - Quero pegar, se possível, um modelo acima de 95. Com preferência para modelos de 97 que são os últimos a ser fabricados com essa configuração que desejo. Tem alguma particularidade em geral de um ano pra outro?

    A partir de 97 o painel é um pouco mais moderno, bem parecido com o painel dos Grand Vitaras.

    - Qual é a potência real do motor 1.6 16v? 94 ou 96cv?

    Acredito que seja 96cv, pra mim não faz diferença saber essa potência.

    Se tiver mais dúvidas é só perguntar ou pesquisar, pois aqui no fórum já está bem enriquecido com informações.

    Grande abraço!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #6
    Usuário Avatar de michelchain
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    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Olá amigo!

    Se tiver mais dúvidas é só perguntar ou pesquisar, pois aqui no fórum já está bem enriquecido com informações.

    Grande abraço!
    Bom Dia Nanito, tudo bem?

    Antes de mais nada muito obrigado pela ótima resposta.

    Estou impressionado com o consumo do seu Vitara. Se eu conseguir este consumo também com meu "futuro" Vitara/Sidekick estarei MAIS doque satisfeito, pois este consumo é basicamente o consumo de um carro 1.4/1.6 popular. Ou seja, excelente!

    Tenho preferência por uma viatura manual mas, como é usado, o fator principal na hora da escolha é estado de conservação do veículo e não o tipo de câmbio, por isso também considero em pegar um automático. Só espero que o consumo não seja muito mais alto que o manual.

    O "lift" no carro não vai ser feito logo de cara. Andarei com ele original por um tempo ainda antes de por os calços de 2, os pneus maiores e os parachoques de ferro. Afinal, vou ter que juntar dinheiro pra isso. Não pretendo mexer radicalmente no Vitara/Sidekick já que meu uso não será com foco em trilha e sim uso urbano e em viagens. Mas é bom deixa-lo apto a encarar uma trilha qdo necessário.

    Sobre a manutenção, o valor não é muito diferente de carro popular. Isso é ótimo.

    Mais uma vez, muito obrigado Nanito.

    Grande Abraço.

    Michel

  • #7
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por michelchain Ver Post
    Bom Dia Nanito, tudo bem?

    Antes de mais nada muito obrigado pela ótima resposta.

    Estou impressionado com o consumo do seu Vitara. Se eu conseguir este consumo também com meu "futuro" Vitara/Sidekick estarei MAIS doque satisfeito, pois este consumo é basicamente o consumo de um carro 1.4/1.6 popular. Ou seja, excelente!

    Tenho preferência por uma viatura manual mas, como é usado, o fator principal na hora da escolha é estado de conservação do veículo e não o tipo de câmbio, por isso também considero em pegar um automático. Só espero que o consumo não seja muito mais alto que o manual.

    O "lift" no carro não vai ser feito logo de cara. Andarei com ele original por um tempo ainda antes de por os calços de 2, os pneus maiores e os parachoques de ferro. Afinal, vou ter que juntar dinheiro pra isso. Não pretendo mexer radicalmente no Vitara/Sidekick já que meu uso não será com foco em trilha e sim uso urbano e em viagens. Mas é bom deixa-lo apto a encarar uma trilha qdo necessário.

    Sobre a manutenção, o valor não é muito diferente de carro popular. Isso é ótimo.

    Mais uma vez, muito obrigado Nanito.

    Grande Abraço.

    Michel
    Não há de quê.

    Sobre a média boa de consumo que ele tem, é devido ao estado geral da mecânica que eu considero em ótimo estado e também porque ainda não coloquei nada nele que prejudique o consumo, além dos pneus grandes. Por exemplo: proteções peito de aço, câmbio e tanque, dependendo da marca, aumentam uns bons kg a viatura. Os parachoques em aço também. Por isso, um vitara preparado para trilhas vai consumir mais que um urbano.

    No teu caso, que vai fazer viagens e uso urbano (como eu), aconselho a fazer o lift e colocar apenas as proteções inferiores.

    Grande abraço!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post

    No teu caso, que vai fazer viagens e uso urbano (como eu), aconselho a fazer o lift e colocar apenas as proteções inferiores.

    Grande abraço!
    Certeza. Depois da revisão geral e a troca de todos os fluídos, o Lift e as proteções inferiores são as primeiras coisas que farei. Pneus maiores e parachoques de ferro são pura perfumaria, mas quero fazer mesmo assim, só que mais pra frente. A viatura fica estilosa e mais "agressiva" qdo tá com uns pneus maiores e uns parachoques de ferro, fora que os outros motoristas pensam 2 vezes antes de encostar no seu carro na hora de estacionar. Se o consumo ficar entre 8,0km/l e 9,0km/l com os acessórios que quero colocar ainda fica dentro do ideal.

    abç

  • #9
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por michelchain Ver Post
    Certeza. Depois da revisão geral e a troca de todos os fluídos, o Lift e as proteções inferiores são as primeiras coisas que farei. Pneus maiores e parachoques de ferro são pura perfumaria, mas quero fazer mesmo assim, só que mais pra frente. A viatura fica estilosa e mais "agressiva" qdo tá com uns pneus maiores e uns parachoques de ferro, fora que os outros motoristas pensam 2 vezes antes de encostar no seu carro na hora de estacionar. Se o consumo ficar entre 8,0km/l e 9,0km/l com os acessórios que quero colocar ainda fica dentro do ideal.

    abç
    Discordo numa coisa só: pneu grande não é perfumaria. Além da robustez contra furos e rasgos, o pneu grande dá uma "mãozinha" na relação final da viatura, dando um pouco mais de conforto em viagens. Fora o conforto em estradas de chão batido e pedras, pois com a altura que se ganha, não bate nada embaixo.

    Sobre os outros encostarem no teu carro: realmente o parachoque de aço assusta os outros, ainda mais se a viatura estiver imunda de lama

    Abraço!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
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  • #10
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    Michel já tive 04 vitaras e dois deles modelo 5p 1998, 1.6 16v. Esse modelo é mais econômico, confortável do que os 2p, 1.6 8v.
    O último que comprei tinha GNV e nunca aprovei pois vivia dando pré-ignição(estouros provocado por excesso de GNV nas câmaras do motor) e isso danifica o sensor de fluxo de ar(pecinha que custa 600 paus!), mesmo com cabos velas e parte da ignição revisada sempre dava pré-ignição.
    A mulher engravidou e precisei vender o carro por falta de conforto pra ela, ehehehehe. Sorte vendi para meu compadre e com a promessa que ele iria me vender de volta.
    Fato ele usava muito o GNV e o carro empenou umas 2x o cabeçote que é de alumínio(por alta temperatura proporcionada pelo GNV), na última faltou lubrificação para os comandos e travou tudo, ele encheu o saco e disse que iria me vender de volta.
    Voltando pra mim, resolvi ao invés de consertar o motor original colocar um AP 1.8 MI.
    Tive quebrando a cabeça com alguns problemas da adaptação mas hoje estou satisfeito com o carro, inclusive ando com ele no GNV fazendo trilhas e dunas aqui por Natal, o motor AP tem outra durabilidade e custo para manuntenção.
    O consumo é maior do que o original 7/8 km/l massssss, quando vou trocar correias, kit embreagem ou como recentemente troquei o bendix do motor de arranque gastei 30 reais com 30 da mão de obra, lembro que a mesma peça já havia adaptado desse mesmo carro quando era original por não encontrar fácil e custou caro.

    Nesses carros é importante verificar o chassi, ver o nível de corrosão, ver tração "corrente da redução", ver se as rodas livres estão devidamente ligando ou desligando, se os diferenciais estão sem água, essas coisas básicas.

    Valeu!
    Ready for adventures off-road.

  • #11
    Usuário Avatar de michelchain
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    Ressucitando tópico.

    Boa Tarde pessoal.

    Depois de mais de um ano que postei este tópico aqui finalmente estou prestes a adquirir o Sidekick/Vitara.

    Ifelizmente tive uns imprevistos "financeiros" na época em que criei este tópico e não pude comprar o Jipinho.

    Quero, antes de tudo, agradecer a todos que me ajudaram aqui por meio deste fórum. MUITO OBRIGADO!

    TODAS, eu disse TODAS, as informações que eu procurei sobre o Vitara/Sidekick eu consegui encontrar aqui.

    Estou muito feliz de, em breve, estar voltando ao mundo Off Road e desta vez "melhor motorizado". Não que meu valente Ex-Niva fosse qualquer coisa mas, de um jipinho russo "espartano" pra uma SUV/Jipinho Japonês com alguns "luxos" é sim uma bela evolução.

    Estou testando alguns Sidekicks/Vitaras à venda aqui na região de São Paulo e algumas cidades do inteiror e, assim que achar um legal, já compro a viatura.

    Fui muito bem orientado pelo pessoal da Alternativa 4x4 também.

    Gostei bastante do "comportamento" do Sidekick/Vitara automático. Aqui pra São Paulo, com todo esse trânsito diário maluco, um carro automático é um bela opção. Mas também não descarto o bom e velho câmbio manual. Ambas as opções de câmbio, se tratando de Sidekick/Vitara, são ótimas.

    Novamente, muito obrigado a todos.

    Abraço

    Michel

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Bruno Saraiva - Natal/RN Ver Post
    Michel já tive 04 vitaras e dois deles modelo 5p 1998, 1.6 16v. Esse modelo é mais econômico, confortável do que os 2p, 1.6 8v.
    O último que comprei tinha GNV e nunca aprovei pois vivia dando pré-ignição(estouros provocado por excesso de GNV nas câmaras do motor) e isso danifica o sensor de fluxo de ar(pecinha que custa 600 paus!), mesmo com cabos velas e parte da ignição revisada sempre dava pré-ignição.
    A mulher engravidou e precisei vender o carro por falta de conforto pra ela, ehehehehe. Sorte vendi para meu compadre e com a promessa que ele iria me vender de volta.
    Fato ele usava muito o GNV e o carro empenou umas 2x o cabeçote que é de alumínio(por alta temperatura proporcionada pelo GNV), na última faltou lubrificação para os comandos e travou tudo, ele encheu o saco e disse que iria me vender de volta.
    Voltando pra mim, resolvi ao invés de consertar o motor original colocar um AP 1.8 MI.
    Tive quebrando a cabeça com alguns problemas da adaptação mas hoje estou satisfeito com o carro, inclusive ando com ele no GNV fazendo trilhas e dunas aqui por Natal, o motor AP tem outra durabilidade e custo para manuntenção.
    O consumo é maior do que o original 7/8 km/l massssss, quando vou trocar correias, kit embreagem ou como recentemente troquei o bendix do motor de arranque gastei 30 reais com 30 da mão de obra, lembro que a mesma peça já havia adaptado desse mesmo carro quando era original por não encontrar fácil e custou caro.

    Nesses carros é importante verificar o chassi, ver o nível de corrosão, ver tração "corrente da redução", ver se as rodas livres estão devidamente ligando ou desligando, se os diferenciais estão sem água, essas coisas básicas.

    Valeu!
    Boa noite Bruno,
    então, não sei se vc tem ainda o vitara 5p 1998 1.6 16v automatico, mas é que eu adquiri um recentemente 1.6 16v automatico e gostaria de algumas dicas, pois quando fiz o teste no 4x4 nas dunas, notei um tranco vindo da parte debaixo do carro e da dianteira, notei ainda q acontece quando o cambio automatico faz a troca de marcha, ja troquei óleo e tudo mas ainda não tenho ideia do que seja, ja conteceu com vc?
    agradeço desed já.

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