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Convex Datacenter
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  • #1
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    29/05/2005
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    FILTRO DE AR VITARA 1.6 16V




    Alguém aí conhece alguma adaptação para o filtro de ar do Vitara 1.6 16V? 8) Eu sei adaptar o de palio no 8v, mas naum encontrei nada para o 16V e preciso trocar o meu... será que vou ter de morrer no original (por aqui ele custa 110 moedinhas ) ?

  • #2
    Amigo aqui em Fortaleza,existe um cara chamado Arlen (85-99870729) que é especialista em suzuki.Normalmente essas peças que se trocam com mais frequência como filtros,correias,retentores,pastilhas,etc..., ele tem em estoque e com preço bem mais em conta.Sem falar que muitas vezes além de caras,você não consegue achar nas concessionárias Chevrolet.Se ele não tiver teu filtro, ele pode te dar uma dica, o cara é "dez".

  • #3
    Usuário Avatar de Andre Sousa
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    Sinceramente não acho que o custo do filtro de ar justifique o risco de uma adaptação.

    No Rio nunca tive problema pra encontrar. Falo de lojas de autopeças comuns. Caso não consiga, procure:
    http://www.suzucar.com.br/produtos.html
    http://www.japanautoparts.com.br/
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • #4
    Usuário Avatar de AlemãoRS
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    Tu pode colocar os K&N que são lavavéis, custam uns R$200,00, tem para todos modelos de carro e pode lavar eles umas 25 vezes, se não me engano!
    Mas tu encontra filtro mais barato que esses R$110,00!
    Bom, avalie o que acha que vale a pena!
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #5
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    29/05/2005
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    Obrigado pelas dicas, vou verificar todas...
    []s gasosos

  • #6
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    Valeu a todos... comprei hoje o danado (da FRAN) por 100 moedinhas.

  • #7
    Usuário Avatar de rallgayer
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    12/06/2003
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    Gasoso,

    Aproveitando o assunto, me explica como é a adaptação do filtro de ar do Palio, no Suzuki l.6 8V? O filtro de qual modelo de Palio?

    Abraços
    RICARDO ALLGAYER
    Chevrolet Tracker, ano 2008, lift de 2", pneus Yokohama Geolandar A-T/S 245/70/16.

  • #8
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    Buenas Gaudério...
    Naum sou especialista em palios mas acho que fora os fire deve ser um só tipo de filtro.
    Quando tinha um vitarinha 8v encostava no posto pedia o filtro do Palio e sempre veio certo... portanto achar o filtro será moleza. Vamos para a adaptação... 8)
    Antes de mais nada alguns conceitos para vc enter a importancia de certos detalhes... (naum faço idéia de seu conhecimento de motores)
    1) Se as laterais do filtro de ar não vedarem de maneira adequada junto da caixa onde o mesmo é instalado, o ar vai tomar o caminho mais fácil que é desviar o filtro passando pelas brechas e a sujeiras vão junto... O destino é a camara de combustão do seu carro e a sujeira vai agir como uma lixa colada nos pistoes e aí vc já sabe o resultado....
    2) Para uma adptação valer a pena ela tem de ser muito bem feita. Adaptação não é Gambiarra.
    3) só faça uma adaptação se vc achar que pode fazer bem feito. Caso contrário, pague pelo original que sai mais barato no final...
    .... vou continuar noutra mensagem.....

  • #9
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    29/05/2005
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    O filtro do pálio é um pouquinho (mínimo) mais fino que o do vitara e uns três ou quatro dedos mais curto também... A altura do filtro da certo sem problemas.
    Temos duas medidas para compensar e podemos fazer isso de varias maneiras. Ou adaptamos o elemento filtrante do pálio no suporte do Filtro do Vitara (Não recomendo, até hoje todas as que ví ficaram nojentas...sem falar que tem de refazer a cada troca) ou adaptamos a caixa do filtro de ar para o filtro do palio. Esta eu recomendo pois fica 10.
    Vou te dizer como fiz.
    Primeiro compre o filtro do palio para ter de onde tirar as medidas...
    Cara... tô vendo que vou ter de escrever um livro mas vamos lá....
    O filtro do pálio deve ficar para o lado da mangueira que vai para o motor. O lado a ser compensado no comprimento deve ser o outro...
    Na largura é só puxar um pouquinho para o lado que o filtro cede e ter cuidado quando for emparafusar a tampa para ter certeza de que as abas do filtro estão sendo devidamente prensadas...
    Para compensar a diferença no comprimento, compre um pedaço de Chapa de TECNIL (ou madeira eu fiz de TECNIL) com espessura um pouquinho maior que a medida da altura da parte da caixa do filtro do vitara que recebe o filtro (parte de baixo) no ponto mais alto (laterais se naum me engano). Provavelmente vc terá de comprar X centímetros de uma Chapa bem mais larga e cortar... A largura da chapa de Tecnil deve ser um pouquinho maior que a distância entre o elemento filtrante do filtro do palio e a parede da caixa do filtro do vitara. Lembre-se vc terá de fazer um encaixe para a aba do filtro, então a aba do filtro ficará escorada na peça de Tecnil.
    Arrume um esmeril ( de bancada ou até de furadeira) e vá desbastando o TECNIL com cuidado para de um lado fazer ficar rente a caixa do filtro do vitara e do outro fazer um encaixe para a aba do filtro do palio... a peça foi cortada com o tamanho ligeiramente maior para podermos fazer a peça pronta acompanhar a curvinha dos cantos do filtro do palio sem vazamentos, o que pede um pequeno desbaste fazendo duas pequenas pontas para o lado do filtro.
    Vede as frestinhas entre a peça e a caixa do filtro muito bem com silicone industrial (é mais resistente). Quanto melhor o desbaste, menos silicone e melhor o acabamento.
    Para completar, faça outra pecinha com a sobra do TECNIL para pegar na parte de cima caixa do filtro e prensar o filtro contra o peça da parte de baixo.
    O macete é verificar que os encaixes das peças de cima e de baixo somados tem de ter profundidade um pouquinho menor que a espessura da abinha do filtro do Palio pra que eles possam prensar a aba um pouco antes de se encostarem. Imagine um prendedor de roupas que só se move na verticar com um encaixe na ponta... 8)
    Bixo... esta é a adaptação de 1° mundo.
    A gambiarra é pegar estopa, encher a mesma de silicone pra fazer uma massa de borracha e tacar na fresta que fica . Eu naum recomendo esta naum... Teu filtro custa só 70 pilas... o motor é bem mais caro...
    Expliquei da melhor maneira que pude... espero que te ajude
    Faça a de primeiro mundo que é garantida...
    []s gasosos

  • #10
    Usuário Avatar de mir000
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    Também fiz a adaptação com muito silicone, e até agora não tive problemas...
    O que fiz foi tirar a borracha de vedação do filtro original e "encaixar" (com muito silicone) na borda do filtro do palio (o filtro é amarelo com as bordas rosa). Não economize silicone e esteja sempre verificando a vedação da borracha original com o filtro.

    o meu tem a seguinte especificação: Impeca SAL-9384
    CORVERSÕES:
    - ORIGINAL: 46420988
    - TEC FIL: AR 4150
    - FRAM: CA 5627
    - MANN C 2585

    Espero ter ajudado!

    [s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #11
    Usuário Avatar de rallgayer
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    Olá Gasoso,

    Li atentamente a tua explicação da adaptação do filtro do Palio. Vou ver se consigo fazer.
    Obrigado pela explicação

    Abraços
    RICARDO ALLGAYER
    Chevrolet Tracker, ano 2008, lift de 2", pneus Yokohama Geolandar A-T/S 245/70/16.

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