Postado originalmente por
Kim
Bem caros amigos!
O Nanito havia me questionado em outro tópico sobre esse sistema.
Vou tentar ajudar.
O sistema de arrefecimento tem a pressão de 0,9 bar (acho pouco*!).
BEm, compre um relógio de 1,5bar, qualquer um, pode ser de medir a pressão do turbo, industrial, qualquer um...
Ligue-o em qualquer ponto do sistema de arrefecimento, podendo ser no bloco ou no radiador.
O manômetro é ligado ao sistema por uma mangueira, que tem que ser de tecalon/tecnil, que não sede até a pressão de 10bar (é usada nos sistemas de alimentação de quase todos os veículos, podendo ser pretas, azuis, brancas, incolor... e nas mais variadas bitolas).
Ela aguenta a temperatura de uns 200oC, sem problema.
É só ligar e observar o funcionamento.
Sobre o funcionamento.
A tampa do radiador só SE abre em caso de superaquecimento, junta queimada ou excesso de fluído, caso contrário NÃO.
Se estiver abrindo com freqüência, troque-a com urgência, ou faça uma revisão minuciosa, pois fluído no radiador, não é para ficar completando, só verificando, COMPLETOU, tem problema!!!!
Bem, tudo instalado, durante um bom tempo, será de observação, requererá atenção, pois observará as variáveis externas e o funcionamento do manômetro.
A pressão instantes antes de ligar o eletroventilador, a pressão que terá assim que desligar,
Num dia de calor, a pressão será maior...
E assim por diante.
A idéia é interessante.
Eu coloquei um manômetro, para observar o filtro de óleo diesel.
Coloquei um "T" específico na linha de alimentação entre a bombinha alimentadora e o filtro, sempre o manômetro fica em 0,6bar.
Se subir a pressão, é devido a obstrução no filtro, então trocá-lo.
Mais farei uma troca, sem ele subir mesmo, para fazer a verificação do estado do elemento filtrante.
Essa idéia, será implantada em meu engesa, pois achei muito válida para um bom acompanhamento do funcionamento do sistema de arrefecimento.
Abraços.
Kim.