ja me convenceu!!!!!!!!!!!!!!!!!! hehehehehehe
põe la e depois posta pra gente, ja to ficando interessado tbm!!!!
Tem que achar um bom lugar pra fixar o sensor!!!!
Versão Imprimível
ja me convenceu!!!!!!!!!!!!!!!!!! hehehehehehe
põe la e depois posta pra gente, ja to ficando interessado tbm!!!!
Tem que achar um bom lugar pra fixar o sensor!!!!
Sim! Pra fixar a mangueirinha do manômetro, podemos colocar no parafuso daquela borboletinha de plástico que tem embaixo do radiador, serve pra sangrar o líquido! Aí quando precisar sangrar o líquido é só desrosquear a mangueirinha do manômetro!
Estou providenciando com esse meu amigo, um manômetro de até 1.5 bar. Assim que botar pra funcionar isto, eu aviso aqui!
Abraços!
Aguardo o resultado deste seu experimento.
Perdi uma expedição porque a 200km da minha cidade um mangote furou e a água do radiador foi toda embora, e o termômetro não acusou pq ele mede exatamente pela água, e se não tem água não tem como ele trabalhar. Percebi qdo reduzi para passar por uma lombada e senti um cheiro estranho, qdo abri o capô meu motor estalava! Resultado: Aquele abraço para a junta do cabeçote.
Estive pensando com meu mecânico a possibilidade da gente adaptar um reservatório do vectra que já tem um sensor que acusa ausência de água. Mas meio que desisti da ideia pq teria que modificar meu radiador, fazendo com que a água circulasse dele pro reservatório. Alguém já fez alguma adaptação parecida?
Sou muito preocupado também com este lance d temperatura...
Meu side hoje anda no motor AP, com radiador do opala 4cc (modelo q tem ar condicionado), de metal que cabe bastante água...
Uso duas ventoinhas de alta rotação, e coloquei as duas para sempre funcionarem juntas...ou seja, se ligo o ar condicionado as duas ligam. E se o motor esquenta, também as duas ligam. E resfriam tudo muito rápido.
Também coloquei uma chave geral q posso desligar as duas ventoinhas,,,,, uso isto para atravessar alagamentos de maior profundidade, pois nestes a risco da água quebrar as paletas...
Uso um marcador de temperatura com apito sonoro...pois é comum a gente ñ estar de olho no ponteiro...
Para os casos em q alguma mangueira estourar, uso um sensor na parte de cima do radiador que se o nível de água baixar ele me avisa... Este sensor é barato e é usado na topic e na besta antigas.
:pular:
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/Carbura/1.8álcool/GNV/2+2=31...
O LESMA:pipoca:
Bem caros amigos!
O Nanito havia me questionado em outro tópico sobre esse sistema.
Vou tentar ajudar.
O sistema de arrefecimento tem a pressão de 0,9 bar (acho pouco*!).
BEm, compre um relógio de 1,5bar, qualquer um, pode ser de medir a pressão do turbo, industrial, qualquer um...
Ligue-o em qualquer ponto do sistema de arrefecimento, podendo ser no bloco ou no radiador.
O manômetro é ligado ao sistema por uma mangueira, que tem que ser de tecalon/tecnil, que não sede até a pressão de 10bar (é usada nos sistemas de alimentação de quase todos os veículos, podendo ser pretas, azuis, brancas, incolor... e nas mais variadas bitolas).
Ela aguenta a temperatura de uns 200oC, sem problema.
É só ligar e observar o funcionamento.
Sobre o funcionamento.
A tampa do radiador só SE abre em caso de superaquecimento, junta queimada ou excesso de fluído, caso contrário NÃO.
Se estiver abrindo com freqüência, troque-a com urgência, ou faça uma revisão minuciosa, pois fluído no radiador, não é para ficar completando, só verificando, COMPLETOU, tem problema!!!!
Bem, tudo instalado, durante um bom tempo, será de observação, requererá atenção, pois observará as variáveis externas e o funcionamento do manômetro.
A pressão instantes antes de ligar o eletroventilador, a pressão que terá assim que desligar,
Num dia de calor, a pressão será maior...
E assim por diante.
A idéia é interessante.
Eu coloquei um manômetro, para observar o filtro de óleo diesel.
Coloquei um "T" específico na linha de alimentação entre a bombinha alimentadora e o filtro, sempre o manômetro fica em 0,6bar.
Se subir a pressão, é devido a obstrução no filtro, então trocá-lo.
Mais farei uma troca, sem ele subir mesmo, para fazer a verificação do estado do elemento filtrante.
Essa idéia, será implantada em meu engesa, pois achei muito válida para um bom acompanhamento do funcionamento do sistema de arrefecimento.
Abraços.
Kim.
Olá amigo, pra esse sistema de recirculação funcionar, tu terias que trocar o radiador, pois para recircular o líqudio de arrefecimento, tanto o radiador quanto o vaso de expansão ambos tem que ter entrada e saída de água, no caso do radiador uma saída superior e uma inferior pro vaso de expansão. Não sei se compensa essa adaptação, teria que encontrar um radiador destes por um preço acessível.
Grande abraço!
Olá Kim!
Seja bem-vindo à discussão do manômetro! Hehehehe!
Já estou com a teoria, só está faltando a prática. Queria encontrar algum manômetro simplezinho pra fazer um teste antes de instalar um definitivo na viatura, porém só tenho encontrado manômetro para água fria (aqueles pra medir pressão de água encanada). Estou tentando conseguir com um amigo, algum manômetro industrial com essa função específica. É um daqueles de metal que deve pesar quase 1kg.
Outra dúvida que me surgiu é qual peça utilizar para prender a mangueira do manômetro no buraco de sangria do radiador. Como não sou muito familiarizado com adaptações e incrementos tenho estas dúvidas. O máximo que já fiz foi instalar um vacuômetro no meu antigo vitara.
Grande abraço!
Nanito!
Fiz um vídeo do manômetro do diesel, para fazer uma comparação.
Até à noite, estarei postando o vídeo.
Abraços.
Kim.
Opa galera!
O vídeo!
É do funcionamento da linha de comb., mais se aplica a todos os manômetros.
Abraços.
Kim.
Sim!
O ponteiro cai no memo instante!
No vídeo, volta vagarosamente, pois tem as válvulas da bomba alimentadora que solta a pressão gradativamente.
Valeu pelo vídeo, Kim!
Vou aproveitar que meu irmão tem um manômetro de turbo que ele usava qdo teve o 1o carro turbo dele, e vou instalar para fazer o teste. Próxima semana ou na outra devo estar fazendo isso. Quando fizer, posto fotos aqui.