O Suzuki SX4 não é o carro mais apropriado para off road. Como foi dito anteriormente, nem todo 4x4 se presta a prática de off road. Mas que o consumidor é iludido (seria melhor dizer ENGANADO) pelas montadoras, disso não há dúvidas. Lembro-me de quando saiu a Chevrolet Montana (ainda derivada do Corsa) que havia uma versão "Off Road". A tal versão se resumia em um para-choques diferenciado, um estribo, alguns adesivos e um "Santo Antônio" de enfeite. Mais nada (nem pneus de uso misto)! Num passeio que eu fazia com o meu Samuca (um metal top 95), entrei um rapaz (não deveria ter nem 20 anos) "brincando" com sua Montana "Off Road". E ele tentou me acompanhar. Ficou numa poça de lama, cuja profundidade mal passava dos pneus do Samurai. A Montana afundou a frente até o para-choques. Ajudei o rapaz a sair da "encrenca" (ele quase perdeu o para-choques da Montana...). Ele estava confuso e indignado. Como que o meu "jipinho" tinha passado pelo obstáculo e ele com a "Montana Off Road" não?

Até eu explicar que, apesar do nome, a Montana não era um veículo off road, demorou um tempo. Ele insistia que o vendedor lhe garantira que a picape era um "autêntico off road". No final, me fez uma proposta de compra do Samuca. Que deixei para lá...
Enfim, os consumidores acabam comprando "gato por lebre". E muitos deles, não tem a mínima idéia do que é um veículo para off road. E tome SUVs com preço de limousine, jipes com preço de SUVs, crossosver como Jipe (e preço de SUV) e carros de uso urbano "disfarçados" como se fossem jipes, SUVs ou crossovers. Tudo a um preço exorbitante.
Mando anexo uma foto do meu antigo Samurai, tristemente perdido por causa de uma manutenção mal feita...

[]s.