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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de jonirocha
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    Molas e amortecedores VITARA 3P.




    Olá companheiros,
    Resolvi abrir este tópico pelo fato das divergências e contradições que tenho visto por aqui (apesar de respeitar e concordar as vezes com o gosto de cada um do fórum).
    Vamos ao que interessa:

    1º - Qual a mola “similar nacional” mais indicada para a DIANTEIRA do vitara com o uso do amortecedor original;
    2º - Qual a mola “similar nacional” mais indicada para a TRAZEIRA do vitara para trabalhar em conjunto com amortecedor similar;
    3º - Qual o melhor amortecedor para ser usado na TRAZEIRA da viatura p/ trabalhar em conjunto com as molas;
    4º - Usando os conjuntos indicados em vários tópicos como, por exemplo: MOLA DIANTEIRA DO CHEVETTE COM AMORTECEDOR TRAZEIRO DO OPALA vai ter algum ganho de altura? Quanto?
    5º - Usando as molas dianteiras do Santana vou ter algum ganho de altura na dianteira ou terei que instalar calços?
    6º - tem como aumentar a suspensão dianteira e trazeira em 2” somente trocando as molas e amortecedores sem afetar a segurança em dirigir?

    Vitara 3 portas, ano 1997, cambio mecânico, motor 1.6 8v.

    Tenho absoluta certeza que várias pessoas já substituíram a suspensão de suas viaturas. Portanto, qual ficou melhor, o que me recomendam, enfim, espero contar com a ajuda de vocês, pois sou novato com vitara (tive dois samurais anteriormente e sabia como tratar bem os bichinhos) e com pouca bala para instalar originais e também ganhar alguma altura extra na viatura.

    Forte abraço a todos!


  • #2
    Usuário Avatar de jonirocha
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    nada

    Nada ainda.....

    3 dias e esperando ajuda!

  • #3
    Citação Postado originalmente por jonirocha Ver Post
    Nada ainda.....

    3 dias e esperando ajuda!
    AMIGO A COISA É MAIS COMPLICADA DO Q PARECE ! PARA COMEÇAR TEM QUE SER UM MECÂNICO BOM ! DEPOIS TIVE QUE COMPRAR UM KIT LIFT DE 2 DA PARTE DIANTEIRA NA GARRA 4X4 QUE CONTEM OS CALÇOS MAIS UM ESPAÇADOR OU SUPORTE NÃO SEI DIREITO O NOME DA PEÇA QUE VAI NO AMORTECEDOR ORIGINAL ! E NA TRASEIRA MOLAS DO OPALA COM AMORTECEDOR TRASEIRO DA SUPREMA ?

  • #4
    Usuário Avatar de jonirocha
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    Pois é Ricardo,
    já estou com a viatura parada "trepada no elevacar" a uma semana sem a suspensão original (que já foi p/ saco) e estou espero alguma dicas da turma do forum, pois em alguns tópicos daqui existe uma confusão muito grande de peças similares sem chegar a uma conclusão lógica. Aqui em São Luís_Ma é meio complicado adquirir peças originais.

    valeu!!!

  • #5
    Citação Postado originalmente por jonirocha Ver Post
    Pois é Ricardo,
    já estou com a viatura parada "trepada no elevacar" a uma semana sem a suspensão original (que já foi p/ saco) e estou espero alguma dicas da turma do forum, pois em alguns tópicos daqui existe uma confusão muito grande de peças similares sem chegar a uma conclusão lógica. Aqui em São Luís_Ma é meio complicado adquirir peças originais.
    Amigo, tópico novo não faz mágica. O máximo que poderia acontecer é que a confusão se mude pra cá. Tá na hora de você contribuir filtrado as informações que encontrar, experimentar no seu Vitara e colocar o resultado pra acabar com a confusão...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Usuário Avatar de jonirocha
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    Cool Caro Walter

    caro Walter, como já citei anteriormente, meu vitara está a uma semana no "estaleiro", tempo este que também estou "filtrando" e refiltrando todos os topicos relacionado aqui, te garanto que não é preguiça em achar algo plausivel. O que realmente procuro é algum membro daqui que já tenha instalado a suspensão citada e o que achou, para assim facilitar a minha vida, pois uma semana sem viatura é Fo....
    valeu pela atenção!

  • #7
    As molas da sua viatura já foram todas pro saco mesmo?
    O que voce quis dizer com "amortecedor similar" na pergunta 2? Ele abre o mesmo tanto do original ou abre mais?

    Sua intenção é levantar o carro ou manter ele com a altura original? (acho que se vc responder essa pergunta fica mais facil do pessoal responder..)

  • #8
    Usuário Avatar de jonirocha
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    CHRISB,
    Sim, molas e amortecedores já foram p/ o brejo, rodei inda um bom tempo passando dos limites de segurança.
    Molas e amortecedores que caibam na viatura, ou seja: Mola dianteira do chevette na trazeira da viatura é uma boa? aumenta em quanto de altura?
    a mola dianteira do santana´fica boa na dianteira? aumenta quantas polegadas?
    o amortecedor trazeiro é melhor do kadette ou opala (p/trabalharem em conjunto com as molas do chevette)?
    segundo alguns topicos, terei um ganho de 2 polegadas usando esta configuração, procede?
    ou vocês me aconselham outro esquema?

    ME AJUDEM!!!

  • #9
    Usuário Avatar de Junior_rural68
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    Amortecedor traseiro

    Oi Joni, não conheço muito mas vou dar um pitaco.

    no site do cabrito tem uma tabela comparativa de amortecedores.
    http://www.cabrito.suzukioffroad.com...s%20vitara.htm

    Troque primeiro as molas dianteiras de Santana e traseira de monza
    http://www.cabrito.suzukioffroad.com...s%20vitara.htm

    Não sei se o Vitara da pra montar sem amortecedor traseiro, mas se der, monte só com as molas e ponha numa rampa na hora que a roda começar a sair do chão é só medir a distancia entre os suportes do lado aberto e o lado fechado da suspensão. Pronto ai você vai na tabelinha e acha o melhor amortecedor para traseira!!!! Agora pra dianteira não tem jeito, só original mesmo!!!! Aqui em Sampa tem gente que recupera.

    Boa Sorte

    Osmar Junior

  • #10
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por jonirocha Ver Post
    CHRISB,
    Sim, molas e amortecedores já foram p/ o brejo, rodei inda um bom tempo passando dos limites de segurança.
    Molas e amortecedores que caibam na viatura, ou seja: Mola dianteira do chevette na trazeira da viatura é uma boa? aumenta em quanto de altura?
    a mola dianteira do santana´fica boa na dianteira? aumenta quantas polegadas?
    o amortecedor trazeiro é melhor do kadette ou opala (p/trabalharem em conjunto com as molas do chevette)?
    segundo alguns topicos, terei um ganho de 2 polegadas usando esta configuração, procede?
    ou vocês me aconselham outro esquema?

    ME AJUDEM!!!
    Mais um tópico pro Fabil oferecer o espaçador de cardan que ele fabrica, hehehe.

    Amigo, às vezes uma boa oficina mecânica de jipe já faz todo o kit pra levantar o vitara, não precisa necessariamente sair pesquisando preço de kit pela net. Não é tããão complicado assim.

    Mas é aquela coisa, eu to te dizendo isso e depois vai vir outro e vai dizer que é uma coisa totalmente diferente. É questão de gosto mesmo.

    Posso te dizer que uns 40% dos vitaras daqui são levantados com calços e outros 40% são levantados com molas na traseira e aquele suporte na dianteira. Os outros 20% devem manter original ou com 1" que nem eu, hehehe.

    []´s
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #11

    Thumbs up ..

    Amigo,
    primeiro lugar vc precisa decidir de vai levantar a viatura em 1", 2" ou manter original.

    Se for levantar, da uma olhada nos sites
    www.rc4x4.com.br
    www.garra4x4.com.br
    www.alternativa4x4.com.br - kit p/ arquear a suspensão do vitara, acho que é o mais completo.

    estou usando o kit da alternativa 2", mais ou menos 1 ano

    Amortecedor dianteiro, por enquanto não apareceu nenhum santo com algum genérico para substituir, então tem que ser - Amortecedor dianteiro p/ Vitara rs
    quanto as marcas
    KYB - ta dificil de achar, porem dizem que é o melhor e mais caro $$$$
    Corven - pela pesquisa que fiz, tem muita gente usando
    Perfect System - a amaioria não gosta / não recomendam p/ quem faz trilha, mesmo leve
    Record - idem anterior
    No yahoo grupos, rolaram muitas mensagens sobre o assunto semana passada, da uma procurada lá.
    tem uma empresa que fabrica sob medida - acho que é assim PRO-DESIGN system- tem o site la nas mensagens
    http://br.groups.yahoo.com/group/suz.../message/76193
    ai é umas questão de bolso $$$$$

    Comprei tem 1 semana os Corven 11 5061-4422 - foi o local mais barato que achei, devo estar instalando amanhã ou sabado.
    As molas vou manter a original na dianteira.

    Amortecedor traseiro,
    to usando molas 2" maiores by Alternativa 4x4 e amortecedores original, tem que colocar uma pino p/ aumentar o amortecedor
    porém muitos recomendam na traseira amortecedor da omega suprema, se estiver usando o kit 2"

    quanto as molas e amortecedores paralelos, ja indicaram outra mensagem o site com referências.

    não sei responder se usando molas do chevete, opala, kadet ou uno vc vai ganhar na altura...

    A receita de bolo é:
    KIT 2" - alguns dos sites acima
    Traseira - amortecedor omega suprema, molas colocaria da alternativa 2" - se tiver que trocar mesmo
    Dianteira - amortecedor original - deixaria original e testaria com o kit, depois pensaria em trocar, mas tentaria colocar original.

  • #12
    Usuário Avatar de jonirocha
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    Valeu Marcelo,

    Já tirastes 90% das minhas duvidas, vou dar uma pesquisada nos preços das peças que vc.indicou e tentar viabilizar.

    Você tem os valores de quanto gastou na sua viatura com as peças relacionadas pra adiantar os meus cálculos?

    Obrigado pela força!!!

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