Olá companheiros, Resolvi abrir este tópico pelo fato das divergências e contradições que tenho visto por aqui (apesar de respeitar e concordar as vezes com o gosto de cada um do fórum). Vamos ao que interessa:
1º - Qual a mola “similar nacional” mais indicada para a DIANTEIRA do vitara com o uso do amortecedor original; 2º - Qual a mola “similar nacional” mais indicada para a TRAZEIRA do vitara para trabalhar em conjunto com amortecedor similar; 3º - Qual o melhor amortecedor para ser usado na TRAZEIRA da viatura p/ trabalhar em conjunto com as molas; 4º - Usando os conjuntos indicados em vários tópicos como, por exemplo: MOLA DIANTEIRA DO CHEVETTE COM AMORTECEDOR TRAZEIRO DO OPALA vai ter algum ganho de altura? Quanto? 5º - Usando as molas dianteiras do Santana vou ter algum ganho de altura na dianteira ou terei que instalar calços? 6º - tem como aumentar a suspensão dianteira e trazeira em 2” somente trocando as molas e amortecedores sem afetar a segurança em dirigir?
Vitara 3 portas, ano 1997, cambio mecânico, motor 1.6 8v.
Tenho absoluta certeza que várias pessoas já substituíram a suspensão de suas viaturas. Portanto, qual ficou melhor, o que me recomendam, enfim, espero contar com a ajuda de vocês, pois sou novato com vitara (tive dois samurais anteriormente e sabia como tratar bem os bichinhos) e com pouca bala para instalar originais e também ganhar alguma altura extra na viatura.
AMIGO A COISA É MAIS COMPLICADA DO Q PARECE ! PARA COMEÇAR TEM QUE SER UM MECÂNICO BOM ! DEPOIS TIVE QUE COMPRAR UM KIT LIFT DE 2 DA PARTE DIANTEIRA NA GARRA 4X4 QUE CONTEM OS CALÇOS MAIS UM ESPAÇADOR OU SUPORTE NÃO SEI DIREITO O NOME DA PEÇA QUE VAI NO AMORTECEDOR ORIGINAL ! E NA TRASEIRA MOLAS DO OPALA COM AMORTECEDOR TRASEIRO DA SUPREMA ?
Pois é Ricardo,
já estou com a viatura parada "trepada no elevacar" a uma semana sem a suspensão original (que já foi p/ saco) e estou espero alguma dicas da turma do forum, pois em alguns tópicos daqui existe uma confusão muito grande de peças similares sem chegar a uma conclusão lógica. Aqui em São Luís_Ma é meio complicado adquirir peças originais.
Pois é Ricardo,
já estou com a viatura parada "trepada no elevacar" a uma semana sem a suspensão original (que já foi p/ saco) e estou espero alguma dicas da turma do forum, pois em alguns tópicos daqui existe uma confusão muito grande de peças similares sem chegar a uma conclusão lógica. Aqui em São Luís_Ma é meio complicado adquirir peças originais.
Amigo, tópico novo não faz mágica. O máximo que poderia acontecer é que a confusão se mude pra cá. Tá na hora de você contribuir filtrado as informações que encontrar, experimentar no seu Vitara e colocar o resultado pra acabar com a confusão...
caro Walter, como já citei anteriormente, meu vitara está a uma semana no "estaleiro", tempo este que também estou "filtrando" e refiltrando todos os topicos relacionado aqui, te garanto que não é preguiça em achar algo plausivel. O que realmente procuro é algum membro daqui que já tenha instalado a suspensão citada e o que achou, para assim facilitar a minha vida, pois uma semana sem viatura é Fo....
valeu pela atenção!
As molas da sua viatura já foram todas pro saco mesmo?
O que voce quis dizer com "amortecedor similar" na pergunta 2? Ele abre o mesmo tanto do original ou abre mais?
Sua intenção é levantar o carro ou manter ele com a altura original? (acho que se vc responder essa pergunta fica mais facil do pessoal responder..)
CHRISB,
Sim, molas e amortecedores já foram p/ o brejo, rodei inda um bom tempo passando dos limites de segurança.
Molas e amortecedores que caibam na viatura, ou seja: Mola dianteira do chevette na trazeira da viatura é uma boa? aumenta em quanto de altura?
a mola dianteira do santana´fica boa na dianteira? aumenta quantas polegadas?
o amortecedor trazeiro é melhor do kadette ou opala (p/trabalharem em conjunto com as molas do chevette)?
segundo alguns topicos, terei um ganho de 2 polegadas usando esta configuração, procede?
ou vocês me aconselham outro esquema?
Não sei se o Vitara da pra montar sem amortecedor traseiro, mas se der, monte só com as molas e ponha numa rampa na hora que a roda começar a sair do chão é só medir a distancia entre os suportes do lado aberto e o lado fechado da suspensão. Pronto ai você vai na tabelinha e acha o melhor amortecedor para traseira!!!! Agora pra dianteira não tem jeito, só original mesmo!!!! Aqui em Sampa tem gente que recupera.
CHRISB,
Sim, molas e amortecedores já foram p/ o brejo, rodei inda um bom tempo passando dos limites de segurança.
Molas e amortecedores que caibam na viatura, ou seja: Mola dianteira do chevette na trazeira da viatura é uma boa? aumenta em quanto de altura?
a mola dianteira do santana´fica boa na dianteira? aumenta quantas polegadas?
o amortecedor trazeiro é melhor do kadette ou opala (p/trabalharem em conjunto com as molas do chevette)?
segundo alguns topicos, terei um ganho de 2 polegadas usando esta configuração, procede?
ou vocês me aconselham outro esquema?
ME AJUDEM!!!
Mais um tópico pro Fabil oferecer o espaçador de cardan que ele fabrica, hehehe.
Amigo, às vezes uma boa oficina mecânica de jipe já faz todo o kit pra levantar o vitara, não precisa necessariamente sair pesquisando preço de kit pela net. Não é tããão complicado assim.
Mas é aquela coisa, eu to te dizendo isso e depois vai vir outro e vai dizer que é uma coisa totalmente diferente. É questão de gosto mesmo.
Posso te dizer que uns 40% dos vitaras daqui são levantados com calços e outros 40% são levantados com molas na traseira e aquele suporte na dianteira. Os outros 20% devem manter original ou com 1" que nem eu, hehehe.
estou usando o kit da alternativa 2", mais ou menos 1 ano
Amortecedor dianteiro, por enquanto não apareceu nenhum santo com algum genérico para substituir, então tem que ser - Amortecedor dianteiro p/ Vitara rs
quanto as marcas
KYB - ta dificil de achar, porem dizem que é o melhor e mais caro $$$$
Corven - pela pesquisa que fiz, tem muita gente usando
Perfect System - a amaioria não gosta / não recomendam p/ quem faz trilha, mesmo leve
Record - idem anterior
No yahoo grupos, rolaram muitas mensagens sobre o assunto semana passada, da uma procurada lá.
tem uma empresa que fabrica sob medida - acho que é assim PRO-DESIGN system- tem o site la nas mensagens http://br.groups.yahoo.com/group/suz.../message/76193
ai é umas questão de bolso $$$$$
Comprei tem 1 semana os Corven 11 5061-4422 - foi o local mais barato que achei, devo estar instalando amanhã ou sabado.
As molas vou manter a original na dianteira.
Amortecedor traseiro,
to usando molas 2" maiores by Alternativa 4x4 e amortecedores original, tem que colocar uma pino p/ aumentar o amortecedor
porém muitos recomendam na traseira amortecedor da omega suprema, se estiver usando o kit 2"
quanto as molas e amortecedores paralelos, ja indicaram outra mensagem o site com referências.
não sei responder se usando molas do chevete, opala, kadet ou uno vc vai ganhar na altura...
A receita de bolo é:
KIT 2" - alguns dos sites acima
Traseira - amortecedor omega suprema, molas colocaria da alternativa 2" - se tiver que trocar mesmo
Dianteira - amortecedor original - deixaria original e testaria com o kit, depois pensaria em trocar, mas tentaria colocar original.