x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13

Arrow Desafio - Velocímetro Samurai

Eu já quebrei a cabeça, ainda não consegui uma solução prática que funcione.
    A situação é a seguinte:

Meu Samurai, tem a t-case do Jimny. - OK
    O Samurai é 1994, portanto a antiga caixa era de engrenagens - OK
    O velocimetro é ANALÓGICO - OK

A caixa do Jimny não tem saída para o cabo do velocímentro. -
    Como o velocímetro não funciona, a luz do check engine está acesa, porque a ECU não recebe a informação sobre a velocidade do carro, sendo que isso prejudica as vezes no desempenho. -

Eu pensei em colocar um trip totem, já que o sensor da caixa do jimny emite os pulsos. até ai resolveria o problema da marcação de velocidade, mas a ECU continuaria sem receber a informação sobre a velocidade do carro.

Algumas hipóteses:

1 - Existe algum outro local ou sensor/adaptador mecânico para instalar no cardan por exemplo, e fazer com que o cabo do velocimetro gire?
    2 - Como funciona a questão do velocímetro, aonde especificamente fica esse sensor que manda os pulsos pra central?
    3 - Trocar a engrenagem interna do velocimetro para uma digital ( acho que isso daria mais trabalho ).

Amigos, me ajudem a pensar, pois já estou quebrando a cabeça com esse desafio!
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    pensando aqui com meus botoes..

se a central recebe os pulsos de algum lugar, é pq existe um conversor analogico ( cabo de aco) > digital em algum lugar do painel..
    a ideia seria fazer chicote direto do sensor da tcase até a centralina p/ receber os pulsos, e de quebra fazer uma ligacao p/ toten... mas o velocimetro original mesmo continuará sem marcar..

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Se o sensor da caixa emite pulsos e a ECU tem entrada para receber essa informação não dá pra puxar um fio do sensor da caixa e ligar na ECU?
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Usuário Avatar de Bruno Machado
    Entrada
    16/08/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por brandtoffroad Ver Post
    Eu já quebrei a cabeça, ainda não consegui uma solução prática que funcione.
    A situação é a seguinte:

Meu Samurai, tem a t-case do Jimny. - OK
    O Samurai é 1994, portanto a antiga caixa era de engrenagens - OK
    O velocimetro é ANALÓGICO - OK

A caixa do Jimny não tem saída para o cabo do velocímentro. -
    Como o velocímetro não funciona, a luz do check engine está acesa, porque a ECU não recebe a informação sobre a velocidade do carro, sendo que isso prejudica as vezes no desempenho. -

Eu pensei em colocar um trip totem, já que o sensor da caixa do jimny emite os pulsos. até ai resolveria o problema da marcação de velocidade, mas a ECU continuaria sem receber a informação sobre a velocidade do carro.

Algumas hipóteses:

1 - Existe algum outro local ou sensor/adaptador mecânico para instalar no cardan por exemplo, e fazer com que o cabo do velocimetro gire?
    2 - Como funciona a questão do velocímetro, aonde especificamente fica esse sensor que manda os pulsos pra central?
    3 - Trocar a engrenagem interna do velocimetro para uma digital ( acho que isso daria mais trabalho ).

Amigos, me ajudem a pensar, pois já estou quebrando a cabeça com esse desafio!
    Brandt,

Perguntinha besta: a luz do check fica acesa o tempo todo? Inclusive com o carro parado?

Se sua suposição estiver correta - a luz do check engine está acendendo por falta de infos de velocidade - a lâmpada deve apagar com o carro parado, ok? Se continuar acesa pode procurar outra causa.

E instalar o trip totem antes que tome uma multa...

[ ]'s

Citação Postado originalmente por Bruno Machado Ver Post
    Brandt,

Perguntinha besta: a luz do check fica acesa o tempo todo? Inclusive com o carro parado?

Se sua suposição estiver correta - a luz do check engine está acendendo por falta de infos de velocidade - a lâmpada deve apagar com o carro parado, ok? Se continuar acesa pode procurar outra causa.

E instalar o trip totem antes que tome uma multa...

[ ]'s
    Se eu desligo a bateria, a luz do check apaga. E fica apagada até eu começar a andar com o carro, mas depois não apaga mais, uma vez que ela já detectou o erro e e o mesmo não foi corrigido. Pelo código de falha, é justamente o código 24 ( Falha no circuito sensor de velocidade ). Não sei ao certo quais as consequências de uma falha nessas informações, possivelmente minha ECU está operando em modo limp home, e utilizando valores padrão para todos os sensores, por esse problema e estou perdendo em desempenho e consumo. Não sei mesmo se uma falha neste sensor vai levar a central ao modo de segurança, mas é o que está me parecendo.
    Brandt - PU7.MBB

Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Se o sensor da caixa emite pulsos e a ECU tem entrada para receber essa informação não dá pra puxar um fio do sensor da caixa e ligar na ECU?
    Sim, conversando com o Fabiano, acabamos chegando a conclusão que "teoricamente" isso é possivel, isso se os pulsos gerados pelo dispositivo no painél forem legiveis pela central. Agora o próximo passo é descobrir como são gerados esses pulsos pelo painél e pra onde eles vão. No momento estou tentando localizar uma cópia do Manual Haynes do Samurai, pra ver se consigo estas informações e começar a minha gambiarra.
    Brandt - PU7.MBB

Usuário Avatar de Jqest
    Entrada
    10/06/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Brandt,

os dois problemas a serem resolvidos são a tensão do sinal e a quantidade de pulsos q o sensor gera a cada volta do pneu, e o melhor jeito de descobrir isso seria ligar ele num osciloscopio.
    A questão do numero de pulsos daria para resolver aferindo um Totem em um Samurai e testando na caixa do Jimny para ver se tem mudança na velocidade.
    E sobre a tensão,pelo FSM do Jimny parece q é 4V, pode-se acreditar que se o Totem funciona em qualquer Suzuki PODE ser que nao mude entre os modelos.
    Acho que a geração de pulsos em Suzukis é atraves de um reed dentro do velocimetro, em todos sites que falam sobre mudança de motor entre Vitara injetado e Samurai Carburado eles citam que tem q instalar esse reed no velocimetro
    http://www.zukikrawlers.com/showpost...&postcount=122
    http://www.zukikrawlers.com/showpost...1&postcount=24
    Sera q nao tem como instalar um pinhao do Samurai no lugar do sensor? Acho dificil q eles mudem essas coisas entre projetos como é o caso de todos os interruptores das caixas, desde o Samurai até o Tracker. Eu tenho em casa o pinhao do Vitara, se tu quiser posso tirar algumas medidas.
    Procurei no Chilton e Haynes e nao tinha nada sobre isso.

SDS

Renan Allgayer
    Imagens Anexas -fsm1.jpg 

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    metendo o bedelho...

a engrenagem que toca o velocimetro na Tcase do Jimny é uma especie de "roda fonica" e o sensor que vai na tcase provavelmente é um reed, pois nao há contato fisico entre o sensor e a engrenagem.

na tcase do samurai helicoidal ( que usa uma tcase quase igual a do jimny) o sistema é completamente diferente, sendo por engrenagem tipo rosca-sem-fim acoplano ao eixo de saida

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Citação Postado originalmente por Jqest Ver Post
    Brandt,

os dois problemas a serem resolvidos são a tensão do sinal e a quantidade de pulsos q o sensor gera a cada volta do pneu, e o melhor jeito de descobrir isso seria ligar ele num osciloscopio.
    A questão do numero de pulsos daria para resolver aferindo um Totem em um Samurai e testando na caixa do Jimny para ver se tem mudança na velocidade.
    E sobre a tensão,pelo FSM do Jimny parece q é 4V, pode-se acreditar que se o Totem funciona em qualquer Suzuki PODE ser que nao mude entre os modelos.
    Acho que a geração de pulsos em Suzukis é atraves de um reed dentro do velocimetro, em todos sites que falam sobre mudança de motor entre Vitara injetado e Samurai Carburado eles citam que tem q instalar esse reed no velocimetro
    http://www.zukikrawlers.com/showpost...&postcount=122
    http://www.zukikrawlers.com/showpost...1&postcount=24
    Sera q nao tem como instalar um pinhao do Samurai no lugar do sensor? Acho dificil q eles mudem essas coisas entre projetos como é o caso de todos os interruptores das caixas, desde o Samurai até o Tracker. Eu tenho em casa o pinhao do Vitara, se tu quiser posso tirar algumas medidas.
    Procurei no Chilton e Haynes e nao tinha nada sobre isso.

SDS

Renan Allgayer
    Prezado Renan, obrigado pelas dicas. O que eu descobri é que o sensor instalado na caixa recebe três fios, sendo um POSITIVO, um MASSA e um fio que gera os pulsos, portanto, a tensão de entrada é 12V, mas a tensão de saida, ainda não medi. A questão da quantidade de pulsos, mesmo que seja diferente, é possivel equalizar estes pulsos através de um conversor de pulsos, vendido a R$29,00 no mercado livre.Quanto ao reed, não vai servir pois o que está sendo feito alí no site dos gringos é o contrário, já existe o cabo que gira normalmente, mas não existe a geração de pulsos, por isso, instala-se o reed no velocímetro para gerar os pulsos, mas como eu não tenho giro no velocímetro ( e já tenho esse reed instalado ) isso não adianta.

Eu tentei abrir o anexo que você mandou e seria de grande valia nessa empreitada, só que está muito pequeno, não consigo sequer ler. Será que teria como você me mandar por email ??? ( matbrandt arroba gmail ponto com ).

Eu nunca abri a caixa do Jimny, o Fabil que abriu pra mim pra colocar a Xcrawler, mas como ele disse no post abaixo, a geração é feita através de roda fônica. Eu tambem tinha pensado em colocar um pinhão, mas tirei o sensor da caixa pra ver a possibilidade e acredito que seja muito difícil pois ele não faz contato físico com nenhuma engrenagem.

O que estou pensando em fazer de verdade é fazer a ligação do sensor, primeiramente no Totem, e aferir pra ver se os pulsos estão OK. Logo após, partir para a ligação na ECU.

Obrigado.

ABS
    Brandt - PU7.MBB

Usuário Avatar de Jqest
    Entrada
    10/06/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Brandt,
    desculpe pela imagem, não cuidei o tamanho maximo permitido no forum pro formato png. Mas coloquei ela neste link abaixo. O FSM do Jimny tem no www.suzukiinfo.com.

http://picasaweb.google.com.br/lh/ph...eat=directlink

Eu olhei no catalogo de peças da Suzuki e parece que a caixa de transferencia do Jimny é um projeto diferente dos outros Suzukis pois nem os interruptores são os mesmos, incrivel o kit do X ter funcionado no Samurai com poucas adaptações. Na Sukuki-Net apareceu alguem vendendo um pinhão do Gran Vitara que tbm é eletronico mas usa o sistema de rosca sem fim.

SDS
    Renan Allgayer

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Renan..

eu já abri e comparei as duas tcases ( samurai corrente e jimny) a parte da REDUCAO sao identicas.. só mudam a carcaça, alavancas e garfo de acionamento de 4x4 e reducao.. mas a caixa de satelites e engrenagens da reducao sao iguais.. por isso o kit serve

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário
    Entrada
    02/09/2007
    Local
    Taquara/RS
    Agradecimentos: 0
    I aí galera!
    Sou novato com jipes
    Comprei um samurai /97 e o velocímetro não finciona, tirei o cabo na tcase e está quebrada a peça que engata dentro do cabo para fazer o mesmo girar,
    qual o conserto mais apropriado e barato?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem