x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1
    Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,403
    Agradecimento: 1

    duvida possivel adaptaçao de radiador vitara auto




    Amigos, tenho um vitara automatico que o radiador deu pau, mandei arrumar mas daqui uns dias vai incomodar de novo. Li que nos vitaras cambio manual e samurais da pra adaptar o radiador do chevette, mas o automatico o oleo da caixa passa por uma serpentina no radiador!!

    - Pergunto se alguem sabe dizer se eu colocar o radiador do chevette no vitara e um radiador de oleo de moto separado para o ATF do cambio automatico funciona?????

    Seria uma solução barata, pois encontra-se radiador de chevette novo por uns R$130,00 e achei radiador de moto usado por uns R$50,00 versos 720,00 + frete de um original.
    Willys Cj5
    Tracker 2008

  • #2
    Mairo,

    Tua pergunta é bastante pertinente. O caminho para a solução acho que é por ai mesmo, adaptar um radiador pequeno tipo radiador de oleo de moto, e as mangueiras, para refrigerar o fluido do cambio.
    Na teoria não teria problema nenhum, o segredo tá no correto dimensionamento deste radiador em separado para o ATF da caixa, de forma que ele tenha capacidade de troca de calor suficiente para manter o óleo da caixa na temperatura adequada.

    Pesquisa isso e quando encontrar a solução conta para nós pois tenho certeza que mais gente já passou este perrengue !
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #3
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Cara, to achando que o radiador de moto é pequeno demais!

    Qual o problema do teu radiador? Não tem como restaurar ele?

    Dei uma garibadinha no meu aqui em São Léo e paguei 300 paus! Bem caro, porém é mais barato que consertar o câmbio e o motor depois de um superaquecimento!

    Abraço!

  • #4
    Passei por algo parecido com a adaptacao do motor v6 com cambio auto no samurai, a dica e comprar la fora radiadores genericos para cambio automatico. Lembro que paguei US$30 por um radiador bem dimensionado (eles vendem por unidade de resfriamento)
    Um cambio automatico bem refrigerado dura uma vida inteira.

  • #5
    Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,403
    Agradecimento: 1
    o fato foi que a tampa do radiador estourou, (custa 15,00) dai queimou a junta do cabeçote e eu nao reparei, andei uns dias e a compressao do motor estourou o radiador, começou a vazar bem na emenda da parte metalica com a tampa plastica superior, quando tirei o radiador vi que a elice danificou bem o radiador, nao sei se foi na minha mao ou do antigo dono, mas nao estava vazando ali no momento, o cara que concerta radiador cobrou 80,00 para concertar o vazamento, quando o mecanico montou tudo, vazou de novo bem onde a elice danificou, levei novamente para concertar! acredito que em pouco tempo onde esta danificado vai vazar de novo e pode ter ficado uns vazos obstruidos, ficou bem feio.
    Eu priorizo adaptar um radiador de chevete pelo baixo custo dele novo, em torno de 120,00. Radiador de jeep de vez em quando incomoda, ai ao invez de pagar 80,00 ou mais por um concerto, poe logo um novo! Me falaram que tambem existe um radiador de oleo para motores VW aspirados, que vem na kombi, mas tambem instalados em brasilia, fusca, variant, é maior que os de motos e dizem que custa novo em torno de 80,00.
    Aparentemente eu acho que um radiador de moto pode dar conta de resfriar este oleo do cambio, pois originalmente é somente uma serpentina (um caninho em espiral) dentro do radiador que faz o serviço e ainda em contato com agua quente!!
    Quero tentar esta adaptaçao, mas se nao der certo, pode danificar meu cambio, pq nao terei como saber se o oleo esta refrigerando ou esta aquecendo!
    4X4 Brasil
    Willys Cj5
    Tracker 2008

  • #6
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mairo Ver Post
    o fato foi que a tampa do radiador estourou, (custa 15,00) dai queimou a junta do cabeçote e eu nao reparei, andei uns dias e a compressao do motor estourou o radiador, começou a vazar bem na emenda da parte metalica com a tampa plastica superior, quando tirei o radiador vi que a elice danificou bem o radiador, nao sei se foi na minha mao ou do antigo dono, mas nao estava vazando ali no momento, o cara que concerta radiador cobrou 80,00 para concertar o vazamento, quando o mecanico montou tudo, vazou de novo bem onde a elice danificou, levei novamente para concertar! acredito que em pouco tempo onde esta danificado vai vazar de novo e pode ter ficado uns vazos obstruidos, ficou bem feio.
    Eu priorizo adaptar um radiador de chevete pelo baixo custo dele novo, em torno de 120,00. Radiador de jeep de vez em quando incomoda, ai ao invez de pagar 80,00 ou mais por um concerto, poe logo um novo! Me falaram que tambem existe um radiador de oleo para motores VW aspirados, que vem na kombi, mas tambem instalados em brasilia, fusca, variant, é maior que os de motos e dizem que custa novo em torno de 80,00.
    Aparentemente eu acho que um radiador de moto pode dar conta de resfriar este oleo do cambio, pois originalmente é somente uma serpentina (um caninho em espiral) dentro do radiador que faz o serviço e ainda em contato com agua quente!!
    Quero tentar esta adaptaçao, mas se nao der certo, pode danificar meu cambio, pq nao terei como saber se o oleo esta refrigerando ou esta aquecendo!
    A hélice danificou o radiador? Que estranho, acho mais fácil a hélice do vitara quebrar do que detonar um radiador!

    Sobre a calha de plástico superior do radiador, o ideal é trocar por uma de metal. A original de plástico estraga fácil fácil.

    Sobre o resfriamento do óleo do câmbio, o único risco que pode ocorrer é de tu ter que aumentar a quantidade de óleo a ser colocado (conforme dimensionamento do novo sistema) e/ou o óleo esfriar demais e trabalhar em uma temperatura inadequada. Já viu como é a troca de marchas quando o carro tá BEM frio né? Uma bosta.

    Abraço!

  • #7
    Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,403
    Agradecimento: 1
    O fato é que o acoplamento viscoso travou, a helice gira sempre agora, quando entra na agua ela nao para, entao deve ter entortado as "pás" (plastico macio) e raspou o radiador
    pior que quando frio é ruim, se colocar um radiador no oleo, normal ter que colocar mais oleo, mas na vareta confere-se o nivel.

    Alguem sabe a temperatura que trabalha o oleo do cambio automatico???????

    Pesquisando a respeito alguem falou que colocou um relogio para controlar a temperatura!!!!

  • #8
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Não sei em qual temperatura o óleo trabalha, mas dá um googlada em DEXTRON III TEMPERATURA DE TRABALHO, vai aparecer algum site confiável especificando o range de temperatura de trabalho dele.

  • #9
    é "DEXRON" Nanito
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #10
    Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,403
    Agradecimento: 1
    Pessoal, revivendo o tópico, achei o possível radiador que seria usado para resfriar o ATF do cambio auto, num desmanche aqui, tem alguns modelos que variam de R$30,00 a 50,00, minha duvida é quanto ao local de instalação, será que é imprescindível que tenha um ventilador neste radiador, ja que este ATF vai se resfriar a uma temperatura em torno de 90º que é a agua do radiador! será que colocando no parachoque dianteiro ali no lugar do guincho não refrigera legal???
    andei pesquisando nos opalas auto e este rediador do ATF fica normalmente no paralamas dianteiro, logo a frente da roda!!!

  • #11
    Mairo, puro "chute calibrado" meu, mas não teria duvidas em montar ele em alguma posição na dianteira do jipe, p.ex. como vc citou próximo ao local do guincho.
    Lembrando que nas motos, onde o radiador de óleo resfria o oleo lubrificante do motor, tbem não existe ventilador nenhum, apenas o fluxo de ar.
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #12
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por mairo Ver Post
    Pessoal, revivendo o tópico, achei o possível radiador que seria usado para resfriar o ATF do cambio auto, num desmanche aqui, tem alguns modelos que variam de R$30,00 a 50,00, minha duvida é quanto ao local de instalação, será que é imprescindível que tenha um ventilador neste radiador, ja que este ATF vai se resfriar a uma temperatura em torno de 90º que é a agua do radiador! será que colocando no parachoque dianteiro ali no lugar do guincho não refrigera legal???
    andei pesquisando nos opalas auto e este rediador do ATF fica normalmente no paralamas dianteiro, logo a frente da roda!!!
    Olá
    Parece que o amigo está com um problema semelhante ao que tive com o meu GV. O conserto que foi feito teve a troca do acoplamento viscoso da hélice do ventilador e a reforma do radiador (troca de varetas e de aletas). Pode ser a solução que, por manter os ítens originais do carro (garantia de funcionamento adequado), tenha o melhor resultado final. Vale lembrar que qualquer adaptação implica em ajustes e até em arrependimentos (ter de "começar de novo", do zero).
    Talvez não seja a solução mais econômica. Mas deve ser a de melhor resultado.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade