Postado originalmente por
RicardoM
Boa noite Dudagordon,
Eu fiz a adaptação do AP 1.8 MI no meu vitara e te digo que no meu caso foi canseira, pois como já diz aquele velho ditado, o barato sai caro.
-Primeiramente faça pesquisa de um bom mecânico que entenda de adaptações, pois pessoas metidas a entender só vão te dar prejuízo;
-Depois vc deve decidir que tipo de motor vc quer: novo, usado, carburado ou injetado, 1.8 ou 2.0, tucho mecanico ou hidráulico (Eu iria logo de 2.0, pois o meu 1.8 já está quase virando um. Já troquei o cabecote pelo 2.0, estou usando comando do GTI e chipei a central);
-Em caso de motores novos, o Trilha doida pode te dar umas dicas;
-No caso de usados, procure motores mais novos e completos, carburados ou injetados(Com chicote, todos os sensores, distribuidor, bobina, coletor de admissao, Central de Injecao(de preferencia AVP, pela facilidade de ajustes),DH, AR, Alternador, Motor de partida e etc);
-Para motores com sistema de correia única, o compressor não cabe no local original, pois pega no suporte do diferencial. E os com correias simples, cabe de boa.
-Os motores usados carburados, custam em média entre R$ 1500,00 a R$ 2.500,00
-Os motores injetados, custam em média entre R$ 2.500 a R$ 3.500,00;
-Exija sempre a nota do motor juntamente com a baixa no detran, pois sem isso não e possivel sua regularizacao;
-Compre o kit da deeptec(capa seca, disco de embreagem com o centro trocado, garfo e colar) que custa uns R$ 600,00
-Será necessário a adaptaçao de uma ventoinha elétrica, no meu caso uso a da S-10, e o trilha doida ja usa se nao me engano a do palio;
-O radiador terá que ser analisado, pois ainda estou usando o original, mas pode ser usado o do opala antigo com ar, isso vai depender se o carro está esquentando ou nao;
-Peça para o mecânico fazer os calcos do motor bem reforcados, pois o primeiro que foi feito no meu quebrou em uma trilha e o motor ficou apoiado no diferencial;
-O carter devera ser dos motores AP transversais, pois os demais nao cabem;
-Focinho de aco do samurai.
-Procure vender seu motor para aliviar nos gastos. Vendendo as peças separadas, se ganha mais, porém é mais demorado.
Espero ter ajudado.
Abcs,
Ricardo